Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Meira de Almeida, Christiana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira, Cavalcante, Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558
Resumo: O estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes. 
id PUC_MG-3_23c8721c6b03b09c1c3a07af74e13100
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5918
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratóriocontrole instrucionalleituracomportamento verbalefeitos de histórias sobre o comportamentoO estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes. Editora PUC Minas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionexperimentalapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P55810.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558Psicologia em Revista; v. 22 n. 3 (2016): Psicologia em Revista; 558-5781678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/11677http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15421http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15422http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15423http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15427Copyright (c) 2017 Christiana Gonçalves Meira de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Meira de Almeida, ChristianaAlmeida-Verdu, Ana Claudia MoreiraCavalcante, Maria Regina2017-11-30T09:45:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5918Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-11-30T09:45:30Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
title Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
spellingShingle Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
Gonçalves Meira de Almeida, Christiana
controle instrucional
leitura
comportamento verbal
efeitos de histórias sobre o comportamento
title_short Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
title_full Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
title_fullStr Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
title_sort Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
author Gonçalves Meira de Almeida, Christiana
author_facet Gonçalves Meira de Almeida, Christiana
Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira
Cavalcante, Maria Regina
author_role author
author2 Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira
Cavalcante, Maria Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Meira de Almeida, Christiana
Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira
Cavalcante, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv controle instrucional
leitura
comportamento verbal
efeitos de histórias sobre o comportamento
topic controle instrucional
leitura
comportamento verbal
efeitos de histórias sobre o comportamento
description O estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558
10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/11677
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15421
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15422
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15423
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Christiana Gonçalves Meira de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Christiana Gonçalves Meira de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/zip
application/zip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 22 n. 3 (2016): Psicologia em Revista; 558-578
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272708698112