Género y Enseñanza de la Filosofía

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santa Cruz, María Isabel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266
Resumo: O que me proponho neste trabalho é examinar se a introdução da ótica de gênero propicia um aperfeiçoamento das formas de se ensinar a filosofía e quais são os possíveis modos de introduzir a temática do gênero no ensino da filosofia. Dividirei minha exposição em três partes: na primeira, farei uma breve apresentação do que se costuma chamar “estudos da mulher”. Na segunda parte, abordarei a vinculação entre filosofia e estudos de gênero. Na terceira e última parte, analisarei os possíveis modos de inserção da temática de gênero nas instituições de ensino superior de filosofia,  suas vantagens e desvantagens.   Palavras-chave: Ensino da filosofía; estudos da mulher; estudos de gênero.  
id PUC_MG-2_6a35bfc6541666be6bfd6f4b0bd27118
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2266
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Género y Enseñanza de la Filosofía O que me proponho neste trabalho é examinar se a introdução da ótica de gênero propicia um aperfeiçoamento das formas de se ensinar a filosofía e quais são os possíveis modos de introduzir a temática do gênero no ensino da filosofia. Dividirei minha exposição em três partes: na primeira, farei uma breve apresentação do que se costuma chamar “estudos da mulher”. Na segunda parte, abordarei a vinculação entre filosofia e estudos de gênero. Na terceira e última parte, analisarei os possíveis modos de inserção da temática de gênero nas instituições de ensino superior de filosofia,  suas vantagens e desvantagens.   Palavras-chave: Ensino da filosofía; estudos da mulher; estudos de gênero.  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2011-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266Sapere Aude; v. 2 n. 3 (2011); 63-73Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 2 No 3 (2011); 63-732177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266/2858Santa Cruz, María Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2266Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:37:11Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Género y Enseñanza de la Filosofía
title Género y Enseñanza de la Filosofía
spellingShingle Género y Enseñanza de la Filosofía
Santa Cruz, María Isabel
title_short Género y Enseñanza de la Filosofía
title_full Género y Enseñanza de la Filosofía
title_fullStr Género y Enseñanza de la Filosofía
title_full_unstemmed Género y Enseñanza de la Filosofía
title_sort Género y Enseñanza de la Filosofía
author Santa Cruz, María Isabel
author_facet Santa Cruz, María Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santa Cruz, María Isabel
description O que me proponho neste trabalho é examinar se a introdução da ótica de gênero propicia um aperfeiçoamento das formas de se ensinar a filosofía e quais são os possíveis modos de introduzir a temática do gênero no ensino da filosofia. Dividirei minha exposição em três partes: na primeira, farei uma breve apresentação do que se costuma chamar “estudos da mulher”. Na segunda parte, abordarei a vinculação entre filosofia e estudos de gênero. Na terceira e última parte, analisarei os possíveis modos de inserção da temática de gênero nas instituições de ensino superior de filosofia,  suas vantagens e desvantagens.   Palavras-chave: Ensino da filosofía; estudos da mulher; estudos de gênero.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2266/2858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 2 n. 3 (2011); 63-73
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 2 No 3 (2011); 63-73
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042342902464512