DA ORDEM DO DISCURSO AO DISCURSO DA ORDEM: DA RELAÇÃO ENTRE SABER E PODER EM FOUCAULT
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p132 |
Resumo: | RESUMO: O artigo propõe uma reconstrução do problema da relação entre saber e poder tal como concebida por Foucault no início na década de 70. Para tanto, organizo minha exposição em torno de dois pontos principais: (1) mostrar a relação que Foucault estabelece entre discurso e ordem a partir das funções de exclusão relacionadas ao campo do saber; (2) recuperar a leitura consonante de Marcel Détienne e Nietzsche que subjaz a posição de Foucault, leitura através da qual ele distancia-se de certa concepção tradicional e clássica de verdade. O objetivo de tal reconstrução é expor de forma detalhada como a constituição da trama entre saber e poder esclarece e define o sentido do projeto foucaultiano de escrever uma história crítica do pensamento. Definição filosoficamente importante e fecunda, pois ela abre a perspectiva política que Foucault irá explorar durante todo o chamado período genealógico: a “história da verdade” será, doravante, escrita também como uma história política da verdade. |
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DA ORDEM DO DISCURSO AO DISCURSO DA ORDEM: DA RELAÇÃO ENTRE SABER E PODER EM FOUCAULTFoucaultverdadesaberpoderdiscursoRESUMO: O artigo propõe uma reconstrução do problema da relação entre saber e poder tal como concebida por Foucault no início na década de 70. Para tanto, organizo minha exposição em torno de dois pontos principais: (1) mostrar a relação que Foucault estabelece entre discurso e ordem a partir das funções de exclusão relacionadas ao campo do saber; (2) recuperar a leitura consonante de Marcel Détienne e Nietzsche que subjaz a posição de Foucault, leitura através da qual ele distancia-se de certa concepção tradicional e clássica de verdade. O objetivo de tal reconstrução é expor de forma detalhada como a constituição da trama entre saber e poder esclarece e define o sentido do projeto foucaultiano de escrever uma história crítica do pensamento. Definição filosoficamente importante e fecunda, pois ela abre a perspectiva política que Foucault irá explorar durante todo o chamado período genealógico: a “história da verdade” será, doravante, escrita também como uma história política da verdade. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2016-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p13210.5752/P.2177-6342.2016v7n13p132Sapere Aude; v. 7 n. 13 (2016): DOSSIÊ: MICHEL FOUCAULT; 132-154Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 7 No 13 (2016): DOSSIÊ: MICHEL FOUCAULT; 132-1542177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p132/12566Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGimbo, Fernando Sepe2017-12-07T17:46:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12105Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2017-12-07T17:46:01Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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