O MÉTODO BICK DE OBSERVAÇÃO EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wecker, Amanda, Silva, Maiquélen, Gerhardt, Ana Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28870
Resumo: O presente artigo objetiva discutir o lugar do observador no Método Bick de Observação em contextos de vulnerabilidade, considerando excertos de duas observações da relação mãe-bebê de uma pesquisa maior que acompanhou bebês e suas mães no primeiro ano de vida. As observações seguiram os procedimentos recomendados pelo Método Bick e ocorreram na casa dos bebês, em um bairro de periferia de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Como resultados, destaca-se o observador como aquele que fornece sustentação ao saber materno, por meio da empatia e de condição de abstinência, no que tange a julgamentos. Os observadores foram, constantemente, mobilizados pelas situações de vulnerabilidade e desamparo. Diante disso, a supervisão teve destaque no Método, por constituir-se como um espaço reflexivo, em que a observação e o observador são acolhidos para fins de discussão acerca do seu papel junto à família que acompanha.
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spelling O MÉTODO BICK DE OBSERVAÇÃO EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE: THE INFANT OBSERVATION METHOD IN CONTEXTS OF VULNERABILITY: WHERE IS THE OBSERVER’S PLACE?EL MÉTODO DE OBSERVACIÓN DE BICK EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDAD: ¿ CUAL ES EL LUGAR DEL OBSERVADOR?Infant Observation Methodrole of the observermother-baby relationshippsychoanalysisvulnerabilityMétodo de observación de Bickpapel del observadorrelación madre-bebépsicoanálisisvulnerabilidadMétodo Bick de Observaçãopapel do observadorrelação mãe-bebêpsicanálisevulnerabilidadeO presente artigo objetiva discutir o lugar do observador no Método Bick de Observação em contextos de vulnerabilidade, considerando excertos de duas observações da relação mãe-bebê de uma pesquisa maior que acompanhou bebês e suas mães no primeiro ano de vida. As observações seguiram os procedimentos recomendados pelo Método Bick e ocorreram na casa dos bebês, em um bairro de periferia de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Como resultados, destaca-se o observador como aquele que fornece sustentação ao saber materno, por meio da empatia e de condição de abstinência, no que tange a julgamentos. Os observadores foram, constantemente, mobilizados pelas situações de vulnerabilidade e desamparo. Diante disso, a supervisão teve destaque no Método, por constituir-se como um espaço reflexivo, em que a observação e o observador são acolhidos para fins de discussão acerca do seu papel junto à família que acompanha.The current article aims to discuss the role of the observer in the Infant Observation Method in contexts of vulnerability, considering excerpts from two observations of the mother-infant relationship which came from a larger research that accompanied infants and their mothers during their first year of life. These observations followed the procedures recommended by the Bick Method and occurred at the babies' own homes, in a periphery of a city in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. As a result, the observer stands out as the one who provides support to the maternal knowledge, through empathy and abstention regarding judgments. Observers were consistently moved by situations of vulnerability and helplessness. Therefore, supervision was highlighted in the Method, as it stands for a place of reflection, in which both the observer and the observee are welcomed for the purpose of discussion concerning their role within the family they accompany.El presente artículo tiene como objetivo discutir el lugar del observador en el Método Bick de Observación en contextos de vulnerabilidad, considerando extractos de dos observaciones de una investigación más amplia que siguió a los bebés en su primer año y sus madres. Las observaciones siguieron los procedimientos recomendados por el Método Bick y ocurrieron en la casa de los bebés, en una periferia de una ciudad en la región metropolitana de Porto Alegre/RS. Como resultado, el observador se destaca como el que proviene apoyo al conocimiento materno, a través de la empatía y la abstinencia con respecto a los juicios. Los observadores fueron constantemente conmovidos por situaciones de vulnerabilidad y impotencia. Por lo tanto, la supervisión se destacó en el Método, ya que es un espacio reflexivo, en el que el observador y la observación son acogidos con el fin de discutir su papel en la familia que acompañan.Editora PUC Minas2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2887010.5752/P.1678-9563.2021v27n2p475-494Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 475-4941678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28870/19964Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de Wecker, Amanda Silva, Maiquélen Gerhardt, Ana Letícia info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-11T18:35:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28870Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-07-11T18:35:51Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
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