ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Pollianna
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araujo, Claisy Maria Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629
Resumo: Este artigo oferece uma contextualização histórica sobre o percurso de desenvolvimento das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil. Atualmente, esses espaços vêm se ampliando no cenário do Terceiro Setor como novo agente social para o atendimento das demandas públicas. O texto parte de uma breve descrição sobre as ONGs educativas no País, como um campo de trabalho emergente ao psicólogo escolar. Em seguida, aborda-se a caracterização histórica sobre as transformações das políticas de Estado, os impactos nas formas de exercício da democracia pela sociedade civil organizada e os desdobramentos à história de origem e consolidação dessas instituições no Brasil. Apresenta-se o atual cenário das ONGs, sinalizando as características político-econômicas que alavancaram o crescimento do número e tipos de serviços prestados por essas entidades nos últimos tempos. Nessa seção, discute-se uma proposta de atuação do psicólogo escolar como possibilidade de trabalho nas ONGs educativas. Por fim, são feitas algumas reflexões sobre os desafios educacionais que se colocam ao psicólogo escolar diante desse novo contexto socioeducativo com potencial para o desenvolvimento humano.
id PUC_MG-3_7907eaabf5f7fd5f5fc1e22b8ec79759
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8629
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia EscolarPsicologia escolarONGhistóriaAtuação da Psicologia Escolar em ONGEste artigo oferece uma contextualização histórica sobre o percurso de desenvolvimento das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil. Atualmente, esses espaços vêm se ampliando no cenário do Terceiro Setor como novo agente social para o atendimento das demandas públicas. O texto parte de uma breve descrição sobre as ONGs educativas no País, como um campo de trabalho emergente ao psicólogo escolar. Em seguida, aborda-se a caracterização histórica sobre as transformações das políticas de Estado, os impactos nas formas de exercício da democracia pela sociedade civil organizada e os desdobramentos à história de origem e consolidação dessas instituições no Brasil. Apresenta-se o atual cenário das ONGs, sinalizando as características político-econômicas que alavancaram o crescimento do número e tipos de serviços prestados por essas entidades nos últimos tempos. Nessa seção, discute-se uma proposta de atuação do psicólogo escolar como possibilidade de trabalho nas ONGs educativas. Por fim, são feitas algumas reflexões sobre os desafios educacionais que se colocam ao psicólogo escolar diante desse novo contexto socioeducativo com potencial para o desenvolvimento humano.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionteóricoapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/862910.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 101-1231678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/14056http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15542http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15543https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, PolliannaAraujo, Claisy Maria Marinho2019-09-16T03:15:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8629Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:18Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
title ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
spellingShingle ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
Galvão, Pollianna
Psicologia escolar
ONG
história
Atuação da Psicologia Escolar em ONG
title_short ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
title_full ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
title_fullStr ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
title_full_unstemmed ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
title_sort ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
author Galvão, Pollianna
author_facet Galvão, Pollianna
Araujo, Claisy Maria Marinho
author_role author
author2 Araujo, Claisy Maria Marinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Pollianna
Araujo, Claisy Maria Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
ONG
história
Atuação da Psicologia Escolar em ONG
topic Psicologia escolar
ONG
história
Atuação da Psicologia Escolar em ONG
description Este artigo oferece uma contextualização histórica sobre o percurso de desenvolvimento das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil. Atualmente, esses espaços vêm se ampliando no cenário do Terceiro Setor como novo agente social para o atendimento das demandas públicas. O texto parte de uma breve descrição sobre as ONGs educativas no País, como um campo de trabalho emergente ao psicólogo escolar. Em seguida, aborda-se a caracterização histórica sobre as transformações das políticas de Estado, os impactos nas formas de exercício da democracia pela sociedade civil organizada e os desdobramentos à história de origem e consolidação dessas instituições no Brasil. Apresenta-se o atual cenário das ONGs, sinalizando as características político-econômicas que alavancaram o crescimento do número e tipos de serviços prestados por essas entidades nos últimos tempos. Nessa seção, discute-se uma proposta de atuação do psicólogo escolar como possibilidade de trabalho nas ONGs educativas. Por fim, são feitas algumas reflexões sobre os desafios educacionais que se colocam ao psicólogo escolar diante desse novo contexto socioeducativo com potencial para o desenvolvimento humano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/14056
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15542
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15543
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 101-123
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273097719808