INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fim, Tamara Raquel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345
Resumo: Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural.
id PUC_MG-3_071c65467065717ce27270746361447a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12345
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORESINTERNET AND ADOLESCENCE: AN INTERVENTION WITH TEENAGERS, PARENTS AND TEACHERSINTERNET Y ADOLESCENCIA: UNA INTERVENCIÓN CON ADOLESCENTES, PADRES Y PROFESORESInternet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice.Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional.Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional.Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural.This article includes the report of an experience of a professional practice that aimed to analyze the influence of Internet use in adolescence, in adolescents’, parents’ and teachers’ perception. The intervention was carried out by a psychologist at a state school in a city in the state of Rio Grande do Sul. The participants included fifteen (15) adolescents, fourteen (14) parents and nine (9) teachers. As methodological procedures we used chat meetings and group dynamic where participants were able to express and reflect on the role of the Internet in their lives. Thus, it was found that the internet holds a place of great importance in the lives of teenagers, becoming an essential tool in the family and school scenario. Parents and teachers also make use of this technology, although keeping a more careful and responsible relationship with it. The intervention proved to be relevant, because it made possible the discussion on this topic so present in the current historical and cultural context.Este artículo consta de un relato de experiencia de una práctica profesional que tuvo como objetivo analizar la influencia del uso de Internet en la adolescencia, en la percepción de los adolescentes, sus padres y profesores. La intervención se llevó a cabo por una psicóloga en una escuela pública, en una ciudad del estado Rio Grande do Sul. Participaron 15 adolescentes, 14 padres y nueve profesores. La metodología utilizada fue conversaciones y dinámicas en las que los participantes fueron capaces de expresar y reflexionar sobre el papel de Internet en sus vidas. De este modo, se descubrió que Internet ocupa un lugar de gran importancia en la vida de los adolescentes, convirtiéndose en una herramienta esencial en el ámbito familiar y escolar. Los padres y profesores también utilizan de esta tecnología, a pesar de establecer con ella una relación de más cuidado y más responsable. La intervención resultó ser relevante, ya que hizo posible la discusión sobre este tema tan presente en el contexto histórico y cultural actual.Editora PUC Minas2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1234510.5752/P.1678-9563.2019v25n3p942-959Psicologia em Revista; v. 25 n. 3 (2019): Psicologia em Revista; 942-9591678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345/17184Copyright (c) 2019 Tamara Raquel Fim, Fernanda Aparecida Szareski Pezzihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFim, Tamara RaquelPezzi, Fernanda Aparecida Szareski2021-04-13T15:52:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12345Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2021-04-13T15:52:48Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
INTERNET AND ADOLESCENCE: AN INTERVENTION WITH TEENAGERS, PARENTS AND TEACHERS
INTERNET Y ADOLESCENCIA: UNA INTERVENCIÓN CON ADOLESCENTES, PADRES Y PROFESORES
title INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
spellingShingle INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
Fim, Tamara Raquel
Internet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice.
Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional.
Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional.
title_short INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
title_full INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
title_fullStr INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
title_full_unstemmed INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
title_sort INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
author Fim, Tamara Raquel
author_facet Fim, Tamara Raquel
Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
author_role author
author2 Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fim, Tamara Raquel
Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
dc.subject.por.fl_str_mv Internet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice.
Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional.
Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional.
topic Internet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice.
Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional.
Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional.
description Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345
10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p942-959
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p942-959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345/17184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tamara Raquel Fim, Fernanda Aparecida Szareski Pezzi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tamara Raquel Fim, Fernanda Aparecida Szareski Pezzi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 25 n. 3 (2019): Psicologia em Revista; 942-959
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273589501952