A implicação do pesquisador na pesquisa interacionista na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p370 |
Resumo: | Resumo Toda pesquisa de campo é participante, mas com graus diferentes de participação dos sujeitos no universo pesquisado, pois, mesmo naquela baseada em contrato deliberado de não intervenção, a relação intersubjetiva pesquisador-pesquisado produz sempre alguma interferência no processo investigativo. Este artigo retoma essa discussão, sobretudo com base nas teorias de implicação pesquisador-pesquisado de Barbier e Lapassade, em diálogo com a perspectiva interacionista de Mead, Berger & Luckmann e Goffman. Para tal, remete à análise da implicação, que consiste em interpretar como o pesquisador reage aos elementos conscientes e inconscientes, presentes no jogo interacional em que se encontra envolvido durante a sua permanência na pesquisa de campo, o que afeta, em maior ou menor grau, o processo de investigação. O tema ganhou impulso nos anos 60 do século XX, mas não se esgotou; razão pela qual está sendo problematizado aqui, com ênfase na observação do cotidiano escolar. Palavras-chave: interacionismo simbólico; análise institucional; implicação; pesquisa em educação. Abstract Any field research is participative by nature, although with different levels of the subjects’ participation in the investigated universe, for even in a research based on a deliberate agreement of non-intervention, the inter-subjective relationship between the researcher and those researched always gives rise to some interference in the investigation process. This paper reviews that discussion, especially regarding Barbier’s and Lapassade’s theories of implication between the researcher and those researched, in close dialogue with Mead’s, Berger & Luckmann’s, and Goffman’s interactionist perspective. For such, an analysis of the implication is made, consisting of interpreting how the researcher reacts to conscious and unconscious elements present in the interactional play in which he is involved during the field research, which affects the investigation process to some extent. This theme gained momentum in the 1960s, but it is still open for discussion, which is why it is the focus of this paper, with emphasis on school daily life. Key-words: symbolical interactionism; institutional analysis; implication; research in education. Resumen Toda investigación de campo es participante, pero con un grado diferente de participación de los individuos del universo investigado, incluso en aquellas basadas en un contrato deliberado de no intervención, la relación intersubjetiva investigador – investigado produce siempre alguna interferencia en el proceso de investigación. Este artículo retoma esa discusión, especialmente a partir de las teorías de implicación investigador – investigado de Barbier y Lapassade, en diálogo con la perspectiva interaccionista de Mead, Berger & Luckmann y Goffman. Para ello, se remite al análisis de la implicación, que consiste em interpretar como el investigador reacciona ante los elementos conscientes e inconscientes presentes en el juego de interacción en el que se encuentra involucrado durante su estancia en la investigación de campo, lo que afecta, en mayor o menor grado, el proceso de investigación. El tema fue impulsado em los años 60, del siglo XX, pero no se agotó, razón por la que está siendo problematizado aquí, con énfasis en la observación de la rutina escolar. Palabras clave: procesos psicosociales; investigación; implicación; interacción; escuela. Texto enviado em outubro de 2009 e aprovado para publicação em setembro de 2010. |
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