Ontologia, afeição e temporalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilbert, Paul
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2862
Resumo: O presente texto reflete sobre ontologia, afeição e temporalidade, tendo como referência o problema da violência. Parte da seguinte pergunta: a racionalidade traz secretamente consigo mesmo o fermento da violência? A resposta a tal pergunta coloca em evidência a afetividade como a raiz de toda atividade humana, inclusive a intelectual. Sustenta-se a tese de que o homem não é um animal racional, mas um animal essencialmente consciente de si e capaz de transformar em palavra, de modo crítico, essa consciência. Enfim, o texto considerará as modalidades de exercício da racionalidade de acordo com as características da afetividade humana no registro da temporalidade.
id PUC_MG-2_9d7440f55d4652d6ee77e979d8364dae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2862
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Ontologia, afeição e temporalidadeO presente texto reflete sobre ontologia, afeição e temporalidade, tendo como referência o problema da violência. Parte da seguinte pergunta: a racionalidade traz secretamente consigo mesmo o fermento da violência? A resposta a tal pergunta coloca em evidência a afetividade como a raiz de toda atividade humana, inclusive a intelectual. Sustenta-se a tese de que o homem não é um animal racional, mas um animal essencialmente consciente de si e capaz de transformar em palavra, de modo crítico, essa consciência. Enfim, o texto considerará as modalidades de exercício da racionalidade de acordo com as características da afetividade humana no registro da temporalidade.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2862Sapere Aude; v. 2 n. 4 (2011); 38-58Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 2 No 4 (2011); 38-582177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2862/3113Gilbert, Paulinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T11:41:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2862Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-01-10T11:41:29Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Ontologia, afeição e temporalidade
title Ontologia, afeição e temporalidade
spellingShingle Ontologia, afeição e temporalidade
Gilbert, Paul
title_short Ontologia, afeição e temporalidade
title_full Ontologia, afeição e temporalidade
title_fullStr Ontologia, afeição e temporalidade
title_full_unstemmed Ontologia, afeição e temporalidade
title_sort Ontologia, afeição e temporalidade
author Gilbert, Paul
author_facet Gilbert, Paul
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilbert, Paul
description O presente texto reflete sobre ontologia, afeição e temporalidade, tendo como referência o problema da violência. Parte da seguinte pergunta: a racionalidade traz secretamente consigo mesmo o fermento da violência? A resposta a tal pergunta coloca em evidência a afetividade como a raiz de toda atividade humana, inclusive a intelectual. Sustenta-se a tese de que o homem não é um animal racional, mas um animal essencialmente consciente de si e capaz de transformar em palavra, de modo crítico, essa consciência. Enfim, o texto considerará as modalidades de exercício da racionalidade de acordo com as características da afetividade humana no registro da temporalidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2862
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2862/3113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 2 n. 4 (2011); 38-58
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 2 No 4 (2011); 38-58
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1754650101925543936