O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310 |
Resumo: | Resumo Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia. Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott. Abstract This paper is an account of a psychoanalytical inquiry into provincial adolescents’ collective imaginary concerning their life phase and the exit from their parents’ home. The research was organized as a collective therapeutic consultation with six young people, aged between fifteen and twenty-one, using the drawing-story procedure as a theme. The psychoanalytical approach of the clinical material allowed the detection of the following unconscious psychological-existential fields: “fusions and confusions”, “a parallel world”, “negative vision of the future” and “choices”. The study indicates the necessity of psychological prevention and intervention measures that can contribute to the adolescents’ entrance into a process of re-appropriation of their own destiny and autonomy. Key-words: adolescence; collective imaginary; drawing-story procedure with a theme; psychoanalysis; D. W. Winnicott. Resumen El presente trabajo es el relato de una investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de jóvenes del medio rural sobre la fase de vida en la que se encuentran y la salida del domicilio paterno. La investigación fue organizada como una consulta terapéutica colectiva, con seis jóvenes, con edades comprendidas entre los quince y veintiún años, durante la cual fue usado el procedimiento de dibujos-historias con tema. El abordaje psicoanalítico del material clínico reveló la existencia de los siguientes campos psicológicos no conscientes: “fusiones y confusiones”, “un mundo paralelo”, “visión negativa del futuro” y “las elecciones”. El estudio indica la necesidad de prevenciones e intervenciones que puedan contribuir a la entrada del joven en un proceso de captación de su destino y conquista de autonomía. Palabras clave: adolescencia; imaginario colectivo; procedimiento de dibujo-historia con tema; psicoanálisis; D. W. Winnicott. Texto enviado em janeiro de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010. |
id |
PUC_MG-3_bebed06429e5fe310cb8550499bcbc60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/954 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranosAdolescênciaImaginário ColetivoProcedimento de Desenho-Estória com TemaPsicanáliseD.W.Winnicott. Resumo Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia. Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott. Abstract This paper is an account of a psychoanalytical inquiry into provincial adolescents’ collective imaginary concerning their life phase and the exit from their parents’ home. The research was organized as a collective therapeutic consultation with six young people, aged between fifteen and twenty-one, using the drawing-story procedure as a theme. The psychoanalytical approach of the clinical material allowed the detection of the following unconscious psychological-existential fields: “fusions and confusions”, “a parallel world”, “negative vision of the future” and “choices”. The study indicates the necessity of psychological prevention and intervention measures that can contribute to the adolescents’ entrance into a process of re-appropriation of their own destiny and autonomy. Key-words: adolescence; collective imaginary; drawing-story procedure with a theme; psychoanalysis; D. W. Winnicott. Resumen El presente trabajo es el relato de una investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de jóvenes del medio rural sobre la fase de vida en la que se encuentran y la salida del domicilio paterno. La investigación fue organizada como una consulta terapéutica colectiva, con seis jóvenes, con edades comprendidas entre los quince y veintiún años, durante la cual fue usado el procedimiento de dibujos-historias con tema. El abordaje psicoanalítico del material clínico reveló la existencia de los siguientes campos psicológicos no conscientes: “fusiones y confusiones”, “un mundo paralelo”, “visión negativa del futuro” y “las elecciones”. El estudio indica la necesidad de prevenciones e intervenciones que puedan contribuir a la entrada del joven en un proceso de captación de su destino y conquista de autonomía. Palabras clave: adolescencia; imaginario colectivo; procedimiento de dibujo-historia con tema; psicoanálisis; D. W. Winnicott. Texto enviado em janeiro de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010. Editora PUC Minas2011-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p31010.5752/P.1678-9563.2010v16n2p310Psicologia em Revista; v. 16 n. 2 (2010): Psicologia em Revista; 310-3291678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310/1940Barreto, Maria Auxiliadora MottaAiello-Vaisberg, Tânia Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/954Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:54Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos |
title |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos |
spellingShingle |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos Barreto, Maria Auxiliadora Motta Adolescência Imaginário Coletivo Procedimento de Desenho-Estória com Tema Psicanálise D.W.Winnicott. |
title_short |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos |
title_full |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos |
title_fullStr |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos |
title_full_unstemmed |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos |
title_sort |
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos |
author |
Barreto, Maria Auxiliadora Motta |
author_facet |
Barreto, Maria Auxiliadora Motta Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Maria Auxiliadora Motta Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Imaginário Coletivo Procedimento de Desenho-Estória com Tema Psicanálise D.W.Winnicott. |
topic |
Adolescência Imaginário Coletivo Procedimento de Desenho-Estória com Tema Psicanálise D.W.Winnicott. |
description |
Resumo Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia. Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott. Abstract This paper is an account of a psychoanalytical inquiry into provincial adolescents’ collective imaginary concerning their life phase and the exit from their parents’ home. The research was organized as a collective therapeutic consultation with six young people, aged between fifteen and twenty-one, using the drawing-story procedure as a theme. The psychoanalytical approach of the clinical material allowed the detection of the following unconscious psychological-existential fields: “fusions and confusions”, “a parallel world”, “negative vision of the future” and “choices”. The study indicates the necessity of psychological prevention and intervention measures that can contribute to the adolescents’ entrance into a process of re-appropriation of their own destiny and autonomy. Key-words: adolescence; collective imaginary; drawing-story procedure with a theme; psychoanalysis; D. W. Winnicott. Resumen El presente trabajo es el relato de una investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de jóvenes del medio rural sobre la fase de vida en la que se encuentran y la salida del domicilio paterno. La investigación fue organizada como una consulta terapéutica colectiva, con seis jóvenes, con edades comprendidas entre los quince y veintiún años, durante la cual fue usado el procedimiento de dibujos-historias con tema. El abordaje psicoanalítico del material clínico reveló la existencia de los siguientes campos psicológicos no conscientes: “fusiones y confusiones”, “un mundo paralelo”, “visión negativa del futuro” y “las elecciones”. El estudio indica la necesidad de prevenciones e intervenciones que puedan contribuir a la entrada del joven en un proceso de captación de su destino y conquista de autonomía. Palabras clave: adolescencia; imaginario colectivo; procedimiento de dibujo-historia con tema; psicoanálisis; D. W. Winnicott. Texto enviado em janeiro de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310 10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p310 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n2p310/1940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 16 n. 2 (2010): Psicologia em Revista; 310-329 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688271766028288 |