Análise institucional e o processo de construção de conhecimento: a questão da implicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/11442 |
Resumo: | Este trabalho tem como perspectiva, a partir do campo da análise institucional, apresentar a noção de implicação como uma dimensão que nos permite compreender a intervenção institucional em sua complexidade. Tal noção nos auxilia a compreender os interstícios da intervenção, seus meandros, seus rumores. Ela se circunscreve sob duas dimensões: a que diz respeito aos processos institucionais inconscientes que possibilitam ao analista estar ali; e a que diz respeito ao próprio analista, que se vê implicado em sua prática institucional. O processo analítico que se desenha nesee encontro possibilita a construção de um conhecimento implicado e compartilhado - uma produção de conhecimento tanto do analista como da instituição -, processo de construção de conhecimento que se dá sob o signo da alteração. |
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