EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163 |
Resumo: | Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”. |
id |
PUC_MG-2_b66ed0e470b6c90ebc4e313ec045e060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11604 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSSEducação LiberalDemocraciaModernidadeLeo StraussCultura de Massas.Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p16310.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163Sapere Aude; v. 8 n. 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-172Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-1722177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163/12032Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Elvis de Oliveira2017-12-20T16:54:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11604Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2017-12-20T16:54:52Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS |
title |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS Mendes, Elvis de Oliveira Educação Liberal Democracia Modernidade Leo Strauss Cultura de Massas. |
title_short |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS |
title_full |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS |
title_sort |
EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS |
author |
Mendes, Elvis de Oliveira |
author_facet |
Mendes, Elvis de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Elvis de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Liberal Democracia Modernidade Leo Strauss Cultura de Massas. |
topic |
Educação Liberal Democracia Modernidade Leo Strauss Cultura de Massas. |
description |
Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163 10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163/12032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 8 n. 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-172 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-172 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042344588574720 |