Pedagogia do dilaceramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628 |
Resumo: | O artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process. |
id |
PUC_MG-2_8142ab7a6a295ba5a2ffb72a31bb9816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4628 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia do dilaceramentoO artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628Sapere Aude; v. 3 n. 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-420Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 3 No 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-4202177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628/5016Restrepo, Carlos Enriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:48:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4628Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:48:14Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do dilaceramento |
title |
Pedagogia do dilaceramento |
spellingShingle |
Pedagogia do dilaceramento Restrepo, Carlos Enrique |
title_short |
Pedagogia do dilaceramento |
title_full |
Pedagogia do dilaceramento |
title_fullStr |
Pedagogia do dilaceramento |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do dilaceramento |
title_sort |
Pedagogia do dilaceramento |
author |
Restrepo, Carlos Enrique |
author_facet |
Restrepo, Carlos Enrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Restrepo, Carlos Enrique |
description |
O artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628/5016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 3 n. 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-420 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 3 No 6 (2012): DOSSIÊ SIMONE DE BEAUVOIR; 407-420 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042342955941888 |