CONSUMISMO PRECOCE E MÍDIA: DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DE UM CANAL TELEVISIVO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12117 |
Resumo: | A sociedade contemporânea é marcada pelo consumo e, nessa organização, a criança tem seu lugar de consumidora reservado pela mídia, principalmente a televisiva. A tevê é algo bastante presente na vida das crianças e um importante divulgador de publicidade infantil. Este trabalho identificou os discursos usados pela publicidade de um canal televisivo infantil na tentativa de persuadir a criança e seus cuidadores. Para a realização da pesquisa, foram gravadas e transcritas as peças publicitárias desse canal, e os textos resultantes da transcrição foram submetidos à análise do discurso. Para análise e discussão, o material foi organizado em duas categorias: “felicidade e status por meio do consumo” e “reprodução de papéis de gênero”. Os principais resultados apontaram que os discursos apresentaram os produtos como fórmula para a felicidade e o reforço aos papéis de gênero socialmente construídos pela estratégia de exposição de seus produtos. Palavras-chave: Consumismo. Infância. Publicidade. |
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CONSUMISMO PRECOCE E MÍDIA: DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DE UM CANAL TELEVISIVO INFANTILPRECOCIOUS CONSUMERISM AND MEDIA: PUBLICITY DISCOURSES OF A TV CHANNEL FOR CHILDRENCONSUMISMO TEMPRANO Y MEDIOS SOCIALES: DISCURSOS DE PUBLICIDAD DE UN CANAL DE TELEVISIÓN PARA NIÑOSConsumismoInfânciaPublicidadeA sociedade contemporânea é marcada pelo consumo e, nessa organização, a criança tem seu lugar de consumidora reservado pela mídia, principalmente a televisiva. A tevê é algo bastante presente na vida das crianças e um importante divulgador de publicidade infantil. Este trabalho identificou os discursos usados pela publicidade de um canal televisivo infantil na tentativa de persuadir a criança e seus cuidadores. Para a realização da pesquisa, foram gravadas e transcritas as peças publicitárias desse canal, e os textos resultantes da transcrição foram submetidos à análise do discurso. Para análise e discussão, o material foi organizado em duas categorias: “felicidade e status por meio do consumo” e “reprodução de papéis de gênero”. Os principais resultados apontaram que os discursos apresentaram os produtos como fórmula para a felicidade e o reforço aos papéis de gênero socialmente construídos pela estratégia de exposição de seus produtos. Palavras-chave: Consumismo. Infância. Publicidade.The contemporary society is marked by consumption, and in this organization, children have their places as consumers reserved by the media, mostly the TV media. The TV is something very present in children’s life and an important spreader of infantile publicity. This work identifies the publicity discourses of TV channel for children trying to persuade them and their caregivers. The development of the research required the recording and transcription of advertising pieces of this channel and the texts resulting from the transcription were submitted to a Discourse Analysis. In order to carry out the analysis and debate, the material was organized in two categories: “happiness and status through consumption” and “reproduction of gender papers”. The main results have pointed out that the discourses presented the products as a formula for happiness and the reinforcement to the gender roles built socially through the strategy of the exposition of its products. Keywords: Consumption. Childhood. Publicity.La sociedad contemporánea está marcada por el consumo y, en esta organización, el niño tiene su lugar de consumo reservado por los medios de comunicación, especialmente la televisión. La TV es algo muy presente en la vida de ellos y un importante promotor de la publicidad infantil. Este trabajo identifica los discursos utilizados por la publicidad de un canal de televisión para niños, en un intento de persuadirles y, también, a sus cuidadores. Para realizar el estudio, se grabaron y transcribieron los anuncios de ese canal y, los textos resultantes de la transcripción fueron sometidos al análisis del discurso. Para el análisis y la discusión, el material fue segmentado en dos categorías: “Felicidad y el estatus a través del consumo” y “Reproducción de los roles de género”. Los principales resultados mostraron que los discursos presentaban los productos como fórmula para la felicidad y, el fortalecimiento de los roles de género socialmente construidos a través de la estrategia de exposición de sus productos. Palabras clave: Consumismo. Infancia. Publicidad.Editora PUC Minas2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1211710.5752/P.1678-9563.2019v25n2p552-574Psicologia em Revista; v. 25 n. 2 (2019): Psicologia em Revista; 552-5741678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12117/16587Copyright (c) 2019 Camila Marques Silva Daher, Giselle Braga de Aquinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaher, Camila Marques SilvaAquino, Giselle Braga de 2020-10-08T19:29:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12117Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2020-10-08T19:29:21Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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