INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345 |
Resumo: | Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural. |
id |
PUC_MG-3_071c65467065717ce27270746361447a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12345 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORESINTERNET AND ADOLESCENCE: AN INTERVENTION WITH TEENAGERS, PARENTS AND TEACHERSINTERNET Y ADOLESCENCIA: UNA INTERVENCIÓN CON ADOLESCENTES, PADRES Y PROFESORESInternet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice.Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional.Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional.Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural.This article includes the report of an experience of a professional practice that aimed to analyze the influence of Internet use in adolescence, in adolescents’, parents’ and teachers’ perception. The intervention was carried out by a psychologist at a state school in a city in the state of Rio Grande do Sul. The participants included fifteen (15) adolescents, fourteen (14) parents and nine (9) teachers. As methodological procedures we used chat meetings and group dynamic where participants were able to express and reflect on the role of the Internet in their lives. Thus, it was found that the internet holds a place of great importance in the lives of teenagers, becoming an essential tool in the family and school scenario. Parents and teachers also make use of this technology, although keeping a more careful and responsible relationship with it. The intervention proved to be relevant, because it made possible the discussion on this topic so present in the current historical and cultural context.Este artículo consta de un relato de experiencia de una práctica profesional que tuvo como objetivo analizar la influencia del uso de Internet en la adolescencia, en la percepción de los adolescentes, sus padres y profesores. La intervención se llevó a cabo por una psicóloga en una escuela pública, en una ciudad del estado Rio Grande do Sul. Participaron 15 adolescentes, 14 padres y nueve profesores. La metodología utilizada fue conversaciones y dinámicas en las que los participantes fueron capaces de expresar y reflexionar sobre el papel de Internet en sus vidas. De este modo, se descubrió que Internet ocupa un lugar de gran importancia en la vida de los adolescentes, convirtiéndose en una herramienta esencial en el ámbito familiar y escolar. Los padres y profesores también utilizan de esta tecnología, a pesar de establecer con ella una relación de más cuidado y más responsable. La intervención resultó ser relevante, ya que hizo posible la discusión sobre este tema tan presente en el contexto histórico y cultural actual.Editora PUC Minas2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1234510.5752/P.1678-9563.2019v25n3p942-959Psicologia em Revista; v. 25 n. 3 (2019): Psicologia em Revista; 942-9591678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345/17184Copyright (c) 2019 Tamara Raquel Fim, Fernanda Aparecida Szareski Pezzihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFim, Tamara RaquelPezzi, Fernanda Aparecida Szareski2021-04-13T15:52:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12345Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2021-04-13T15:52:48Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES INTERNET AND ADOLESCENCE: AN INTERVENTION WITH TEENAGERS, PARENTS AND TEACHERS INTERNET Y ADOLESCENCIA: UNA INTERVENCIÓN CON ADOLESCENTES, PADRES Y PROFESORES |
title |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES |
spellingShingle |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES Fim, Tamara Raquel Internet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice. Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional. Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional. |
title_short |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES |
title_full |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES |
title_fullStr |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES |
title_sort |
INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES |
author |
Fim, Tamara Raquel |
author_facet |
Fim, Tamara Raquel Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski |
author_role |
author |
author2 |
Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fim, Tamara Raquel Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice. Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional. Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional. |
topic |
Internet. Adolescence. Parents. Teachers. Professional practice. Internet. Adolescencia. Padres. Profesores. Práctica profesional. Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional. |
description |
Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345 10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p942-959 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p942-959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12345/17184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tamara Raquel Fim, Fernanda Aparecida Szareski Pezzi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tamara Raquel Fim, Fernanda Aparecida Szareski Pezzi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 25 n. 3 (2019): Psicologia em Revista; 942-959 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273589501952 |