PARTIDARISMO OU FANATISMO? A CRÍTICA DE DAVID HUME AO CONTRATO SOCIAL E À FACCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA INGLESA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31879 |
Resumo: | David Hume notabilizou-se, em seu tempo, por ser crítico da ideia de um contrato original como fonte da legitimidade dos governos por se tratar de um princípio especulativo que gera faccionalização. Esta é uma crítica que aparece de forma explícita nos ensaios políticos do autor, mas, os princípios que a fundamentam já estão presentes na filosofia de Hume desde o Tratado da Natureza Humana. Em verdade, o tema, em maior ou menor grau, perpassa a obra do autor desde o princípio até a História da Inglaterra. Aqui, investigamos a dimensão da crítica humeana e como ela opera em oposição às construções filosóficas e ações políticas por trás do contrato em duas frentes: uma metodológica e outra prática. A primeira, é reforçada pelo paralelo entre o ensaio Do Contrato Original, e a introdução do Tratado, sugerindo que os problemas que lançaram a filosofia ao opróbio se repetem na esfera política da Inglaterra do século XVIII. Já a segunda, diz respeito à forma como certas filosofias, como a de Locke, são lidas pelos partidos. Para ilustrar o argumento do autor, nos valemos da analogia que Hume faz entre ação política motivada por princípios especulativos e o fanatismo religioso. |
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PARTIDARISMO OU FANATISMO? A CRÍTICA DE DAVID HUME AO CONTRATO SOCIAL E À FACCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA INGLESADavid Humecontrato originalfaccionalizaçãoDavid Hume notabilizou-se, em seu tempo, por ser crítico da ideia de um contrato original como fonte da legitimidade dos governos por se tratar de um princípio especulativo que gera faccionalização. Esta é uma crítica que aparece de forma explícita nos ensaios políticos do autor, mas, os princípios que a fundamentam já estão presentes na filosofia de Hume desde o Tratado da Natureza Humana. Em verdade, o tema, em maior ou menor grau, perpassa a obra do autor desde o princípio até a História da Inglaterra. Aqui, investigamos a dimensão da crítica humeana e como ela opera em oposição às construções filosóficas e ações políticas por trás do contrato em duas frentes: uma metodológica e outra prática. A primeira, é reforçada pelo paralelo entre o ensaio Do Contrato Original, e a introdução do Tratado, sugerindo que os problemas que lançaram a filosofia ao opróbio se repetem na esfera política da Inglaterra do século XVIII. Já a segunda, diz respeito à forma como certas filosofias, como a de Locke, são lidas pelos partidos. Para ilustrar o argumento do autor, nos valemos da analogia que Hume faz entre ação política motivada por princípios especulativos e o fanatismo religioso.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2023-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3187910.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p97-113Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 97-113Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 97-1132177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31879/21542Copyright (c) 2023 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Flávio Augusto de Oliveira 2023-12-06T18:02:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31879Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-12-06T18:02:57Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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