O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stenzel , Lucia Marques
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cesa , Marcela Lahiguera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881
Resumo: Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta role-play para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas no ensino de graduação em Psicologia. São analisados as diferentes etapas, os papéis assumidos pelos alunos (terapeuta, cliente e debatedor), o potencial pedagógico do role-play no treinamento da expertise clínica indicada pela prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) e, principalmente, a aquisição de habilidades interacionais para a prática psicoterápica. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas que enfatizem o exercício prático da alteridade e da dialogicidade, tão importantes para a formação do profissional da Psicologia, independentemente da abordagem teórica de escolha; como endossam as mais recentes orientações e recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA). A avaliação dos alunos sobre a atividade confirma o potencial da ferramenta no desenvolvimento de competências para a clínica psicológica.
id PUC_MG-3_adab796603a4af39c7d05719479c8e05
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28881
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS ROLE-PLAYING FOR THE TRAINING OF EVIDENCE-BASED THERAPEUTIC SKILLSLA DRAMATIZACIÓN PARA LA PRÁCTICA DE HABILIDADES TERAPÉUTICAS BASADAS EN LA EVIDENCIAEvidence-based psychology;psychologist education;psychotherapyPsicología basada en las evidenciasformación del psicólogopsicoterapiaPsicologia baseada em evidênciasformação do psicólogopsicoterapiaEste artigo relata a experiência do uso da ferramenta role-play para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas no ensino de graduação em Psicologia. São analisados as diferentes etapas, os papéis assumidos pelos alunos (terapeuta, cliente e debatedor), o potencial pedagógico do role-play no treinamento da expertise clínica indicada pela prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) e, principalmente, a aquisição de habilidades interacionais para a prática psicoterápica. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas que enfatizem o exercício prático da alteridade e da dialogicidade, tão importantes para a formação do profissional da Psicologia, independentemente da abordagem teórica de escolha; como endossam as mais recentes orientações e recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA). A avaliação dos alunos sobre a atividade confirma o potencial da ferramenta no desenvolvimento de competências para a clínica psicológica.This article reports the experience with role-playing as a tool for the development of therapeutic skills in the context of a Psychology under graduation course. The study analyzes the different steps, roles played by the students (therapist, client and debater), pedagogical potential of roleplaying in training clinical expertise recommended by Evidence-Based Practice in Psychology (EBPP) and, mainly, the acquisition of interactional skills for psychotherapy practice. It points out the need for initiatives that emphasize the practical exercise of alterity and dialogicity, so important to the education of psychology professionals, regardless of the theoretical approach chosen; as endorsed by the most recent orientations and recommendations of the American Psychology Association (APA). Students’ feedback on the activity confirms the potential of this tool for the development of skills for the psychology clinic. En este artículo se relata la experiencia del uso de la herramienta de la dramatización (o juego de roles) para el desarrollo de habilidades terapéuticas en la enseñanza de grado en psicología. Se analizan las diferentes etapas, los roles asumidos por los alumnos (terapeuta, cliente y comentador), el potencial pedagógico de la dramatización en el entrenamiento de la experticia clínica indicada por la Práctica de la Psicología Basada en la Evidencia (PPBE) y, sobre todo, la adquisición de habilidades de interacción para la práctica psicoterapéutica. El estudio demuestra la necesidad de iniciativas que enfaticen el ejercicio práctico de la alteridad y de la dialogicidad en la formación del psicólogo, independientemente del abordaje teórico elegido, en sintonía con las recientes orientaciones y recomendaciones de la Asociación Americana de Psicología (APA). La evaluación de los alumnos sobre la actividad confirma el potencial de la herramienta en el desarrollo de competencias para la clínica psicológica.Editora PUC Minas2022-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2888110.5752/P.1678-9563.2022v28n0p189-206Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 189-2061678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881/21500Stenzel , Lucia Marques Cesa , Marcela Lahiguera info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T21:44:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28881Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-11-30T21:44:50Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
ROLE-PLAYING FOR THE TRAINING OF EVIDENCE-BASED THERAPEUTIC SKILLS
LA DRAMATIZACIÓN PARA LA PRÁCTICA DE HABILIDADES TERAPÉUTICAS BASADAS EN LA EVIDENCIA
title O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
spellingShingle O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
Stenzel , Lucia Marques
Evidence-based psychology;
psychologist education;
psychotherapy
Psicología basada en las evidencias
formación del psicólogo
psicoterapia
Psicologia baseada em evidências
formação do psicólogo
psicoterapia
title_short O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
title_full O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
title_fullStr O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
title_full_unstemmed O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
title_sort O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
author Stenzel , Lucia Marques
author_facet Stenzel , Lucia Marques
Cesa , Marcela Lahiguera
author_role author
author2 Cesa , Marcela Lahiguera
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stenzel , Lucia Marques
Cesa , Marcela Lahiguera
dc.subject.por.fl_str_mv Evidence-based psychology;
psychologist education;
psychotherapy
Psicología basada en las evidencias
formación del psicólogo
psicoterapia
Psicologia baseada em evidências
formação do psicólogo
psicoterapia
topic Evidence-based psychology;
psychologist education;
psychotherapy
Psicología basada en las evidencias
formación del psicólogo
psicoterapia
Psicologia baseada em evidências
formação do psicólogo
psicoterapia
description Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta role-play para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas no ensino de graduação em Psicologia. São analisados as diferentes etapas, os papéis assumidos pelos alunos (terapeuta, cliente e debatedor), o potencial pedagógico do role-play no treinamento da expertise clínica indicada pela prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) e, principalmente, a aquisição de habilidades interacionais para a prática psicoterápica. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas que enfatizem o exercício prático da alteridade e da dialogicidade, tão importantes para a formação do profissional da Psicologia, independentemente da abordagem teórica de escolha; como endossam as mais recentes orientações e recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA). A avaliação dos alunos sobre a atividade confirma o potencial da ferramenta no desenvolvimento de competências para a clínica psicológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881
10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p189-206
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p189-206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28881/21500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 189-206
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688270363033600