EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E LAICISMO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE CONDORCET E HOLBACH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primo, Marcelo de Sant'Anna Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/17254
Resumo: Na“Primeira memória: natureza e objeto da instrução pública” das Cinco memórias sobre a instrução pública,  Condorcet considera a educação em sua totalidade, afirma que ela está para muito além de uma instrução positiva, pois abrange todas as opiniões sejam de cunho político, moral e religioso. A liberdade de proferir determinadas opiniões acerca desses assuntos seria uma quimera à medida que a sociedade fosse o parâmetro do que as gerações seguintes devessem acreditar. Aqueles que ingressam em um meio social trazem consigo as opiniões que lhes foram fornecidas pela educação e não são mais livres, transformando-se meros reprodutores de seus mestres. Em seu escrito A Moral Universal, o barão de Holbach alinhar-se-á às teses de Condorcet sobre qual lugar deve ter o ensino religioso na educação pública. Defendendo que sob a tutela de autoridades políticas tirânicas, a educação só poderá ensinar aos guardiões das leis que estas sejam entregues aos caprichos da tirania, aos favores e às violências do poder, denuncia o oportunismo dos ministros da religião em ensinar a moral e imprimir os seus preceitos aos mais jovens. No que concerne à Filosofia e ao seu ensino o diagnóstico do Barão não é nada consolador: em contextos educacionais anti-democráticos e de desnaturalização pedagógica do homem, deliberadamente a Filosofia é proscrita, excluída da educação pública, ficando isolada, enlanguescendo-se à medida que é desprezada.
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