CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga Junnior Neto, Francisco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/13137
Resumo: A presente comunicação busca analisar de forma crítica o conceito de autonomia nascente na modernidade. O termo foi introduzido por Kant para designar a independência da vontade em relação a qualquer desejo ou objeto de desejo e sua capacidade de determinar-se em conformidade com uma lei própria. Kant contrapõe a autonomia à heteronomia, em que a vontade é determinada pelos objetos da faculdade de desejar. Na primeira parte será feita uma apresentação geral do concepção do conceito na teoria filosófica moderna. Após feita essa apresentação, se desenrolará uma análise que terá como plano de fundo a teoria do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche. Com isso, pretende-se, após uma reflexão genealógica, compreender até que ponto tal conceito esteve presente de fato na sociedade moderna e como era concebido por diferentes linhas filosóficas modernas, como, por exemplo, o empirismo e o racionalismo. A partir daí, pensar seus frutos na sociedade contemporânea, tendo como uma possível conclusão a afirmação de que a autonomia nunca passou de um conceito, belíssimo por sinal, como tantos outros, podendo ser visto como uma utopia, ou mesmo, uma ilusão humana.
id PUC_MG-2_4d57507b1088edc46a020b02c6ccd9d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13137
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIAAutonomia. Desconstrução. Genealogia. Modernidade. NietzscheA presente comunicação busca analisar de forma crítica o conceito de autonomia nascente na modernidade. O termo foi introduzido por Kant para designar a independência da vontade em relação a qualquer desejo ou objeto de desejo e sua capacidade de determinar-se em conformidade com uma lei própria. Kant contrapõe a autonomia à heteronomia, em que a vontade é determinada pelos objetos da faculdade de desejar. Na primeira parte será feita uma apresentação geral do concepção do conceito na teoria filosófica moderna. Após feita essa apresentação, se desenrolará uma análise que terá como plano de fundo a teoria do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche. Com isso, pretende-se, após uma reflexão genealógica, compreender até que ponto tal conceito esteve presente de fato na sociedade moderna e como era concebido por diferentes linhas filosóficas modernas, como, por exemplo, o empirismo e o racionalismo. A partir daí, pensar seus frutos na sociedade contemporânea, tendo como uma possível conclusão a afirmação de que a autonomia nunca passou de um conceito, belíssimo por sinal, como tantos outros, podendo ser visto como uma utopia, ou mesmo, uma ilusão humana.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/13137Sapere Aude; v. 7 n. 14 (2016): Dossiê: Filosofia da linguagem e semiótica; 854-860Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 7 No 14 (2016): Dossiê: Filosofia da linguagem e semiótica; 854-8602177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/13137/10825Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga Junnior Neto, Francisco2023-07-14T03:14:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13137Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:14:16Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
title CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
spellingShingle CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
Alvarenga Junnior Neto, Francisco
Autonomia. Desconstrução. Genealogia. Modernidade. Nietzsche
title_short CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
title_full CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
title_fullStr CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
title_full_unstemmed CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
title_sort CRÍTICA À MODERNIDADE: POR UMA DESCONSTRUÇÃO O CONCEITO DE AUTONOMIA
author Alvarenga Junnior Neto, Francisco
author_facet Alvarenga Junnior Neto, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga Junnior Neto, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia. Desconstrução. Genealogia. Modernidade. Nietzsche
topic Autonomia. Desconstrução. Genealogia. Modernidade. Nietzsche
description A presente comunicação busca analisar de forma crítica o conceito de autonomia nascente na modernidade. O termo foi introduzido por Kant para designar a independência da vontade em relação a qualquer desejo ou objeto de desejo e sua capacidade de determinar-se em conformidade com uma lei própria. Kant contrapõe a autonomia à heteronomia, em que a vontade é determinada pelos objetos da faculdade de desejar. Na primeira parte será feita uma apresentação geral do concepção do conceito na teoria filosófica moderna. Após feita essa apresentação, se desenrolará uma análise que terá como plano de fundo a teoria do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche. Com isso, pretende-se, após uma reflexão genealógica, compreender até que ponto tal conceito esteve presente de fato na sociedade moderna e como era concebido por diferentes linhas filosóficas modernas, como, por exemplo, o empirismo e o racionalismo. A partir daí, pensar seus frutos na sociedade contemporânea, tendo como uma possível conclusão a afirmação de que a autonomia nunca passou de um conceito, belíssimo por sinal, como tantos outros, podendo ser visto como uma utopia, ou mesmo, uma ilusão humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/13137
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/13137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/13137/10825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 7 n. 14 (2016): Dossiê: Filosofia da linguagem e semiótica; 854-860
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 7 No 14 (2016): Dossiê: Filosofia da linguagem e semiótica; 854-860
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042344114618368