Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558 |
Resumo: | O estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes. |
id |
PUC_MG-3_23c8721c6b03b09c1c3a07af74e13100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5918 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratóriocontrole instrucionalleituracomportamento verbalefeitos de histórias sobre o comportamentoO estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes. Editora PUC Minas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionexperimentalapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P55810.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558Psicologia em Revista; v. 22 n. 3 (2016): Psicologia em Revista; 558-5781678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/11677http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15421http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15422http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15423http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15427Copyright (c) 2017 Christiana Gonçalves Meira de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Meira de Almeida, ChristianaAlmeida-Verdu, Ana Claudia MoreiraCavalcante, Maria Regina2017-11-30T09:45:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5918Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-11-30T09:45:30Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório |
title |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório Gonçalves Meira de Almeida, Christiana controle instrucional leitura comportamento verbal efeitos de histórias sobre o comportamento |
title_short |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório |
title_full |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório |
title_sort |
Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório |
author |
Gonçalves Meira de Almeida, Christiana |
author_facet |
Gonçalves Meira de Almeida, Christiana Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira Cavalcante, Maria Regina |
author_role |
author |
author2 |
Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira Cavalcante, Maria Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Meira de Almeida, Christiana Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira Cavalcante, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
controle instrucional leitura comportamento verbal efeitos de histórias sobre o comportamento |
topic |
controle instrucional leitura comportamento verbal efeitos de histórias sobre o comportamento |
description |
O estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558 10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/11677 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15421 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15422 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15423 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N3P558/15427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Christiana Gonçalves Meira de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Christiana Gonçalves Meira de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/zip application/zip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 22 n. 3 (2016): Psicologia em Revista; 558-578 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272708698112 |