O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Maria Auxiliadora Motta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310
Resumo:     Resumo Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia.   Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott.   Abstract This paper is an account of a psychoanalytical inquiry into provincial adolescents’ collective imaginary concerning their life phase and the exit from their parents’ home. The research was organized as a collective therapeutic consultation with six young people, aged between fifteen and twenty-one, using the drawing-story procedure as a theme. The psychoanalytical approach of the clinical material allowed the detection of the following unconscious psychological-existential fields: “fusions and confusions”, “a parallel world”, “negative vision of the future” and “choices”. The study indicates the necessity of psychological prevention and intervention measures that can contribute to the adolescents’ entrance into a process of re-appropriation of their own destiny and autonomy.   Key-words: adolescence; collective imaginary; drawing-story procedure with a theme; psychoanalysis; D. W. Winnicott.   Resumen El presente trabajo es el relato de una investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de jóvenes del medio rural sobre la fase de vida en la que se encuentran y la salida del domicilio paterno. La investigación fue organizada como una consulta terapéutica colectiva, con seis jóvenes, con edades comprendidas entre los quince y veintiún años, durante la cual fue usado el procedimiento de dibujos-historias con tema. El abordaje psicoanalítico del material clínico reveló la existencia de los siguientes campos psicológicos no conscientes: “fusiones y confusiones”, “un mundo paralelo”, “visión negativa del futuro” y “las elecciones”. El estudio indica la necesidad de prevenciones e intervenciones que puedan contribuir a la entrada del joven en un proceso de captación de su destino y conquista de autonomía.   Palabras clave: adolescencia; imaginario colectivo; procedimiento de dibujo-historia con tema; psicoanálisis; D. W. Winnicott.   Texto enviado em janeiro de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010.    
id PUC_MG-3_bebed06429e5fe310cb8550499bcbc60
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/954
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranosAdolescênciaImaginário ColetivoProcedimento de Desenho-Estória com TemaPsicanáliseD.W.Winnicott.    Resumo Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia.   Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott.   Abstract This paper is an account of a psychoanalytical inquiry into provincial adolescents’ collective imaginary concerning their life phase and the exit from their parents’ home. The research was organized as a collective therapeutic consultation with six young people, aged between fifteen and twenty-one, using the drawing-story procedure as a theme. The psychoanalytical approach of the clinical material allowed the detection of the following unconscious psychological-existential fields: “fusions and confusions”, “a parallel world”, “negative vision of the future” and “choices”. The study indicates the necessity of psychological prevention and intervention measures that can contribute to the adolescents’ entrance into a process of re-appropriation of their own destiny and autonomy.   Key-words: adolescence; collective imaginary; drawing-story procedure with a theme; psychoanalysis; D. W. Winnicott.   Resumen El presente trabajo es el relato de una investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de jóvenes del medio rural sobre la fase de vida en la que se encuentran y la salida del domicilio paterno. La investigación fue organizada como una consulta terapéutica colectiva, con seis jóvenes, con edades comprendidas entre los quince y veintiún años, durante la cual fue usado el procedimiento de dibujos-historias con tema. El abordaje psicoanalítico del material clínico reveló la existencia de los siguientes campos psicológicos no conscientes: “fusiones y confusiones”, “un mundo paralelo”, “visión negativa del futuro” y “las elecciones”. El estudio indica la necesidad de prevenciones e intervenciones que puedan contribuir a la entrada del joven en un proceso de captación de su destino y conquista de autonomía.   Palabras clave: adolescencia; imaginario colectivo; procedimiento de dibujo-historia con tema; psicoanálisis; D. W. Winnicott.   Texto enviado em janeiro de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010.    Editora PUC Minas2011-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p31010.5752/P.1678-9563.2010v16n2p310Psicologia em Revista; v. 16 n. 2 (2010): Psicologia em Revista; 310-3291678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310/1940Barreto, Maria Auxiliadora MottaAiello-Vaisberg, Tânia Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/954Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:54Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
title O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
spellingShingle O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
Barreto, Maria Auxiliadora Motta
Adolescência
Imaginário Coletivo
Procedimento de Desenho-Estória com Tema
Psicanálise
D.W.Winnicott.
title_short O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
title_full O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
title_fullStr O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
title_full_unstemmed O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
title_sort O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
author Barreto, Maria Auxiliadora Motta
author_facet Barreto, Maria Auxiliadora Motta
Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
author_role author
author2 Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Maria Auxiliadora Motta
Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Imaginário Coletivo
Procedimento de Desenho-Estória com Tema
Psicanálise
D.W.Winnicott.
topic Adolescência
Imaginário Coletivo
Procedimento de Desenho-Estória com Tema
Psicanálise
D.W.Winnicott.
description     Resumo Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia.   Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott.   Abstract This paper is an account of a psychoanalytical inquiry into provincial adolescents’ collective imaginary concerning their life phase and the exit from their parents’ home. The research was organized as a collective therapeutic consultation with six young people, aged between fifteen and twenty-one, using the drawing-story procedure as a theme. The psychoanalytical approach of the clinical material allowed the detection of the following unconscious psychological-existential fields: “fusions and confusions”, “a parallel world”, “negative vision of the future” and “choices”. The study indicates the necessity of psychological prevention and intervention measures that can contribute to the adolescents’ entrance into a process of re-appropriation of their own destiny and autonomy.   Key-words: adolescence; collective imaginary; drawing-story procedure with a theme; psychoanalysis; D. W. Winnicott.   Resumen El presente trabajo es el relato de una investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de jóvenes del medio rural sobre la fase de vida en la que se encuentran y la salida del domicilio paterno. La investigación fue organizada como una consulta terapéutica colectiva, con seis jóvenes, con edades comprendidas entre los quince y veintiún años, durante la cual fue usado el procedimiento de dibujos-historias con tema. El abordaje psicoanalítico del material clínico reveló la existencia de los siguientes campos psicológicos no conscientes: “fusiones y confusiones”, “un mundo paralelo”, “visión negativa del futuro” y “las elecciones”. El estudio indica la necesidad de prevenciones e intervenciones que puedan contribuir a la entrada del joven en un proceso de captación de su destino y conquista de autonomía.   Palabras clave: adolescencia; imaginario colectivo; procedimiento de dibujo-historia con tema; psicoanálisis; D. W. Winnicott.   Texto enviado em janeiro de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010.    
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310
10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p310
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310/1940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 16 n. 2 (2010): Psicologia em Revista; 310-329
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271766028288