ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
DOI: | 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629 |
Resumo: | Este artigo oferece uma contextualização histórica sobre o percurso de desenvolvimento das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil. Atualmente, esses espaços vêm se ampliando no cenário do Terceiro Setor como novo agente social para o atendimento das demandas públicas. O texto parte de uma breve descrição sobre as ONGs educativas no País, como um campo de trabalho emergente ao psicólogo escolar. Em seguida, aborda-se a caracterização histórica sobre as transformações das políticas de Estado, os impactos nas formas de exercício da democracia pela sociedade civil organizada e os desdobramentos à história de origem e consolidação dessas instituições no Brasil. Apresenta-se o atual cenário das ONGs, sinalizando as características político-econômicas que alavancaram o crescimento do número e tipos de serviços prestados por essas entidades nos últimos tempos. Nessa seção, discute-se uma proposta de atuação do psicólogo escolar como possibilidade de trabalho nas ONGs educativas. Por fim, são feitas algumas reflexões sobre os desafios educacionais que se colocam ao psicólogo escolar diante desse novo contexto socioeducativo com potencial para o desenvolvimento humano. |
id |
PUC_MG-3_7907eaabf5f7fd5f5fc1e22b8ec79759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8629 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
spelling |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia EscolarPsicologia escolarONGhistóriaAtuação da Psicologia Escolar em ONGEste artigo oferece uma contextualização histórica sobre o percurso de desenvolvimento das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil. Atualmente, esses espaços vêm se ampliando no cenário do Terceiro Setor como novo agente social para o atendimento das demandas públicas. O texto parte de uma breve descrição sobre as ONGs educativas no País, como um campo de trabalho emergente ao psicólogo escolar. Em seguida, aborda-se a caracterização histórica sobre as transformações das políticas de Estado, os impactos nas formas de exercício da democracia pela sociedade civil organizada e os desdobramentos à história de origem e consolidação dessas instituições no Brasil. Apresenta-se o atual cenário das ONGs, sinalizando as características político-econômicas que alavancaram o crescimento do número e tipos de serviços prestados por essas entidades nos últimos tempos. Nessa seção, discute-se uma proposta de atuação do psicólogo escolar como possibilidade de trabalho nas ONGs educativas. Por fim, são feitas algumas reflexões sobre os desafios educacionais que se colocam ao psicólogo escolar diante desse novo contexto socioeducativo com potencial para o desenvolvimento humano.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionteóricoapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/862910.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 101-1231678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/14056http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15542http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15543https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, PolliannaAraujo, Claisy Maria Marinho2019-09-16T03:15:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8629Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:18Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar |
title |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar |
spellingShingle |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar Galvão, Pollianna Psicologia escolar ONG história Atuação da Psicologia Escolar em ONG Galvão, Pollianna Psicologia escolar ONG história Atuação da Psicologia Escolar em ONG |
title_short |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar |
title_full |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar |
title_fullStr |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar |
title_full_unstemmed |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar |
title_sort |
ONGs no Brasil: Contextualização Histórica do Cenário para Atuação em Psicologia Escolar |
author |
Galvão, Pollianna |
author_facet |
Galvão, Pollianna Galvão, Pollianna Araujo, Claisy Maria Marinho Araujo, Claisy Maria Marinho |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Claisy Maria Marinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Pollianna Araujo, Claisy Maria Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar ONG história Atuação da Psicologia Escolar em ONG |
topic |
Psicologia escolar ONG história Atuação da Psicologia Escolar em ONG |
description |
Este artigo oferece uma contextualização histórica sobre o percurso de desenvolvimento das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil. Atualmente, esses espaços vêm se ampliando no cenário do Terceiro Setor como novo agente social para o atendimento das demandas públicas. O texto parte de uma breve descrição sobre as ONGs educativas no País, como um campo de trabalho emergente ao psicólogo escolar. Em seguida, aborda-se a caracterização histórica sobre as transformações das políticas de Estado, os impactos nas formas de exercício da democracia pela sociedade civil organizada e os desdobramentos à história de origem e consolidação dessas instituições no Brasil. Apresenta-se o atual cenário das ONGs, sinalizando as características político-econômicas que alavancaram o crescimento do número e tipos de serviços prestados por essas entidades nos últimos tempos. Nessa seção, discute-se uma proposta de atuação do psicólogo escolar como possibilidade de trabalho nas ONGs educativas. Por fim, são feitas algumas reflexões sobre os desafios educacionais que se colocam ao psicólogo escolar diante desse novo contexto socioeducativo com potencial para o desenvolvimento humano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/14056 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15542 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8629/15543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 101-123 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1822181345870217216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p101-123 |