Género y Enseñanza de la Filosofía
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266 |
Resumo: | O que me proponho neste trabalho é examinar se a introdução da ótica de gênero propicia um aperfeiçoamento das formas de se ensinar a filosofía e quais são os possíveis modos de introduzir a temática do gênero no ensino da filosofia. Dividirei minha exposição em três partes: na primeira, farei uma breve apresentação do que se costuma chamar “estudos da mulher”. Na segunda parte, abordarei a vinculação entre filosofia e estudos de gênero. Na terceira e última parte, analisarei os possíveis modos de inserção da temática de gênero nas instituições de ensino superior de filosofia, suas vantagens e desvantagens. Palavras-chave: Ensino da filosofía; estudos da mulher; estudos de gênero. |
id |
PUC_MG-2_6a35bfc6541666be6bfd6f4b0bd27118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2266 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Género y Enseñanza de la Filosofía O que me proponho neste trabalho é examinar se a introdução da ótica de gênero propicia um aperfeiçoamento das formas de se ensinar a filosofía e quais são os possíveis modos de introduzir a temática do gênero no ensino da filosofia. Dividirei minha exposição em três partes: na primeira, farei uma breve apresentação do que se costuma chamar “estudos da mulher”. Na segunda parte, abordarei a vinculação entre filosofia e estudos de gênero. Na terceira e última parte, analisarei os possíveis modos de inserção da temática de gênero nas instituições de ensino superior de filosofia, suas vantagens e desvantagens. Palavras-chave: Ensino da filosofía; estudos da mulher; estudos de gênero. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2011-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266Sapere Aude; v. 2 n. 3 (2011); 63-73Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 2 No 3 (2011); 63-732177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266/2858Santa Cruz, María Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2266Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:37:11Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Género y Enseñanza de la Filosofía |
title |
Género y Enseñanza de la Filosofía |
spellingShingle |
Género y Enseñanza de la Filosofía Santa Cruz, María Isabel |
title_short |
Género y Enseñanza de la Filosofía |
title_full |
Género y Enseñanza de la Filosofía |
title_fullStr |
Género y Enseñanza de la Filosofía |
title_full_unstemmed |
Género y Enseñanza de la Filosofía |
title_sort |
Género y Enseñanza de la Filosofía |
author |
Santa Cruz, María Isabel |
author_facet |
Santa Cruz, María Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santa Cruz, María Isabel |
description |
O que me proponho neste trabalho é examinar se a introdução da ótica de gênero propicia um aperfeiçoamento das formas de se ensinar a filosofía e quais são os possíveis modos de introduzir a temática do gênero no ensino da filosofia. Dividirei minha exposição em três partes: na primeira, farei uma breve apresentação do que se costuma chamar “estudos da mulher”. Na segunda parte, abordarei a vinculação entre filosofia e estudos de gênero. Na terceira e última parte, analisarei os possíveis modos de inserção da temática de gênero nas instituições de ensino superior de filosofia, suas vantagens e desvantagens. Palavras-chave: Ensino da filosofía; estudos da mulher; estudos de gênero. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266/2858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 2 n. 3 (2011); 63-73 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 2 No 3 (2011); 63-73 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042342902464512 |