A ALTERIDADE FEMININA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lourival Robty Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19966
Resumo: A tradição filosófica, quando abordou a questão da existência da mulher, manteve seu olhar normativo e excludente, diferenciando o feminino do masculino, enquanto este último assumia o lugar de dominação, no topo da hierarquia. Este trabalho tem por objetivo apresentar os momentos em que essa perspectiva esteve presente nas reflexões filosóficas, desde o período clássico até o contemporâneo. Diante disso, surge o tema da alteridade em Levinas para ampliar a reflexão e propor uma maneira de evidenciar a presença da mulher em um meio de multirrelações. A alteridade se apresenta diante da realidade do mundo feminino sem a pretensão de descrever o modo do existir enquanto identidade, nem se opor ao mundo masculino, nem tampouco reafirmar as diferenças entre o binário homem-mulher. Fica claro que a proposta de Lévinas, sob a ótica deste trabalho, coloca a mulher em um lugar no qual o sistema totalizante e esgotador da racionalização não a alcança. Dessa maneira, o tema da alteridade da mulher se coloca como importante para tentar restaurar e restituir seu valor e, ainda mais, a sua humanidade que ficou submetida ao sujeito ideal masculino.PALAVRAS-CHAVE: Alteridade. Feminino. Levinas. RESUMENLa tradición filosófica, cuando abordó la cuestión de la existencia de la mujer, mantuvo su mirada normativa y excluyente, diferenciando lo femenino de lo masculino, mientras que éste asumía el lugar de dominación, en la cima de la jerarquía. Este trabajo tiene por objetivo presentar los momentos en que esa perspectiva estuvo presente ante las reflexiones filosóficas, desde el período clásico hasta el contemporáneo. Ante esto, surge el tema de la alteridad en Levinas para ampliar la reflexión y proponer una manera de evidenciar la presencia de la mujer en un medio de múltiples relaciones. La alteridad se presenta ante la realidad del mundo femenino sin la pretensión de describir el modo de existir como identidad, ni oponerse al mundo masculino, ni tampoco reafirmar las diferencias entre el binario hombre-mujer. Es evidente que la propuesta de Lévinas, bajo la óptica de este trabajo, coloca a la mujer en un lugar en el que el sistema totalizante y agotador de la racionalización no la alcanza. De esta manera, el tema de la alteridad de la mujer se plantea como importante para intentar restaurar y restituir su valor, y aún más, su humanidad que quedó sujeta al sujeto ideal masculino.PALABRAS CLAVE: Alteridad. Femenina. Levinas.
id PUC_MG-2_e9f66a1721211d303d29a1d5995e0630
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19966
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A ALTERIDADE FEMININAAlteridade. Feminino. Levinas.A tradição filosófica, quando abordou a questão da existência da mulher, manteve seu olhar normativo e excludente, diferenciando o feminino do masculino, enquanto este último assumia o lugar de dominação, no topo da hierarquia. Este trabalho tem por objetivo apresentar os momentos em que essa perspectiva esteve presente nas reflexões filosóficas, desde o período clássico até o contemporâneo. Diante disso, surge o tema da alteridade em Levinas para ampliar a reflexão e propor uma maneira de evidenciar a presença da mulher em um meio de multirrelações. A alteridade se apresenta diante da realidade do mundo feminino sem a pretensão de descrever o modo do existir enquanto identidade, nem se opor ao mundo masculino, nem tampouco reafirmar as diferenças entre o binário homem-mulher. Fica claro que a proposta de Lévinas, sob a ótica deste trabalho, coloca a mulher em um lugar no qual o sistema totalizante e esgotador da racionalização não a alcança. Dessa maneira, o tema da alteridade da mulher se coloca como importante para tentar restaurar e restituir seu valor e, ainda mais, a sua humanidade que ficou submetida ao sujeito ideal masculino.PALAVRAS-CHAVE: Alteridade. Feminino. Levinas. RESUMENLa tradición filosófica, cuando abordó la cuestión de la existencia de la mujer, mantuvo su mirada normativa y excluyente, diferenciando lo femenino de lo masculino, mientras que éste asumía el lugar de dominación, en la cima de la jerarquía. Este trabajo tiene por objetivo presentar los momentos en que esa perspectiva estuvo presente ante las reflexiones filosóficas, desde el período clásico hasta el contemporáneo. Ante esto, surge el tema de la alteridad en Levinas para ampliar la reflexión y proponer una manera de evidenciar la presencia de la mujer en un medio de múltiples relaciones. La alteridad se presenta ante la realidad del mundo femenino sin la pretensión de describir el modo de existir como identidad, ni oponerse al mundo masculino, ni tampoco reafirmar las diferencias entre el binario hombre-mujer. Es evidente que la propuesta de Lévinas, bajo la óptica de este trabajo, coloca a la mujer en un lugar en el que el sistema totalizante y agotador de la racionalización no la alcanza. De esta manera, el tema de la alteridad de la mujer se plantea como importante para intentar restaurar y restituir su valor, y aún más, su humanidad que quedó sujeta al sujeto ideal masculino.PALABRAS CLAVE: Alteridad. Femenina. Levinas.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2019-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1996610.5752/P.2177-6342.2019v10n19p389-397Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 389-397Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 389-3972177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19966/14984Copyright (c) 2019 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lourival Robty Santos de2019-09-16T03:23:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19966Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2019-09-16T03:23:03Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A ALTERIDADE FEMININA
title A ALTERIDADE FEMININA
spellingShingle A ALTERIDADE FEMININA
Souza, Lourival Robty Santos de
Alteridade. Feminino. Levinas.
