A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8087 |
Resumo: | O trabalho que se segue procura discutir as categorias da diferença e do contingente no quadro atual de formação dos psicanalistas lacanianos. Perguntamo-nos de que maneira os aspectos contingentes em jogo na formação do analista tornam possível o maior (ou menor) acolhimento à diferença, tanto na clínica quanto no laço social. O primeiro tópico introduzirá as categorias da diferença e do contingente em uma perspectiva lógica, a lógica da sexuação, por nós articulada aos modos de funcionamento das instituições psicanalíticas. No segundo, com a ajuda do testemunho de uma psicanalista sobre seu próprio percurso de formação, veremos como o desejo de obter a diferença se produz em consequência do percurso de análise. Por fim, demonstraremos de que maneira a diferença e o contingente não se encerram no contexto das instituições de formação, estendendo as nossas conclusões à prática do psicanalista nas demais instituições disponibilizadas na cultura. |
id |
PUC_MG-3_680ea0c9f132cd133a5fd4585b9bb5a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8087 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistasdiferençacontingenteformaçãopsicanáliseFORMAÇÃO DOS PSICANALISTASO trabalho que se segue procura discutir as categorias da diferença e do contingente no quadro atual de formação dos psicanalistas lacanianos. Perguntamo-nos de que maneira os aspectos contingentes em jogo na formação do analista tornam possível o maior (ou menor) acolhimento à diferença, tanto na clínica quanto no laço social. O primeiro tópico introduzirá as categorias da diferença e do contingente em uma perspectiva lógica, a lógica da sexuação, por nós articulada aos modos de funcionamento das instituições psicanalíticas. No segundo, com a ajuda do testemunho de uma psicanalista sobre seu próprio percurso de formação, veremos como o desejo de obter a diferença se produz em consequência do percurso de análise. Por fim, demonstraremos de que maneira a diferença e o contingente não se encerram no contexto das instituições de formação, estendendo as nossas conclusões à prática do psicanalista nas demais instituições disponibilizadas na cultura.Editora PUC Minas2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/808710.5752/P.1678-9563.2017v23n3p901-919Psicologia em Revista; v. 23 n. 3 (2017): Psicologia em Revista; 901-9191678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8087/13695http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8087/15524Copyright (c) 2018 Ana Carolina Borges Leão Martins, Maria Cristina Polihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ana Carolina Borges LeãoPoli, Maria Cristina2019-09-16T03:16:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8087Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:16:58Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas |
title |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas |
spellingShingle |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas Martins, Ana Carolina Borges Leão diferença contingente formação psicanálise FORMAÇÃO DOS PSICANALISTAS |
title_short |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas |
title_full |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas |
title_fullStr |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas |
title_full_unstemmed |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas |
title_sort |
A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas |
author |
Martins, Ana Carolina Borges Leão |
author_facet |
Martins, Ana Carolina Borges Leão Poli, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Poli, Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Carolina Borges Leão Poli, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diferença contingente formação psicanálise FORMAÇÃO DOS PSICANALISTAS |
topic |
diferença contingente formação psicanálise FORMAÇÃO DOS PSICANALISTAS |
description |
O trabalho que se segue procura discutir as categorias da diferença e do contingente no quadro atual de formação dos psicanalistas lacanianos. Perguntamo-nos de que maneira os aspectos contingentes em jogo na formação do analista tornam possível o maior (ou menor) acolhimento à diferença, tanto na clínica quanto no laço social. O primeiro tópico introduzirá as categorias da diferença e do contingente em uma perspectiva lógica, a lógica da sexuação, por nós articulada aos modos de funcionamento das instituições psicanalíticas. No segundo, com a ajuda do testemunho de uma psicanalista sobre seu próprio percurso de formação, veremos como o desejo de obter a diferença se produz em consequência do percurso de análise. Por fim, demonstraremos de que maneira a diferença e o contingente não se encerram no contexto das instituições de formação, estendendo as nossas conclusões à prática do psicanalista nas demais instituições disponibilizadas na cultura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8087 10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p901-919 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8087 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p901-919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8087/13695 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8087/15524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Carolina Borges Leão Martins, Maria Cristina Poli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Carolina Borges Leão Martins, Maria Cristina Poli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 23 n. 3 (2017): Psicologia em Revista; 901-919 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272809361408 |