O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881 |
Resumo: | Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta role-play para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas no ensino de graduação em Psicologia. São analisados as diferentes etapas, os papéis assumidos pelos alunos (terapeuta, cliente e debatedor), o potencial pedagógico do role-play no treinamento da expertise clínica indicada pela prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) e, principalmente, a aquisição de habilidades interacionais para a prática psicoterápica. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas que enfatizem o exercício prático da alteridade e da dialogicidade, tão importantes para a formação do profissional da Psicologia, independentemente da abordagem teórica de escolha; como endossam as mais recentes orientações e recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA). A avaliação dos alunos sobre a atividade confirma o potencial da ferramenta no desenvolvimento de competências para a clínica psicológica. |
id |
PUC_MG-3_adab796603a4af39c7d05719479c8e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28881 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS ROLE-PLAYING FOR THE TRAINING OF EVIDENCE-BASED THERAPEUTIC SKILLSLA DRAMATIZACIÓN PARA LA PRÁCTICA DE HABILIDADES TERAPÉUTICAS BASADAS EN LA EVIDENCIAEvidence-based psychology;psychologist education;psychotherapyPsicología basada en las evidenciasformación del psicólogopsicoterapiaPsicologia baseada em evidênciasformação do psicólogopsicoterapiaEste artigo relata a experiência do uso da ferramenta role-play para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas no ensino de graduação em Psicologia. São analisados as diferentes etapas, os papéis assumidos pelos alunos (terapeuta, cliente e debatedor), o potencial pedagógico do role-play no treinamento da expertise clínica indicada pela prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) e, principalmente, a aquisição de habilidades interacionais para a prática psicoterápica. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas que enfatizem o exercício prático da alteridade e da dialogicidade, tão importantes para a formação do profissional da Psicologia, independentemente da abordagem teórica de escolha; como endossam as mais recentes orientações e recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA). A avaliação dos alunos sobre a atividade confirma o potencial da ferramenta no desenvolvimento de competências para a clínica psicológica.This article reports the experience with role-playing as a tool for the development of therapeutic skills in the context of a Psychology under graduation course. The study analyzes the different steps, roles played by the students (therapist, client and debater), pedagogical potential of roleplaying in training clinical expertise recommended by Evidence-Based Practice in Psychology (EBPP) and, mainly, the acquisition of interactional skills for psychotherapy practice. It points out the need for initiatives that emphasize the practical exercise of alterity and dialogicity, so important to the education of psychology professionals, regardless of the theoretical approach chosen; as endorsed by the most recent orientations and recommendations of the American Psychology Association (APA). Students’ feedback on the activity confirms the potential of this tool for the development of skills for the psychology clinic. En este artículo se relata la experiencia del uso de la herramienta de la dramatización (o juego de roles) para el desarrollo de habilidades terapéuticas en la enseñanza de grado en psicología. Se analizan las diferentes etapas, los roles asumidos por los alumnos (terapeuta, cliente y comentador), el potencial pedagógico de la dramatización en el entrenamiento de la experticia clínica indicada por la Práctica de la Psicología Basada en la Evidencia (PPBE) y, sobre todo, la adquisición de habilidades de interacción para la práctica psicoterapéutica. El estudio demuestra la necesidad de iniciativas que enfaticen el ejercicio práctico de la alteridad y de la dialogicidad en la formación del psicólogo, independientemente del abordaje teórico elegido, en sintonía con las recientes orientaciones y recomendaciones de la Asociación Americana de Psicología (APA). La evaluación de los alumnos sobre la actividad confirma el potencial de la herramienta en el desarrollo de competencias para la clínica psicológica.Editora PUC Minas2022-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2888110.5752/P.1678-9563.2022v28n0p189-206Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 189-2061678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881/21500Stenzel , Lucia Marques Cesa , Marcela Lahiguera info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T21:44:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28881Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-11-30T21:44:50Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS ROLE-PLAYING FOR THE TRAINING OF EVIDENCE-BASED THERAPEUTIC SKILLS LA DRAMATIZACIÓN PARA LA PRÁCTICA DE HABILIDADES TERAPÉUTICAS BASADAS EN LA EVIDENCIA |
title |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS |
spellingShingle |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS Stenzel , Lucia Marques Evidence-based psychology; psychologist education; psychotherapy Psicología basada en las evidencias formación del psicólogo psicoterapia Psicologia baseada em evidências formação do psicólogo psicoterapia |
title_short |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS |
title_full |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS |
title_fullStr |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS |
title_sort |
O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS |
author |
Stenzel , Lucia Marques |
author_facet |
Stenzel , Lucia Marques Cesa , Marcela Lahiguera |
author_role |
author |
author2 |
Cesa , Marcela Lahiguera |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stenzel , Lucia Marques Cesa , Marcela Lahiguera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evidence-based psychology; psychologist education; psychotherapy Psicología basada en las evidencias formación del psicólogo psicoterapia Psicologia baseada em evidências formação do psicólogo psicoterapia |
topic |
Evidence-based psychology; psychologist education; psychotherapy Psicología basada en las evidencias formación del psicólogo psicoterapia Psicologia baseada em evidências formação do psicólogo psicoterapia |
description |
Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta role-play para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas no ensino de graduação em Psicologia. São analisados as diferentes etapas, os papéis assumidos pelos alunos (terapeuta, cliente e debatedor), o potencial pedagógico do role-play no treinamento da expertise clínica indicada pela prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) e, principalmente, a aquisição de habilidades interacionais para a prática psicoterápica. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas que enfatizem o exercício prático da alteridade e da dialogicidade, tão importantes para a formação do profissional da Psicologia, independentemente da abordagem teórica de escolha; como endossam as mais recentes orientações e recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA). A avaliação dos alunos sobre a atividade confirma o potencial da ferramenta no desenvolvimento de competências para a clínica psicológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881 10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p189-206 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p189-206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881/21500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 189-206 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688270363033600 |