SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilate, Danilo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31873
Resumo: O artigo visa elucidar as origens da noção de humanismo, entendido no sentido da nomeação de um movimento cultural cujo início é cronologicamente localizável no Renascimento. Para entender como essa noção começa a ser construída, discute-se o estado da arte, ocasião em que se mostra como a palavra “humanismo” foi cunhada apenas no século XIX, tendo sido derivada do uso já decantado de “humanidades” e “humanistas”. Atentando-se a esses termos, operou-se um recorte histórico-geográfico, de maneira a focar a França dos setecentos, sem abandonar sua devida contextualização pela consideração também do século antecedente. A partir desse enfoque, foi realizado levantamento de ocorrência dos termos “humanidades”, “humanistas” e conexos, dos quais os mais relevantes foram analisados, notadamente alguns verbetes da Enciclopédia. Com isso, revela-se um posicionamento filosófico altivo que, ao se posicionar contra a “escolástica”, pretende recusar o vício epistêmico da hiper-abstração, cujo exagero consiste em abandonar a realidade acessível pela experiência. Essa recusa acompanha o elogio da eloquência, típico da tradição retórica, que se faz ver no século das Luzes pelo elogio ao bom “gosto” próprio a quem tem “graças” e “espírito”, o que só é possível através da erudição, especialmente aquela relativa à “literatura” e às “belas-letras”. 
id PUC_MG-2_b8426647e4e5cc2f94f0d72956eebfe7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31873
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPOhumanidadeshumanistasescolásticaenciclopedistasO artigo visa elucidar as origens da noção de humanismo, entendido no sentido da nomeação de um movimento cultural cujo início é cronologicamente localizável no Renascimento. Para entender como essa noção começa a ser construída, discute-se o estado da arte, ocasião em que se mostra como a palavra “humanismo” foi cunhada apenas no século XIX, tendo sido derivada do uso já decantado de “humanidades” e “humanistas”. Atentando-se a esses termos, operou-se um recorte histórico-geográfico, de maneira a focar a França dos setecentos, sem abandonar sua devida contextualização pela consideração também do século antecedente. A partir desse enfoque, foi realizado levantamento de ocorrência dos termos “humanidades”, “humanistas” e conexos, dos quais os mais relevantes foram analisados, notadamente alguns verbetes da Enciclopédia. Com isso, revela-se um posicionamento filosófico altivo que, ao se posicionar contra a “escolástica”, pretende recusar o vício epistêmico da hiper-abstração, cujo exagero consiste em abandonar a realidade acessível pela experiência. Essa recusa acompanha o elogio da eloquência, típico da tradição retórica, que se faz ver no século das Luzes pelo elogio ao bom “gosto” próprio a quem tem “graças” e “espírito”, o que só é possível através da erudição, especialmente aquela relativa à “literatura” e às “belas-letras”. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2023-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3187310.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p10-23Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 10-23Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 10-232177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31873/21529Copyright (c) 2023 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBilate, Danilo 2023-12-06T18:01:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31873Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-12-06T18:01:36Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
title SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
spellingShingle SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
Bilate, Danilo
humanidades
humanistas
escolástica
enciclopedistas
title_short SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
title_full SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
title_fullStr SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
title_full_unstemmed SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
title_sort SOBRE AS PALAVRAS “HUMANIDADES” E “HUMANISTAS” E SUA IMPORTÂNCIA FILOSÓFICA PARA O NOSSO TEMPO
author Bilate, Danilo
author_facet Bilate, Danilo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilate, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv humanidades
humanistas
escolástica
enciclopedistas
topic humanidades
humanistas
escolástica
enciclopedistas
description O artigo visa elucidar as origens da noção de humanismo, entendido no sentido da nomeação de um movimento cultural cujo início é cronologicamente localizável no Renascimento. Para entender como essa noção começa a ser construída, discute-se o estado da arte, ocasião em que se mostra como a palavra “humanismo” foi cunhada apenas no século XIX, tendo sido derivada do uso já decantado de “humanidades” e “humanistas”. Atentando-se a esses termos, operou-se um recorte histórico-geográfico, de maneira a focar a França dos setecentos, sem abandonar sua devida contextualização pela consideração também do século antecedente. A partir desse enfoque, foi realizado levantamento de ocorrência dos termos “humanidades”, “humanistas” e conexos, dos quais os mais relevantes foram analisados, notadamente alguns verbetes da Enciclopédia. Com isso, revela-se um posicionamento filosófico altivo que, ao se posicionar contra a “escolástica”, pretende recusar o vício epistêmico da hiper-abstração, cujo exagero consiste em abandonar a realidade acessível pela experiência. Essa recusa acompanha o elogio da eloquência, típico da tradição retórica, que se faz ver no século das Luzes pelo elogio ao bom “gosto” próprio a quem tem “graças” e “espírito”, o que só é possível através da erudição, especialmente aquela relativa à “literatura” e às “belas-letras”. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31873
10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p10-23
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31873
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p10-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31873/21529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Sapere Aude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Sapere Aude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 10-23
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 10-23
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042344542437376