CONTROLE E PODER SIMBÓLICO NA OBRA DE ROBERTO DRUMMOND
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/30540 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo compreender a relação entre controle e poder simbólico, dois traços presentes na formação do Estado Burguês, na obra Hilda Furacão, de Roberto Drummond. Hilda Furacão é um dos títulos mais importantes da chamada literatura pop brasileira, que, em suma, traz as histórias do entorno de Hilda Gualtieri von Eschwege, filha da tradicional família mineira. A mulher, em ato de relevante significado, deixou a vida junto à elite e rumou à zona boêmia de Belo Horizonte, a fim de permitir sua transformação em busca do Príncipe Encantado. Com narrativa própria, a obra demonstrou como a sociedade insiste em organizar-se na apropriação das liberdades e na formação de relações a partir do capital, o que inviabiliza qualquer possibilidade de manifestação contrária à ordem pressuposta. A partir de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica, amparadas nos contributos da Filosofia Radical, da Literatura e da Teoria Crítica do Estado e do Direito, é possível concluir que a obra de Hilda Furacão denunciou o controle do outro e as relações de poder simbólico como óbice ao exercício das liberdades identitárias e da ruptura ao status quo. |
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