title_short A ALTERIDADE FEMININA
title_full A ALTERIDADE FEMININA
title_fullStr A ALTERIDADE FEMININA
title_full_unstemmed A ALTERIDADE FEMININA
title_sort A ALTERIDADE FEMININA
author Souza, Lourival Robty Santos de
author_facet Souza, Lourival Robty Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lourival Robty Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade. Feminino. Levinas.
topic Alteridade. Feminino. Levinas.
description A tradição filosófica, quando abordou a questão da existência da mulher, manteve seu olhar normativo e excludente, diferenciando o feminino do masculino, enquanto este último assumia o lugar de dominação, no topo da hierarquia. Este trabalho tem por objetivo apresentar os momentos em que essa perspectiva esteve presente nas reflexões filosóficas, desde o período clássico até o contemporâneo. Diante disso, surge o tema da alteridade em Levinas para ampliar a reflexão e propor uma maneira de evidenciar a presença da mulher em um meio de multirrelações. A alteridade se apresenta diante da realidade do mundo feminino sem a pretensão de descrever o modo do existir enquanto identidade, nem se opor ao mundo masculino, nem tampouco reafirmar as diferenças entre o binário homem-mulher. Fica claro que a proposta de Lévinas, sob a ótica deste trabalho, coloca a mulher em um lugar no qual o sistema totalizante e esgotador da racionalização não a alcança. Dessa maneira, o tema da alteridade da mulher se coloca como importante para tentar restaurar e restituir seu valor e, ainda mais, a sua humanidade que ficou submetida ao sujeito ideal masculino.PALAVRAS-CHAVE: Alteridade. Feminino. Levinas. RESUMENLa tradición filosófica, cuando abordó la cuestión de la existencia de la mujer, mantuvo su mirada normativa y excluyente, diferenciando lo femenino de lo masculino, mientras que éste asumía el lugar de dominación, en la cima de la jerarquía. Este trabajo tiene por objetivo presentar los momentos en que esa perspectiva estuvo presente ante las reflexiones filosóficas, desde el período clásico hasta el contemporáneo. Ante esto, surge el tema de la alteridad en Levinas para ampliar la reflexión y proponer una manera de evidenciar la presencia de la mujer en un medio de múltiples relaciones. La alteridad se presenta ante la realidad del mundo femenino sin la pretensión de describir el modo de existir como identidad, ni oponerse al mundo masculino, ni tampoco reafirmar las diferencias entre el binario hombre-mujer. Es evidente que la propuesta de Lévinas, bajo la óptica de este trabajo, coloca a la mujer en un lugar en el que el sistema totalizante y agotador de la racionalización no la alcanza. De esta manera, el tema de la alteridad de la mujer se plantea como importante para intentar restaurar y restituir su valor, y aún más, su humanidad que quedó sujeta al sujeto ideal masculino.PALABRAS CLAVE: Alteridad. Femenina. Levinas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19966
10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p389-397
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19966
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p389-397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19966/14984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sapere Aude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sapere Aude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 389-397
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 389-397
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042345394929664