EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Elvis de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163
Resumo: Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”.
id PUC_MG-2_b66ed0e470b6c90ebc4e313ec045e060
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11604
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSSEducação LiberalDemocraciaModernidadeLeo StraussCultura de Massas.Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p16310.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163Sapere Aude; v. 8 n. 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-172Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-1722177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163/12032Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Elvis de Oliveira2017-12-20T16:54:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11604Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2017-12-20T16:54:52Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
title EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
spellingShingle EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
Mendes, Elvis de Oliveira
Educação Liberal
Democracia
Modernidade
Leo Strauss
Cultura de Massas.
title_short EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
title_full EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
title_fullStr EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
title_sort EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
author Mendes, Elvis de Oliveira
author_facet Mendes, Elvis de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Elvis de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Liberal
Democracia
Modernidade
Leo Strauss
Cultura de Massas.
topic Educação Liberal
Democracia
Modernidade
Leo Strauss
Cultura de Massas.
description Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163
10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p163/12032
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 8 n. 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-172
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 15 (2017): DOSSIÊ: FILOSOFIA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; 163-172
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042344588574720