Mediação parental do uso da internet pelas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maidel, Simone
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vieira, Mauro Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P292
Resumo: Investigou-se a mediação parental de pais universitários brasileiros (n=50)para guiar o uso da internet pelos filhos de 7 a 12 anos, partindo da hipótesede que as crenças relacionadas a esse uso interferem no tipo de mediaçãoadotada. Um questionário fechado foi aplicado, e os resultados indicamque os respondentes, em média com 28 anos (± 8.58), recorrem a um tipode mediação mista, caracterizado tanto pela estipulação de regras quantopela supervisão, conversa e acompanhamento das atividades do filho nainternet, embora demonstrem preferência pelo uso da mediação ativa e douso acompanhado. Verificou-se que pais que mais conversam e orientamtambém aplicam mais regras para o uso da internet pelos filhos, entretantoas crenças parecem não afetar o tipo de mediação utilizada. Tal resultadoprecisa ser relativizado, uma vez que se trata de um estudo-piloto, masaponta para necessidade de mais estudos sobre o tema.
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