A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/11236 |
Resumo: | RESUMOTendo como objetivo a avaliação das relações entre a estética e a fotografia, devido à singularidade desse meio entre as representações visuais, procura-se compreender o processo de apreciação estética da imagem através da fenomenologia. Podendo ser tomada tanto como obra de arte, quanto como um meio de comunicação, a fotografia se apresenta culturalmente em escala significativa, de maneira a que sua popularização a coloca constantemente em posição de avaliação e apreciação pelo espectador. Sua dependência a elementos existentes e, portanto, fotografáveis, também proporciona uma investigação com relação ao processo de captura como uma redução visual proposta pelo fotógrafo no instante em que atua. Assim, a construção do objeto estético pela obra fotográfica e a apreciação desse objeto pelo espectador demandam uma concepção e discussão melhor examinadas. A partir da compreensão dos mecanismos da comunicação visual, das propostas da filosofia fenomenológica e da possibilidade de avaliação estética da arte, foi possível obter dados relevantes tanto para o entendimento da percepção imagética pelo espectador quanto para um posicionamento crítico frente à arte. Esse enfoque teve como resultado a aplicação de uma metodologia de avaliação estética que permite ao espectador compreender, perceber, analisar e avaliar a obra de arte fotográfica. A obra avaliada por essa metodologia pode, dessa forma, ser dividida em conceitos constitutivos que, pelo viés fenomenológico, a permitem ser investigada de maneira a, subjetivamente, descrever a percepção do espectador e a influência dos elementos da linguagem visual na construção do discurso.PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Arte. Estética. Fenomenologia. Percepção. |
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A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIARESUMOTendo como objetivo a avaliação das relações entre a estética e a fotografia, devido à singularidade desse meio entre as representações visuais, procura-se compreender o processo de apreciação estética da imagem através da fenomenologia. Podendo ser tomada tanto como obra de arte, quanto como um meio de comunicação, a fotografia se apresenta culturalmente em escala significativa, de maneira a que sua popularização a coloca constantemente em posição de avaliação e apreciação pelo espectador. Sua dependência a elementos existentes e, portanto, fotografáveis, também proporciona uma investigação com relação ao processo de captura como uma redução visual proposta pelo fotógrafo no instante em que atua. Assim, a construção do objeto estético pela obra fotográfica e a apreciação desse objeto pelo espectador demandam uma concepção e discussão melhor examinadas. A partir da compreensão dos mecanismos da comunicação visual, das propostas da filosofia fenomenológica e da possibilidade de avaliação estética da arte, foi possível obter dados relevantes tanto para o entendimento da percepção imagética pelo espectador quanto para um posicionamento crítico frente à arte. Esse enfoque teve como resultado a aplicação de uma metodologia de avaliação estética que permite ao espectador compreender, perceber, analisar e avaliar a obra de arte fotográfica. A obra avaliada por essa metodologia pode, dessa forma, ser dividida em conceitos constitutivos que, pelo viés fenomenológico, a permitem ser investigada de maneira a, subjetivamente, descrever a percepção do espectador e a influência dos elementos da linguagem visual na construção do discurso.PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Arte. Estética. Fenomenologia. Percepção.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2016-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1123610.5752/P.2177-6342.2015v6n12p643Sapere Aude; v. 6 n. 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 643Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 6432177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/11236/9091Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPozza, Gustavo Luiz2023-07-14T03:11:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11236Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:11:11Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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