DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19506 |
Resumo: | A ideia de um espaço tridimensional começou a se formar no século XV. Antes disso, em um mundo dominado pelo aristotelismo, o espaço era vinculado à superfície e não ao volume. Foi através das artes que essa realidade começou a mudar. A perspectiva racional, definida aqui como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas representadas sobre uma superfície plana de um papel ou tela, nascida a partir de uma retomada da geometria euclidiana, entrou em cena para ficar no século XVI. Entre os muitos nomes que poderiam ser citados, destacaram-se o matemático e filósofo John Dee, o arquiteto e designer Filippo Brunelleschi, e o pintor e matemático Pierro della Francesca. Através da combinação das ideias e realizações desses três atores é possível entender uma época de transição entre o antigo e o moderno, em termos de ciência e arte.PALAVRAS-CHAVE: Espaço tridimencional. Geometria. Perspectiva racional. Filosofia e arte. ABSTRACTThe idea of a three-dimensional space began to form in the fifteenth century. Before that, in a world dominated by Aristotelianism, space was bound to the surface and not to the volume. It was through the arts that this reality began to change. The rational perspective, defined here as a graphic resource that uses the visual effect of converging lines to create the illusion of three-dimensionality of space and forms represented on a flat surface of a paper or canvas, born from a resumption of Euclidean geometry, came into the scene to stay in the sixteenth century. Among the many names that could be cited were the mathematician and philosopher John Dee, the architect and designer Filippo Brunelleschi, and the painter and mathematician Pierro della Francesca. By combining the ideas and achievements of these three actors it is possible to understand a time of transition between the old and the modern, in terms of science and art.KEYWORDS: Three-dimensional space. Geometry. Rational Perspective. Philosophy and Art. |
id |
PUC_MG-2_82ca1b2211ad5de3dfd16ffc40a2498f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19506 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTEEspaço Tridimencional. Geometria. Perspectiva Racional. Filosofia e Arte.A ideia de um espaço tridimensional começou a se formar no século XV. Antes disso, em um mundo dominado pelo aristotelismo, o espaço era vinculado à superfície e não ao volume. Foi através das artes que essa realidade começou a mudar. A perspectiva racional, definida aqui como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas representadas sobre uma superfície plana de um papel ou tela, nascida a partir de uma retomada da geometria euclidiana, entrou em cena para ficar no século XVI. Entre os muitos nomes que poderiam ser citados, destacaram-se o matemático e filósofo John Dee, o arquiteto e designer Filippo Brunelleschi, e o pintor e matemático Pierro della Francesca. Através da combinação das ideias e realizações desses três atores é possível entender uma época de transição entre o antigo e o moderno, em termos de ciência e arte.PALAVRAS-CHAVE: Espaço tridimencional. Geometria. Perspectiva racional. Filosofia e arte. ABSTRACTThe idea of a three-dimensional space began to form in the fifteenth century. Before that, in a world dominated by Aristotelianism, space was bound to the surface and not to the volume. It was through the arts that this reality began to change. The rational perspective, defined here as a graphic resource that uses the visual effect of converging lines to create the illusion of three-dimensionality of space and forms represented on a flat surface of a paper or canvas, born from a resumption of Euclidean geometry, came into the scene to stay in the sixteenth century. Among the many names that could be cited were the mathematician and philosopher John Dee, the architect and designer Filippo Brunelleschi, and the painter and mathematician Pierro della Francesca. By combining the ideas and achievements of these three actors it is possible to understand a time of transition between the old and the modern, in terms of science and art.KEYWORDS: Three-dimensional space. Geometry. Rational Perspective. Philosophy and Art.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2019-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1950610.5752/P.2177-6342.2019v10n19p184-202Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 184-202Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 184-2022177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19506/14968Copyright (c) 2019 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSapunaru, Raquel Anna2019-09-16T03:22:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19506Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2019-09-16T03:22:22Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE |
title |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE |
spellingShingle |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE Sapunaru, Raquel Anna Espaço Tridimencional. Geometria. Perspectiva Racional. Filosofia e Arte. |
title_short |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE |
title_full |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE |
title_fullStr |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE |
title_full_unstemmed |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE |
title_sort |
DIMENSÕES FÍSICAS, GEOMETRIA, PERSPECTIVA, FILOSOFIA E ARTE |
author |
Sapunaru, Raquel Anna |
author_facet |
Sapunaru, Raquel Anna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sapunaru, Raquel Anna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço Tridimencional. Geometria. Perspectiva Racional. Filosofia e Arte. |
topic |
Espaço Tridimencional. Geometria. Perspectiva Racional. Filosofia e Arte. |
description |
A ideia de um espaço tridimensional começou a se formar no século XV. Antes disso, em um mundo dominado pelo aristotelismo, o espaço era vinculado à superfície e não ao volume. Foi através das artes que essa realidade começou a mudar. A perspectiva racional, definida aqui como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas representadas sobre uma superfície plana de um papel ou tela, nascida a partir de uma retomada da geometria euclidiana, entrou em cena para ficar no século XVI. Entre os muitos nomes que poderiam ser citados, destacaram-se o matemático e filósofo John Dee, o arquiteto e designer Filippo Brunelleschi, e o pintor e matemático Pierro della Francesca. Através da combinação das ideias e realizações desses três atores é possível entender uma época de transição entre o antigo e o moderno, em termos de ciência e arte.PALAVRAS-CHAVE: Espaço tridimencional. Geometria. Perspectiva racional. Filosofia e arte. ABSTRACTThe idea of a three-dimensional space began to form in the fifteenth century. Before that, in a world dominated by Aristotelianism, space was bound to the surface and not to the volume. It was through the arts that this reality began to change. The rational perspective, defined here as a graphic resource that uses the visual effect of converging lines to create the illusion of three-dimensionality of space and forms represented on a flat surface of a paper or canvas, born from a resumption of Euclidean geometry, came into the scene to stay in the sixteenth century. Among the many names that could be cited were the mathematician and philosopher John Dee, the architect and designer Filippo Brunelleschi, and the painter and mathematician Pierro della Francesca. By combining the ideas and achievements of these three actors it is possible to understand a time of transition between the old and the modern, in terms of science and art.KEYWORDS: Three-dimensional space. Geometry. Rational Perspective. Philosophy and Art. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19506 10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p184-202 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19506 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p184-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19506/14968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sapere Aude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sapere Aude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 184-202 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 184-202 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042345385492480 |