O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1095 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de superação das dificuldades encontradas no ensino de filosofia no nível médio, através da aproximação da filosofia com a arte. O texto apresenta algumas afinidades entre essas duas formas de conhecimento, no sentido de legitimar o diálogo proposto e sua pertinência no ensino de nível médio, sobretudo entre filosofia e cinema, enquanto forma de arte mais acessível às escolas. E conclui pela necessidade de que, para além das afinidades, filosofia e arte devem ser apresentadas e resguardadas em suas especificidades. Palavras-chave: ensino; filosofia; arte; cinema. ABSTRACT The purpose of this article is, recognizing the difficulties found in the teaching of philosophy in high schools, to present a possibility to surmount them, approaching philosophy and art. Intending to legitimate the dialogue proposed and its pertinence in high school education, the text presents some affinities between these two forms of knowlegde, especially between philosophy and cinema, as the most accessible form of art to the schools, concluding by the necessity, together with the presentation of the affinities, to regard philosophy and art in their specificities. Keywords: teaching of philosophy ; art.; cinema. |
id |
PUC_MG-2_876285dea74f9a03db1190e4a35e689b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte.FilosofiaeducaçãoRESUMO O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de superação das dificuldades encontradas no ensino de filosofia no nível médio, através da aproximação da filosofia com a arte. O texto apresenta algumas afinidades entre essas duas formas de conhecimento, no sentido de legitimar o diálogo proposto e sua pertinência no ensino de nível médio, sobretudo entre filosofia e cinema, enquanto forma de arte mais acessível às escolas. E conclui pela necessidade de que, para além das afinidades, filosofia e arte devem ser apresentadas e resguardadas em suas especificidades. Palavras-chave: ensino; filosofia; arte; cinema. ABSTRACT The purpose of this article is, recognizing the difficulties found in the teaching of philosophy in high schools, to present a possibility to surmount them, approaching philosophy and art. Intending to legitimate the dialogue proposed and its pertinence in high school education, the text presents some affinities between these two forms of knowlegde, especially between philosophy and cinema, as the most accessible form of art to the schools, concluding by the necessity, together with the presentation of the affinities, to regard philosophy and art in their specificities. Keywords: teaching of philosophy ; art.; cinema. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2010-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1095Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2010); 66 - 76Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2010); 66 - 762177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1095/1052Albinati, Ana Selva Castelo Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:31:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1095Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:31:21Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. |
title |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. |
spellingShingle |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. Albinati, Ana Selva Castelo Branco Filosofia educação |
title_short |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. |
title_full |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. |
title_fullStr |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. |
title_sort |
O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. |
author |
Albinati, Ana Selva Castelo Branco |
author_facet |
Albinati, Ana Selva Castelo Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albinati, Ana Selva Castelo Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia educação |
topic |
Filosofia educação |
description |
RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de superação das dificuldades encontradas no ensino de filosofia no nível médio, através da aproximação da filosofia com a arte. O texto apresenta algumas afinidades entre essas duas formas de conhecimento, no sentido de legitimar o diálogo proposto e sua pertinência no ensino de nível médio, sobretudo entre filosofia e cinema, enquanto forma de arte mais acessível às escolas. E conclui pela necessidade de que, para além das afinidades, filosofia e arte devem ser apresentadas e resguardadas em suas especificidades. Palavras-chave: ensino; filosofia; arte; cinema. ABSTRACT The purpose of this article is, recognizing the difficulties found in the teaching of philosophy in high schools, to present a possibility to surmount them, approaching philosophy and art. Intending to legitimate the dialogue proposed and its pertinence in high school education, the text presents some affinities between these two forms of knowlegde, especially between philosophy and cinema, as the most accessible form of art to the schools, concluding by the necessity, together with the presentation of the affinities, to regard philosophy and art in their specificities. Keywords: teaching of philosophy ; art.; cinema. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1095 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1095/1052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2010); 66 - 76 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2010); 66 - 76 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042342862618624 |