ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885 |
Resumo: | Este artigo apresenta um modelo teórico-metodológico, para a análise de trajetórias biográficas em Psicologia do Desenvolvimento, que integra duas abordagens: o modelo de equifinalidade de trajetórias e a teoria do sistema de self dialógico. Baseia-se em um estudo de caso que parte de dados fornecidos por um projeto de pesquisa qualitativa sobre envelhecimento, da qual participaram seis mulheres que são a cuidadora principal de pessoa idosa da família, esta com diagnóstico de demência. O estudo original envolveu a realização de duas entrevistas individuais, genograma, mandala autobiográfica e grupo focal. Os resultados apontaram que o tornar-se cuidadora, ponto de equifinalidade das trajetórias biográficas das participantes, foi associado a significados diversos. O cuidar funcionou como catalisador de novos processos de desenvolvimento e de prospecções de si orientadas ao futuro. No fim, o artigo avalia o valor heurístico do arranjo teórico-metodológico proposto para o campo de estudos sobre desenvolvimento adulto e curso de vida. |
id |
PUC_MG-3_c260c3058bc6f69df86b44e887e4973e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28885 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTOTRAJECTORY ANALYSIS AND THE STUDY OF ADULT PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENTANÁLISIS DE TRAYECTORIA Y EL ESTUDIO DEL DESARROLLO PSICOLÓGICO ADULTOLife course;Caregiver;Adult development;Self;TrajectoryCurso de vida;Desarrollo de adultos;Psicología del desarollo;SelfCurso de vida;Cuidadora;Desenvolvimento do Adulto;Self;TrajetóriasEste artigo apresenta um modelo teórico-metodológico, para a análise de trajetórias biográficas em Psicologia do Desenvolvimento, que integra duas abordagens: o modelo de equifinalidade de trajetórias e a teoria do sistema de self dialógico. Baseia-se em um estudo de caso que parte de dados fornecidos por um projeto de pesquisa qualitativa sobre envelhecimento, da qual participaram seis mulheres que são a cuidadora principal de pessoa idosa da família, esta com diagnóstico de demência. O estudo original envolveu a realização de duas entrevistas individuais, genograma, mandala autobiográfica e grupo focal. Os resultados apontaram que o tornar-se cuidadora, ponto de equifinalidade das trajetórias biográficas das participantes, foi associado a significados diversos. O cuidar funcionou como catalisador de novos processos de desenvolvimento e de prospecções de si orientadas ao futuro. No fim, o artigo avalia o valor heurístico do arranjo teórico-metodológico proposto para o campo de estudos sobre desenvolvimento adulto e curso de vida.This work proposes a theoretical-methodological model for the analysis of adult trajectories within developmental psychology. The model integrates the Trajectory Equifinality Model (TEM) and the Dialogical Self System Theory (DSST) and is explained through the presentation of a case study, one of the six studies elaborated in a research project on aging in which participated six middle aged women who were the primary caregivers of elderly family members diagnosed with dementia. The procedures adopted were individual interview, genogram, autobiographical mandala, and focus group. Results pointed out that the transition to the role of caregivers, the equifinality point shared by participants, was differently conceived by each of them and functioned as a catalyzer of novel developmental processes and self-projections that guided them towards the future. Then, the paper elaborates on the heuristic value of the proposed model considering the field of adult development and life course studies.Este artículo propone un modelo teórico-metodológico para el análisis de trayectorias biográficas en psicología del desarrollo en el que se integran dos abordajes: el Modelo de Equifinalidad de Trayectoria y la Teoría del Sistema del Self Dialógico. Se basa em un estudio de caso, el cual es parte de un proyecto de investigación cualitativa sobre el envejecimiento, donde participaron seis mujeres quienes son las principales cuidadoras de personas mayores en la familia, diagnosticada con demencia. En el estudio original se recolectó datos por medio de entrevista individual, genograma, mándala autobiográfica y grupo focal. Los resultados muestran que el convertirse en cuidadoras, el punto de equifinalidad en común a las participantes recibió diferentes significados por parte de éstas y funcionó como catalizador de nuevos procesos de desarrollo y auto prospección orientada hacia el futuro. Al final, el artículo evalúa el valor heurístico del arreglo teórico-metodológico propuesto para el campo de estudios sobre desarrollo de adultos y curso de la vida.Editora PUC Minas2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2888510.5752/P.1678-9563.2022v28n0p225-244Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 225-2441678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885/21562Copyright (c) 2022 Priscila Pereira Mendes Nascimento, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Nascimento, Priscila Pereira MendesOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de2023-11-30T20:30:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28885Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-11-30T20:30:37Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO TRAJECTORY ANALYSIS AND THE STUDY OF ADULT PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT ANÁLISIS DE TRAYECTORIA Y EL ESTUDIO DEL DESARROLLO PSICOLÓGICO ADULTO |
title |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO |
spellingShingle |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO Nascimento, Priscila Pereira Mendes Life course; Caregiver; Adult development; Self; Trajectory Curso de vida; Desarrollo de adultos; Psicología del desarollo; Self Curso de vida; Cuidadora; Desenvolvimento do Adulto; Self; Trajetórias |
title_short |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO |
title_full |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO |
title_fullStr |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO |
title_sort |
ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO ADULTO |
author |
Nascimento, Priscila Pereira Mendes |
author_facet |
Nascimento, Priscila Pereira Mendes Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Priscila Pereira Mendes Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Life course; Caregiver; Adult development; Self; Trajectory Curso de vida; Desarrollo de adultos; Psicología del desarollo; Self Curso de vida; Cuidadora; Desenvolvimento do Adulto; Self; Trajetórias |
topic |
Life course; Caregiver; Adult development; Self; Trajectory Curso de vida; Desarrollo de adultos; Psicología del desarollo; Self Curso de vida; Cuidadora; Desenvolvimento do Adulto; Self; Trajetórias |
description |
Este artigo apresenta um modelo teórico-metodológico, para a análise de trajetórias biográficas em Psicologia do Desenvolvimento, que integra duas abordagens: o modelo de equifinalidade de trajetórias e a teoria do sistema de self dialógico. Baseia-se em um estudo de caso que parte de dados fornecidos por um projeto de pesquisa qualitativa sobre envelhecimento, da qual participaram seis mulheres que são a cuidadora principal de pessoa idosa da família, esta com diagnóstico de demência. O estudo original envolveu a realização de duas entrevistas individuais, genograma, mandala autobiográfica e grupo focal. Os resultados apontaram que o tornar-se cuidadora, ponto de equifinalidade das trajetórias biográficas das participantes, foi associado a significados diversos. O cuidar funcionou como catalisador de novos processos de desenvolvimento e de prospecções de si orientadas ao futuro. No fim, o artigo avalia o valor heurístico do arranjo teórico-metodológico proposto para o campo de estudos sobre desenvolvimento adulto e curso de vida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885 10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p225-244 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2022v28n0p225-244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/28885/21562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Priscila Pereira Mendes Nascimento, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Priscila Pereira Mendes Nascimento, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 28 (2022): Psicologia em Revista; 225-244 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688270368276480 |