A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Raniery
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19859
Resumo: O presente artigo pretende analisar o discurso de Alcibíades no diálogo platônico Banquete, evidenciando a forma apaixonada que o discípulo exalta a figura do mestre. Partindo de sua enigmática chegada no simpósio, presença cheia de significados, procura refletir sobre o seu plano discursivo em que acorda não elogiar a um deus, como fizera os demais convivas, mas a construção discursiva de um encômio a um homem em especial, sábio e justo, personificação mesma do erotismo pedagogicamente instruído: Sócrates. Depois da celebração desse acordo que quebra o linear caminho argumentativo do discurso, busca perceber os elementos elogiosos suplantados no referido logos, que versa a respeito das capacidades físicas, morais e intelectuais de Sócrates. Com efeito, é possível encontrar um quadro significativamente importante montado por um discípulo (Alcibíades), fazendo uso até mesmo de imagens como a dos Silenos e dos sátiros Mársias, figuras camufladoras que mostram a contradição entre realidade exterior e realidade interior, com o substancial objetivo de exaltar seu admirado mestre (Sócrates) dando-lhe características atópicas. PALAVRAS-CHAVE: Éros. Banquete. Filosofia. Elogio. Paixão. ABSTRACT The present article will be analyzed in the speech of Alcibades in the platonic dialogue The Banquet, evidencing a passionate form that the learner exalts the figure of the máster: Socrates. Starting from its enigmatic no symposium, presence full of meanings, seeks to reflect on its discursive plan in what follows is not to praise a god, as the other guests had done, but a discursive construction of an encumbrance to a man in particular, wise and fair, personification same of pedagogically learned eroticism: Socrates. After the celebration of this agreement that breaks the linear argumentative path of discourse, seeks to perceive the complimentary elements supplanted in said logos, which deals with the physical, moral and intellectual capacities of Socrates. In fact, it is possible to find a significantly important picture mounted by a disciple (Alcibiades), making use even of images like the one of Silenos and the satyrs Mársias, camouflage figures that show the contradiction between outer reality and inner reality, with the substantial aim of extolling his admired teacher (Socrates) by giving him atopic characteristics. KEY-WORDS: Éros. Banquet. Philosophy. Praise. Passione. 
id PUC_MG-2_527496c0733224322b8b70770f9755b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19859
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.Éros. Banquete. Filosofia. Elogio. Paixão.O presente artigo pretende analisar o discurso de Alcibíades no diálogo platônico Banquete, evidenciando a forma apaixonada que o discípulo exalta a figura do mestre. Partindo de sua enigmática chegada no simpósio, presença cheia de significados, procura refletir sobre o seu plano discursivo em que acorda não elogiar a um deus, como fizera os demais convivas, mas a construção discursiva de um encômio a um homem em especial, sábio e justo, personificação mesma do erotismo pedagogicamente instruído: Sócrates. Depois da celebração desse acordo que quebra o linear caminho argumentativo do discurso, busca perceber os elementos elogiosos suplantados no referido logos, que versa a respeito das capacidades físicas, morais e intelectuais de Sócrates. Com efeito, é possível encontrar um quadro significativamente importante montado por um discípulo (Alcibíades), fazendo uso até mesmo de imagens como a dos Silenos e dos sátiros Mársias, figuras camufladoras que mostram a contradição entre realidade exterior e realidade interior, com o substancial objetivo de exaltar seu admirado mestre (Sócrates) dando-lhe características atópicas. PALAVRAS-CHAVE: Éros. Banquete. Filosofia. Elogio. Paixão. ABSTRACT The present article will be analyzed in the speech of Alcibades in the platonic dialogue The Banquet, evidencing a passionate form that the learner exalts the figure of the máster: Socrates. Starting from its enigmatic no symposium, presence full of meanings, seeks to reflect on its discursive plan in what follows is not to praise a god, as the other guests had done, but a discursive construction of an encumbrance to a man in particular, wise and fair, personification same of pedagogically learned eroticism: Socrates. After the celebration of this agreement that breaks the linear argumentative path of discourse, seeks to perceive the complimentary elements supplanted in said logos, which deals with the physical, moral and intellectual capacities of Socrates. In fact, it is possible to find a significantly important picture mounted by a disciple (Alcibiades), making use even of images like the one of Silenos and the satyrs Mársias, camouflage figures that show the contradiction between outer reality and inner reality, with the substantial aim of extolling his admired teacher (Socrates) by giving him atopic characteristics. KEY-WORDS: Éros. Banquet. Philosophy. Praise. Passione. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2019-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1985910.5752/P.2177-6342.2019v10n19p104-121Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 104-121Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 104-1212177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19859/14963Copyright (c) 2019 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Raniery2019-09-16T03:22:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19859Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2019-09-16T03:22:35Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
title A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
spellingShingle A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
Silva, João Raniery
Éros. Banquete. Filosofia. Elogio. Paixão.
