Pedagogia do dilaceramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Restrepo, Carlos Enrique
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628
Resumo: O artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process.
id PUC_MG-2_8142ab7a6a295ba5a2ffb72a31bb9816
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4628
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia do dilaceramentoO artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628Sapere Aude; v. 3 n. 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-420Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 3 No 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-4202177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628/5016Restrepo, Carlos Enriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:48:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4628Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:48:14Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do dilaceramento
title Pedagogia do dilaceramento
spellingShingle Pedagogia do dilaceramento
Restrepo, Carlos Enrique
title_short Pedagogia do dilaceramento
title_full Pedagogia do dilaceramento
title_fullStr Pedagogia do dilaceramento
title_full_unstemmed Pedagogia do dilaceramento
title_sort Pedagogia do dilaceramento
author Restrepo, Carlos Enrique
author_facet Restrepo, Carlos Enrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Restrepo, Carlos Enrique
description O artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628/5016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 3 n. 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-420
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 3 No 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-420
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042342955941888