Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Idilva Maria Pires
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carneiro, Jéssica da Souza, Pontes, Lívia Maria de Andrade, Silva, Pâmela Bezerra da, Gomes, Rebeca Carolinne Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126
Resumo: Este artigo discute a representação do eu e sua relação com as novas “tecnologias do olhar”. Convidaram-se usuários do Facebook a escolher uma autoimagem de seu perfil e responder questões sobre tal escolha (significado, relação com a história de vida, razões para partilhar, reações dos amigos, estímulo para novas postagens). Foram analisadas tematicamente as respostas de 33 jovens, em sua maioria, universitários entre 20 e 30 anos. Os achados destacam imagens e argumentos associados à diversão, felicidade e autenticidade, valores disseminados na sociedade de consumo. Estar no Facebook envolve o monitoramento da atividade (própria e alheia) de partilhar imagens pessoais e observar a sua recepção nesse espaço. Essas são utilizadas para transmitir uma imagem pessoal desejável, que exprime o estilo de vida e não a história de vida do usuário. Conclui-se que o compartilhamento de imagens nas redes sociais desempenha papel decisivo na construção da identidade pessoal hoje.
id PUC_MG-3_7e12843a5a7e58cfa47a677e2e5a7615
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9126
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na redecultura visualfotografias digitaisrepresentação do euredes sociaisFacebook.Redes sociaisEste artigo discute a representação do eu e sua relação com as novas “tecnologias do olhar”. Convidaram-se usuários do Facebook a escolher uma autoimagem de seu perfil e responder questões sobre tal escolha (significado, relação com a história de vida, razões para partilhar, reações dos amigos, estímulo para novas postagens). Foram analisadas tematicamente as respostas de 33 jovens, em sua maioria, universitários entre 20 e 30 anos. Os achados destacam imagens e argumentos associados à diversão, felicidade e autenticidade, valores disseminados na sociedade de consumo. Estar no Facebook envolve o monitoramento da atividade (própria e alheia) de partilhar imagens pessoais e observar a sua recepção nesse espaço. Essas são utilizadas para transmitir uma imagem pessoal desejável, que exprime o estilo de vida e não a história de vida do usuário. Conclui-se que o compartilhamento de imagens nas redes sociais desempenha papel decisivo na construção da identidade pessoal hoje.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/912610.5752/P.1678-9563.2018v24n2p482-505Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 482-5051678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/14044http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15568http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15569http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15570http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15571https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGermano, Idilva Maria PiresCarneiro, Jéssica da SouzaPontes, Lívia Maria de AndradeSilva, Pâmela Bezerra daGomes, Rebeca Carolinne Castro2019-09-16T03:14:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9126Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:14:40Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
title Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
spellingShingle Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
Germano, Idilva Maria Pires
cultura visual
fotografias digitais
representação do eu
redes sociais
Facebook.
Redes sociais
title_short Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
title_full Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
title_fullStr Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
title_full_unstemmed Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
title_sort Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede
author Germano, Idilva Maria Pires
author_facet Germano, Idilva Maria Pires
Carneiro, Jéssica da Souza
Pontes, Lívia Maria de Andrade
Silva, Pâmela Bezerra da
Gomes, Rebeca Carolinne Castro
author_role author
author2 Carneiro, Jéssica da Souza
Pontes, Lívia Maria de Andrade
Silva, Pâmela Bezerra da
Gomes, Rebeca Carolinne Castro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Idilva Maria Pires
Carneiro, Jéssica da Souza
Pontes, Lívia Maria de Andrade
Silva, Pâmela Bezerra da
Gomes, Rebeca Carolinne Castro
dc.subject.por.fl_str_mv cultura visual
fotografias digitais
representação do eu
redes sociais
Facebook.
Redes sociais
topic cultura visual
fotografias digitais
representação do eu
redes sociais
Facebook.
Redes sociais
description Este artigo discute a representação do eu e sua relação com as novas “tecnologias do olhar”. Convidaram-se usuários do Facebook a escolher uma autoimagem de seu perfil e responder questões sobre tal escolha (significado, relação com a história de vida, razões para partilhar, reações dos amigos, estímulo para novas postagens). Foram analisadas tematicamente as respostas de 33 jovens, em sua maioria, universitários entre 20 e 30 anos. Os achados destacam imagens e argumentos associados à diversão, felicidade e autenticidade, valores disseminados na sociedade de consumo. Estar no Facebook envolve o monitoramento da atividade (própria e alheia) de partilhar imagens pessoais e observar a sua recepção nesse espaço. Essas são utilizadas para transmitir uma imagem pessoal desejável, que exprime o estilo de vida e não a história de vida do usuário. Conclui-se que o compartilhamento de imagens nas redes sociais desempenha papel decisivo na construção da identidade pessoal hoje.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126
10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p482-505
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p482-505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/14044
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15568
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15569
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15570
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9126/15571
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/zip
application/zip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 482-505
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273120788480