ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Priscila Pereira Mendes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885
Resumo: Este artigo apresenta um modelo teórico-metodológico, para a análise de trajetórias biográficas em Psicologia do Desenvolvimento, que integra duas abordagens: o modelo de equifinalidade de trajetórias e a teoria do sistema de self dialógico. Baseia-se em um estudo de caso que parte de dados fornecidos por um projeto de pesquisa qualitativa sobre envelhecimento, da qual participaram seis mulheres que são a cuidadora principal de pessoa idosa da família, esta com diagnóstico de demência. O estudo original envolveu a realização de duas entrevistas individuais, genograma, mandala autobiográfica e grupo focal. Os resultados apontaram que o tornar-se cuidadora, ponto de equifinalidade das trajetórias biográficas das participantes, foi associado a significados diversos. O cuidar funcionou como catalisador de novos processos de desenvolvimento e de prospecções de si orientadas ao futuro. No fim, o artigo avalia o valor heurístico do arranjo teórico-metodológico proposto para o campo de estudos sobre desenvolvimento adulto e curso de vida.
id PUC_MG-3_c260c3058bc6f69df86b44e887e4973e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28885
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTOTRAJECTORY ANALYSIS AND THE STUDY OF ADULT PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENTANÁLISIS DE TRAYECTORIA Y EL ESTUDIO DEL DESARROLLO PSICOLÓGICO ADULTOLife course;Caregiver;Adult development;Self;TrajectoryCurso de vida;Desarrollo de adultos;Psicología del desarollo;SelfCurso de vida;Cuidadora;Desenvolvimento do Adulto;Self;TrajetóriasEste artigo apresenta um modelo teórico-metodológico, para a análise de trajetórias biográficas em Psicologia do Desenvolvimento, que integra duas abordagens: o modelo de equifinalidade de trajetórias e a teoria do sistema de self dialógico. Baseia-se em um estudo de caso que parte de dados fornecidos por um projeto de pesquisa qualitativa sobre envelhecimento, da qual participaram seis mulheres que são a cuidadora principal de pessoa idosa da família, esta com diagnóstico de demência. O estudo original envolveu a realização de duas entrevistas individuais, genograma, mandala autobiográfica e grupo focal. Os resultados apontaram que o tornar-se cuidadora, ponto de equifinalidade das trajetórias biográficas das participantes, foi associado a significados diversos. O cuidar funcionou como catalisador de novos processos de desenvolvimento e de prospecções de si orientadas ao futuro. No fim, o artigo avalia o valor heurístico do arranjo teórico-metodológico proposto para o campo de estudos sobre desenvolvimento adulto e curso de vida.This work proposes a theoretical-methodological model for the analysis of adult trajectories within developmental psychology. The model integrates the Trajectory Equifinality Model (TEM) and the Dialogical Self System Theory (DSST) and is explained through the presentation of a case study, one of the six studies elaborated in a research project on aging in which participated six middle aged women who were the primary caregivers of elderly family members diagnosed with dementia. The procedures adopted were individual interview, genogram, autobiographical mandala, and focus group. Results pointed out that the transition to the role of caregivers, the equifinality point shared by participants, was differently conceived by each of them and functioned as a catalyzer of novel developmental processes and self-projections that guided them towards the future. Then, the paper elaborates on the heuristic value of the proposed model considering the field of adult development and life course studies.Este artículo propone un modelo teórico-metodológico para el análisis de trayectorias biográficas en psicología del desarrollo en el que se integran dos abordajes: el Modelo de Equifinalidad de Trayectoria y la Teoría del Sistema del Self Dialógico. Se basa em un estudio de caso, el cual es parte de un proyecto de investigación cualitativa sobre el envejecimiento, donde participaron seis mujeres quienes son las principales cuidadoras de personas mayores en la familia, diagnosticada con demencia. En el estudio original se recolectó datos por medio de entrevista individual, genograma, mándala autobiográfica y grupo focal. Los resultados muestran que el convertirse en cuidadoras, el punto de equifinalidad en común a las participantes recibió diferentes significados por parte de éstas y funcionó como catalizador de nuevos procesos de desarrollo y auto prospección orientada hacia el futuro. Al final, el artículo evalúa el valor heurístico del arreglo teórico-metodológico propuesto para el campo de estudios sobre desarrollo de adultos y curso de la vida.Editora PUC Minas2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2888510.5752/P.1678-9563.2022v28n0p225-244Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 225-2441678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885/21562Copyright (c) 2022 Priscila Pereira Mendes Nascimento, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Nascimento, Priscila Pereira MendesOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de2023-11-30T20:30:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28885Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-11-30T20:30:37Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
TRAJECTORY ANALYSIS AND THE STUDY OF ADULT PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT
ANÁLISIS DE TRAYECTORIA Y EL ESTUDIO DEL DESARROLLO PSICOLÓGICO ADULTO
title ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
spellingShingle ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
Nascimento, Priscila Pereira Mendes
Life course;
Caregiver;
Adult development;
Self;
Trajectory
Curso de vida;
Desarrollo de adultos;
Psicología del desarollo;
Self
Curso de vida;
Cuidadora;
Desenvolvimento do Adulto;
Self;
Trajetórias
title_short ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
title_full ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
title_fullStr ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
title_sort ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
author Nascimento, Priscila Pereira Mendes
author_facet Nascimento, Priscila Pereira Mendes
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Priscila Pereira Mendes
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Life course;
Caregiver;
Adult development;
Self;
Trajectory
Curso de vida;
Desarrollo de adultos;
Psicología del desarollo;
Self
Curso de vida;
Cuidadora;
Desenvolvimento do Adulto;
Self;
Trajetórias
topic Life course;
Caregiver;
Adult development;
Self;
Trajectory
Curso de vida;
Desarrollo de adultos;
Psicología del desarollo;
Self
Curso de vida;
Cuidadora;
Desenvolvimento do Adulto;
Self;
Trajetórias
description Este artigo apresenta um modelo teórico-metodológico, para a análise de trajetórias biográficas em Psicologia do Desenvolvimento, que integra duas abordagens: o modelo de equifinalidade de trajetórias e a teoria do sistema de self dialógico. Baseia-se em um estudo de caso que parte de dados fornecidos por um projeto de pesquisa qualitativa sobre envelhecimento, da qual participaram seis mulheres que são a cuidadora principal de pessoa idosa da família, esta com diagnóstico de demência. O estudo original envolveu a realização de duas entrevistas individuais, genograma, mandala autobiográfica e grupo focal. Os resultados apontaram que o tornar-se cuidadora, ponto de equifinalidade das trajetórias biográficas das participantes, foi associado a significados diversos. O cuidar funcionou como catalisador de novos processos de desenvolvimento e de prospecções de si orientadas ao futuro. No fim, o artigo avalia o valor heurístico do arranjo teórico-metodológico proposto para o campo de estudos sobre desenvolvimento adulto e curso de vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885
10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p225-244
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p225-244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885/21562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Priscila Pereira Mendes Nascimento, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Priscila Pereira Mendes Nascimento, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 225-244
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688270368276480