Vivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de espera
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/262 |
Resumo: | O presente trabalho estudou a vivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de espera, enquanto aguardavam os atendimentos da equipe interdisciplinar do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA), do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP) – Bauru. O objetivo foi identificar, analisar e compreender essa experiência em relação ao que estava sendo mais significativo. A pesquisa foi pela abordagem qualitativa, seguindo uma orientação fenomenológica. Os resultados revelaram uma configuração grupal na convivência das mães, que foram apresentados por meio de quatro categorias: vivências semelhantes, ajuda mútua, educação e aprendizagem, insegurança na sala de espera. A última parte apresenta sugestões para uma abordagem grupal com as mães em sala de espera, enquanto mais uma oportunidade de atenção a população atendida. |
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Vivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de esperaExperience of mothers of children with hearing impairment in a waiting roomDeficiência auditivaSala de esperaGrupos de apoioPesquisa fenomenológica.O presente trabalho estudou a vivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de espera, enquanto aguardavam os atendimentos da equipe interdisciplinar do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA), do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP) – Bauru. O objetivo foi identificar, analisar e compreender essa experiência em relação ao que estava sendo mais significativo. A pesquisa foi pela abordagem qualitativa, seguindo uma orientação fenomenológica. Os resultados revelaram uma configuração grupal na convivência das mães, que foram apresentados por meio de quatro categorias: vivências semelhantes, ajuda mútua, educação e aprendizagem, insegurança na sala de espera. A última parte apresenta sugestões para uma abordagem grupal com as mães em sala de espera, enquanto mais uma oportunidade de atenção a população atendida.Editora PUC Minas2008-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/262Psicologia em Revista; v. 13 n. 1 (2007): Psicologia em Revista; 91-1061678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/262/271Ribeiro, Sandra Fogaça RosaYamada, Midiori OtakeTavano, Lílian D'Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/262Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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