A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozza, Gustavo Luiz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/11236
Resumo: RESUMOTendo como objetivo a avaliação das relações entre a estética e a fotografia, devido à singularidade desse meio entre as representações visuais, procura-se compreender o processo de apreciação estética da imagem através da fenomenologia. Podendo ser tomada tanto como obra de arte, quanto como um meio de comunicação, a fotografia se apresenta culturalmente em escala significativa, de maneira a que sua popularização a coloca constantemente em posição de avaliação e apreciação pelo espectador. Sua dependência a elementos existentes e, portanto, fotografáveis, também proporciona uma investigação com relação ao processo de captura como uma redução visual proposta pelo fotógrafo no instante em que atua. Assim, a construção do objeto estético pela obra fotográfica e a apreciação desse objeto pelo espectador demandam uma concepção e discussão melhor examinadas.  A partir da compreensão dos mecanismos da comunicação visual, das propostas da filosofia fenomenológica e da possibilidade de avaliação estética da arte, foi possível obter dados relevantes tanto para o entendimento da percepção imagética pelo espectador quanto para um posicionamento crítico frente à arte. Esse enfoque teve como resultado a aplicação de uma metodologia de avaliação estética que permite ao espectador compreender, perceber, analisar e avaliar a obra de arte fotográfica. A obra avaliada por essa metodologia pode, dessa forma, ser dividida em conceitos constitutivos que, pelo viés fenomenológico, a permitem ser investigada de maneira a, subjetivamente, descrever a percepção do espectador e a influência dos elementos da linguagem visual na construção do discurso.PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Arte. Estética. Fenomenologia. Percepção.
id PUC_MG-2_a5f33901669bee069b80821e2b970f26
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11236
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIARESUMOTendo como objetivo a avaliação das relações entre a estética e a fotografia, devido à singularidade desse meio entre as representações visuais, procura-se compreender o processo de apreciação estética da imagem através da fenomenologia. Podendo ser tomada tanto como obra de arte, quanto como um meio de comunicação, a fotografia se apresenta culturalmente em escala significativa, de maneira a que sua popularização a coloca constantemente em posição de avaliação e apreciação pelo espectador. Sua dependência a elementos existentes e, portanto, fotografáveis, também proporciona uma investigação com relação ao processo de captura como uma redução visual proposta pelo fotógrafo no instante em que atua. Assim, a construção do objeto estético pela obra fotográfica e a apreciação desse objeto pelo espectador demandam uma concepção e discussão melhor examinadas.  A partir da compreensão dos mecanismos da comunicação visual, das propostas da filosofia fenomenológica e da possibilidade de avaliação estética da arte, foi possível obter dados relevantes tanto para o entendimento da percepção imagética pelo espectador quanto para um posicionamento crítico frente à arte. Esse enfoque teve como resultado a aplicação de uma metodologia de avaliação estética que permite ao espectador compreender, perceber, analisar e avaliar a obra de arte fotográfica. A obra avaliada por essa metodologia pode, dessa forma, ser dividida em conceitos constitutivos que, pelo viés fenomenológico, a permitem ser investigada de maneira a, subjetivamente, descrever a percepção do espectador e a influência dos elementos da linguagem visual na construção do discurso.PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Arte. Estética. Fenomenologia. Percepção.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2016-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1123610.5752/P.2177-6342.2015v6n12p643Sapere Aude; v. 6 n. 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 643Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 6432177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/11236/9091Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPozza, Gustavo Luiz2023-07-14T03:11:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11236Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:11:11Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
title A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
spellingShingle A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
Pozza, Gustavo Luiz
title_short A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
title_full A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
title_fullStr A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
title_full_unstemmed A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
title_sort A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
author Pozza, Gustavo Luiz
author_facet Pozza, Gustavo Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozza, Gustavo Luiz
description RESUMOTendo como objetivo a avaliação das relações entre a estética e a fotografia, devido à singularidade desse meio entre as representações visuais, procura-se compreender o processo de apreciação estética da imagem através da fenomenologia. Podendo ser tomada tanto como obra de arte, quanto como um meio de comunicação, a fotografia se apresenta culturalmente em escala significativa, de maneira a que sua popularização a coloca constantemente em posição de avaliação e apreciação pelo espectador. Sua dependência a elementos existentes e, portanto, fotografáveis, também proporciona uma investigação com relação ao processo de captura como uma redução visual proposta pelo fotógrafo no instante em que atua. Assim, a construção do objeto estético pela obra fotográfica e a apreciação desse objeto pelo espectador demandam uma concepção e discussão melhor examinadas.  A partir da compreensão dos mecanismos da comunicação visual, das propostas da filosofia fenomenológica e da possibilidade de avaliação estética da arte, foi possível obter dados relevantes tanto para o entendimento da percepção imagética pelo espectador quanto para um posicionamento crítico frente à arte. Esse enfoque teve como resultado a aplicação de uma metodologia de avaliação estética que permite ao espectador compreender, perceber, analisar e avaliar a obra de arte fotográfica. A obra avaliada por essa metodologia pode, dessa forma, ser dividida em conceitos constitutivos que, pelo viés fenomenológico, a permitem ser investigada de maneira a, subjetivamente, descrever a percepção do espectador e a influência dos elementos da linguagem visual na construção do discurso.PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Arte. Estética. Fenomenologia. Percepção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/11236
10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p643
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/11236
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/11236/9091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 6 n. 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 643
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 643
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042343767539712