Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126 |
Resumo: | Este artigo discute a representação do eu e sua relação com as novas “tecnologias do olhar”. Convidaram-se usuários do Facebook a escolher uma autoimagem de seu perfil e responder questões sobre tal escolha (significado, relação com a história de vida, razões para partilhar, reações dos amigos, estímulo para novas postagens). Foram analisadas tematicamente as respostas de 33 jovens, em sua maioria, universitários entre 20 e 30 anos. Os achados destacam imagens e argumentos associados à diversão, felicidade e autenticidade, valores disseminados na sociedade de consumo. Estar no Facebook envolve o monitoramento da atividade (própria e alheia) de partilhar imagens pessoais e observar a sua recepção nesse espaço. Essas são utilizadas para transmitir uma imagem pessoal desejável, que exprime o estilo de vida e não a história de vida do usuário. Conclui-se que o compartilhamento de imagens nas redes sociais desempenha papel decisivo na construção da identidade pessoal hoje. |
id |
PUC_MG-3_7e12843a5a7e58cfa47a677e2e5a7615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9126 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na redecultura visualfotografias digitaisrepresentação do euredes sociaisFacebook.Redes sociaisEste artigo discute a representação do eu e sua relação com as novas “tecnologias do olhar”. Convidaram-se usuários do Facebook a escolher uma autoimagem de seu perfil e responder questões sobre tal escolha (significado, relação com a história de vida, razões para partilhar, reações dos amigos, estímulo para novas postagens). Foram analisadas tematicamente as respostas de 33 jovens, em sua maioria, universitários entre 20 e 30 anos. Os achados destacam imagens e argumentos associados à diversão, felicidade e autenticidade, valores disseminados na sociedade de consumo. Estar no Facebook envolve o monitoramento da atividade (própria e alheia) de partilhar imagens pessoais e observar a sua recepção nesse espaço. Essas são utilizadas para transmitir uma imagem pessoal desejável, que exprime o estilo de vida e não a história de vida do usuário. Conclui-se que o compartilhamento de imagens nas redes sociais desempenha papel decisivo na construção da identidade pessoal hoje.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/912610.5752/P.1678-9563.2018v24n2p482-505Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 482-5051678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/14044http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15568http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15569http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15570http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15571https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGermano, Idilva Maria PiresCarneiro, Jéssica da SouzaPontes, Lívia Maria de AndradeSilva, Pâmela Bezerra daGomes, Rebeca Carolinne Castro2019-09-16T03:14:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9126Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:14:40Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede |
title |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede |
spellingShingle |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede Germano, Idilva Maria Pires cultura visual fotografias digitais representação do eu redes sociais Facebook. Redes sociais |
title_short |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede |
title_full |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede |
title_fullStr |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede |
title_full_unstemmed |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede |
title_sort |
Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede |
author |
Germano, Idilva Maria Pires |
author_facet |
Germano, Idilva Maria Pires Carneiro, Jéssica da Souza Pontes, Lívia Maria de Andrade Silva, Pâmela Bezerra da Gomes, Rebeca Carolinne Castro |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Jéssica da Souza Pontes, Lívia Maria de Andrade Silva, Pâmela Bezerra da Gomes, Rebeca Carolinne Castro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germano, Idilva Maria Pires Carneiro, Jéssica da Souza Pontes, Lívia Maria de Andrade Silva, Pâmela Bezerra da Gomes, Rebeca Carolinne Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura visual fotografias digitais representação do eu redes sociais Facebook. Redes sociais |
topic |
cultura visual fotografias digitais representação do eu redes sociais Facebook. Redes sociais |
description |
Este artigo discute a representação do eu e sua relação com as novas “tecnologias do olhar”. Convidaram-se usuários do Facebook a escolher uma autoimagem de seu perfil e responder questões sobre tal escolha (significado, relação com a história de vida, razões para partilhar, reações dos amigos, estímulo para novas postagens). Foram analisadas tematicamente as respostas de 33 jovens, em sua maioria, universitários entre 20 e 30 anos. Os achados destacam imagens e argumentos associados à diversão, felicidade e autenticidade, valores disseminados na sociedade de consumo. Estar no Facebook envolve o monitoramento da atividade (própria e alheia) de partilhar imagens pessoais e observar a sua recepção nesse espaço. Essas são utilizadas para transmitir uma imagem pessoal desejável, que exprime o estilo de vida e não a história de vida do usuário. Conclui-se que o compartilhamento de imagens nas redes sociais desempenha papel decisivo na construção da identidade pessoal hoje. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126 10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p482-505 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p482-505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/14044 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15568 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15569 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15570 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/zip application/zip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 482-505 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273120788480 |