Relacionamento interpessoal e mídia: as amizades no Castelo Rá-tim-bum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/342 |
Resumo: | Resumo Este trabalho teve por objetivo investigar alguns aspectos das amizades (rede de amigos, similaridade, atividades compartilhadas, comunicação, cooperação, apoio social, intimidade, aspectos afetivos, conflito, agressividade e competição) das personagens centrais do Castelo Rá-tim-bum. O conteúdo de 20 episódios foi analisado e classificado a partir de categorias pre-estabelecidas e os dados obtidos foram comparados com a literatura científica sobre amizade na infância. Os resultados indicaram uma rede de amigos mais restrita e diversificada em relação a gênero, idade e etnia do que as observadas na vida real. Aspectos positivos de atividades compartilhadas, comunicação, cooperação, apoio social e aspectos afetivos e cognitivos são realçados no programa, indicando a idealização da amizade. Por outro lado, possíveis aspectos negativos como conflito, agressividade e competição estão praticamente ausentes. Pode-se concluir que a série apresenta a amizade como algo idealizado, contribuindo para o estabelecimento de um ideal de amizade pelas crianças que o assistem. Abstract This study aimed at investigating some aspects of friendship (friend network, similarity, shared activities, communication, cooperation, social support, intimacy, emotional aspects, conflict, aggressiveness and competition) in the main characters of Castelo Rá-tim-bum. The content of 20 episodes was examined and classified according to pre-established categories, and the data were compared with those of the scientific literature on friendship in childhood. Results showed a narrower although more diversified friend network regarding gender, age and ethnicity than those observed in real life. Positive aspects of shared activities, communication, cooperation, social support, as well as emotional and cognitive aspects are highlighted in the show, indicating the idealization of friendship. On the other hand, possible negative aspects such as conflict, aggressiveness and competition are practically absent. It was concluded that the show presents an idealized form of friendship, which may contribute to the establishment of an ideal of friendship in children who watch it. Resumen El objetivo del estudio fue investigar aspectos de la amistad (red de amigos, similitud, actividades compartidas, comunicación, cooperación, apoyo social, intimidad, aspectos emocionales, conflictos, agresividad y competencia) de los personajes centrales del Castelo Rá-tim-bum. El contenido de 20 episodios fue examinado y clasificado según categorías preestablecidas y los datos fueron comparados con la literatura científica sobre la amistad en la infancia. Los resultados mostraron una red de amigos más reducida pero más diversificada con respecto a sexo, edad y origen étnico que las observadas en la vida real. Aspectos positivos de las actividades compartidas, comunicación, cooperación, apoyo social y aspectos emocionales y cognitivos se destacan en el programa, indicando la idealización de la amistad. Los posibles aspectos negativos como conflictos, agresividad y competencia son prácticamente ausentes. Se llegó a la conclusión de que la serie presenta una amistad idealizada que puede contribuir para establecer un ideal de amistad en los niños que la ven. |
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Relacionamento interpessoal e mídia: as amizades no Castelo Rá-tim-bumInterpersonal relationships and media: friendships in Castelo Rá-tim-bum Relación interpersonal y los medios de comunicación: las amistades en el Castelo Rá-tim-bumAmizadeRelacionamento interpessoalCriançasTV./ FriendshipInterpersonal relationshipsChildrenTV./ AmistadRelaciones interpersonalesNiñosTVResumo Este trabalho teve por objetivo investigar alguns aspectos das amizades (rede de amigos, similaridade, atividades compartilhadas, comunicação, cooperação, apoio social, intimidade, aspectos afetivos, conflito, agressividade e competição) das personagens centrais do Castelo Rá-tim-bum. O conteúdo de 20 episódios foi analisado e classificado a partir de categorias pre-estabelecidas e os dados obtidos foram comparados com a literatura científica sobre amizade na infância. Os resultados indicaram uma rede de amigos mais restrita e diversificada em relação a gênero, idade e etnia do que as observadas na vida real. Aspectos positivos de atividades compartilhadas, comunicação, cooperação, apoio social e aspectos afetivos e cognitivos são realçados no programa, indicando a idealização da amizade. Por outro lado, possíveis aspectos negativos como conflito, agressividade e competição estão praticamente ausentes. Pode-se concluir que a série apresenta a amizade como algo idealizado, contribuindo para o estabelecimento de um ideal de amizade pelas crianças que o assistem. Abstract This study aimed at investigating some aspects of friendship (friend network, similarity, shared activities, communication, cooperation, social support, intimacy, emotional aspects, conflict, aggressiveness and competition) in the main characters of Castelo Rá-tim-bum. The content of 20 episodes was examined and classified according to pre-established categories, and the data were compared with those of the scientific literature on friendship in childhood. Results showed a narrower although more diversified friend network regarding gender, age and ethnicity than those observed in real life. Positive aspects of shared activities, communication, cooperation, social support, as well as emotional and cognitive aspects are highlighted in the show, indicating the idealization of friendship. On the other hand, possible negative aspects such as conflict, aggressiveness and competition are practically absent. It was concluded that the show presents an idealized form of friendship, which may contribute to the establishment of an ideal of friendship in children who watch it. Resumen El objetivo del estudio fue investigar aspectos de la amistad (red de amigos, similitud, actividades compartidas, comunicación, cooperación, apoyo social, intimidad, aspectos emocionales, conflictos, agresividad y competencia) de los personajes centrales del Castelo Rá-tim-bum. El contenido de 20 episodios fue examinado y clasificado según categorías preestablecidas y los datos fueron comparados con la literatura científica sobre la amistad en la infancia. Los resultados mostraron una red de amigos más reducida pero más diversificada con respecto a sexo, edad y origen étnico que las observadas en la vida real. Aspectos positivos de las actividades compartidas, comunicación, cooperación, apoyo social y aspectos emocionales y cognitivos se destacan en el programa, indicando la idealización de la amistad. Los posibles aspectos negativos como conflictos, agresividad y competencia son prácticamente ausentes. Se llegó a la conclusión de que la serie presenta una amistad idealizada que puede contribuir para establecer un ideal de amistad en los niños que la ven.Editora PUC Minas2009-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/342Psicologia em Revista; v. 14 n. 2 (2008): Psicologia em Revista; 133-1521678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/342/351Moura, Luciana TelesGarcia, Agnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/342Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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