title_short A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
title_full A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
title_fullStr A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
title_full_unstemmed A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
title_sort A APAIXONADA EXALTAÇÃO DA FIGURA DE SÓCRATES POR MEIO DO LOGOS DE ALCIBÍADES NO BANQUETE DE PLATÃO.
author Silva, João Raniery
author_facet Silva, João Raniery
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Raniery
dc.subject.por.fl_str_mv Éros. Banquete. Filosofia. Elogio. Paixão.
topic Éros. Banquete. Filosofia. Elogio. Paixão.
description O presente artigo pretende analisar o discurso de Alcibíades no diálogo platônico Banquete, evidenciando a forma apaixonada que o discípulo exalta a figura do mestre. Partindo de sua enigmática chegada no simpósio, presença cheia de significados, procura refletir sobre o seu plano discursivo em que acorda não elogiar a um deus, como fizera os demais convivas, mas a construção discursiva de um encômio a um homem em especial, sábio e justo, personificação mesma do erotismo pedagogicamente instruído: Sócrates. Depois da celebração desse acordo que quebra o linear caminho argumentativo do discurso, busca perceber os elementos elogiosos suplantados no referido logos, que versa a respeito das capacidades físicas, morais e intelectuais de Sócrates. Com efeito, é possível encontrar um quadro significativamente importante montado por um discípulo (Alcibíades), fazendo uso até mesmo de imagens como a dos Silenos e dos sátiros Mársias, figuras camufladoras que mostram a contradição entre realidade exterior e realidade interior, com o substancial objetivo de exaltar seu admirado mestre (Sócrates) dando-lhe características atópicas. PALAVRAS-CHAVE: Éros. Banquete. Filosofia. Elogio. Paixão. ABSTRACT The present article will be analyzed in the speech of Alcibades in the platonic dialogue The Banquet, evidencing a passionate form that the learner exalts the figure of the máster: Socrates. Starting from its enigmatic no symposium, presence full of meanings, seeks to reflect on its discursive plan in what follows is not to praise a god, as the other guests had done, but a discursive construction of an encumbrance to a man in particular, wise and fair, personification same of pedagogically learned eroticism: Socrates. After the celebration of this agreement that breaks the linear argumentative path of discourse, seeks to perceive the complimentary elements supplanted in said logos, which deals with the physical, moral and intellectual capacities of Socrates. In fact, it is possible to find a significantly important picture mounted by a disciple (Alcibiades), making use even of images like the one of Silenos and the satyrs Mársias, camouflage figures that show the contradiction between outer reality and inner reality, with the substantial aim of extolling his admired teacher (Socrates) by giving him atopic characteristics. KEY-WORDS: Éros. Banquet. Philosophy. Praise. Passione. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19859
10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p104-121
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19859
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p104-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19859/14963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sapere Aude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sapere Aude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 104-121
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 104-121
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042345391783936