O ENGODO DA CULPA:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/23253 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a culpa, entendida, desde Freud, como uma manifestação essencial da atuação do supereu. A referência a diferentes casos da literatura permite sustentar que a culpa é um manto que encobre a castração, numa tentativa de salvar o pai ideal. Ressalta-se também a dimensão de satisfação envolvida na culpa. Recorrendo à análise do mito freudiano de Totem e Tabu, que narra a origem do laço social e da culpa, explora-se a presença de um resto do pai morto para avançar num ponto fundamental da concepção lacaniana do supereu: a dimensão objetal da instância psíquica discernida por Freud. Conclui-se que, como resto da operação de constituição do sujeito, o supereu testemunha a falta de gozo, que torna inconsistente o Outro e incita o sujeito a recuperar o gozo perdido. |
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O ENGODO DA CULPA:THE LURE OF GUILT:EL SEÑUELO DE LA CULPA:PsychoanalysisGuiltSuperegoJouissanceObject aPsicoanálisisCulpaSuperyóGoceObjeto aPsicanáliseCulpaSupereuGozoObjeto aEste trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a culpa, entendida, desde Freud, como uma manifestação essencial da atuação do supereu. A referência a diferentes casos da literatura permite sustentar que a culpa é um manto que encobre a castração, numa tentativa de salvar o pai ideal. Ressalta-se também a dimensão de satisfação envolvida na culpa. Recorrendo à análise do mito freudiano de Totem e Tabu, que narra a origem do laço social e da culpa, explora-se a presença de um resto do pai morto para avançar num ponto fundamental da concepção lacaniana do supereu: a dimensão objetal da instância psíquica discernida por Freud. Conclui-se que, como resto da operação de constituição do sujeito, o supereu testemunha a falta de gozo, que torna inconsistente o Outro e incita o sujeito a recuperar o gozo perdido.This paper aims to present a study on guilt, understood, since Freud, as an essential manifestation of the superego’s performance. The reference to different cases in the literature allows us to maintain that guilt is a cloak that covers castration, in an attempt to save the ideal father. The dimension of satisfaction involved in guilt is also highlighted. Using the analysis of the Freudian myth of Totem and Taboo, which narrates the origin of the social bond and guilt, we explore the presence of a remnant of the dead father to advance on a fundamental point of the Lacanian conception of the superego: the object dimension of the psychic instance discerned by Freud. It is concluded that, as a remnant of the operation of constituting the subject, the superego witnesses the lack of jouissance that makes the Other inconsistent and incites the subject to recover the lost jouissance.El objetivo de este trabajo es presentar un estudio sobre la culpa, entendido, desde Freud, como una manifestación esencial de la actuación del superyó. La referencia a diferentes casos en la literatura hace posible mantener que la culpa es una capa que cubre la castración, en un intento por salvar al padre ideal. La dimensión de satisfacción involucrada en la culpa también se destaca. Utilizando el análisis del mito freudiano de Totem and Taboo, que narra el origen del vínculo social y la culpa, se explora la presencia de un remanente del padre muerto para avanzar en un punto fundamental de la concepción lacaniana del superyó: la dimensión del objeto de la instancia psíquica discernida por Freud. Se concluye que, como el resto de la operación de constitución del sujeto, el superyó es testigo de la falta de goce que hace inconsistente al Otro y incita al sujeto a recuperar el goce perdido.Editora PUC Minas2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2325310.5752/P.1678-9563.2022v28n0p116-134Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 116-1341678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/23253/21414Lessa, Nina Silva Prado info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T21:39:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23253Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-11-30T21:39:07Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a culpa, entendida, desde Freud, como uma manifestação essencial da atuação do supereu. A referência a diferentes casos da literatura permite sustentar que a culpa é um manto que encobre a castração, numa tentativa de salvar o pai ideal. Ressalta-se também a dimensão de satisfação envolvida na culpa. Recorrendo à análise do mito freudiano de Totem e Tabu, que narra a origem do laço social e da culpa, explora-se a presença de um resto do pai morto para avançar num ponto fundamental da concepção lacaniana do supereu: a dimensão objetal da instância psíquica discernida por Freud. Conclui-se que, como resto da operação de constituição do sujeito, o supereu testemunha a falta de gozo, que torna inconsistente o Outro e incita o sujeito a recuperar o gozo perdido. |
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