A HISTÓRIA DA ÁFRICA COMO RECURSO ANALÍTICO PARA UM CURRÍCULO ORIENTADO PELO MULTICULTURALISMO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
DOI: | 10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p38 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p38 |
Resumo: | RESUMO:O artigo procura demonstrar que a aplicação da recente lei que obriga o ensino de história da África no ensino fundamental (Lei 10. 639/03) deve vir acompanhada das discussões filosóficas sobre a passagem da modernidade para a pós-modernidade, a partir da filosofia da diferença, e da mudança de perspectiva do universalismo para o particularismo, como modo de romper com o discurso etnocêntrico e eurocêntrico. Envereda nas principais discussões sobre o racialismo brasileiro, apontando para a complexidade que envolve a construção das identidades culturais negras, marcadamente contingenciais, e a valorização da diferença delas correlata, o que justifica as políticas de reconhecimento como forma de dar visibilidade aos grupos raciais historicamente minorizados na sociedade brasileira. |
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A HISTÓRIA DA ÁFRICA COMO RECURSO ANALÍTICO PARA UM CURRÍCULO ORIENTADO PELO MULTICULTURALISMOHistória da ÁfricaEducação multiculturalEnsino de HistóriaPolítica do reconhecimentoIdentidade étnico-racial.RESUMO:O artigo procura demonstrar que a aplicação da recente lei que obriga o ensino de história da África no ensino fundamental (Lei 10. 639/03) deve vir acompanhada das discussões filosóficas sobre a passagem da modernidade para a pós-modernidade, a partir da filosofia da diferença, e da mudança de perspectiva do universalismo para o particularismo, como modo de romper com o discurso etnocêntrico e eurocêntrico. Envereda nas principais discussões sobre o racialismo brasileiro, apontando para a complexidade que envolve a construção das identidades culturais negras, marcadamente contingenciais, e a valorização da diferença delas correlata, o que justifica as políticas de reconhecimento como forma de dar visibilidade aos grupos raciais historicamente minorizados na sociedade brasileira.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p3810.5752/P.2177-6342.2017v8n15p38Sapere Aude; v. 8 n. 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 38-61Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 38-612177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p38/12028Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Márcio Eurélio Rios deSantos, Kleber José dos2017-12-20T16:34:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15142Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2017-12-20T16:34:16Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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