Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464 |
Resumo: | Considerandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso . |
id |
PUC_MG-3_ce4cd77f378dfe3581c720d6f06f6cd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distânciaeducação à distânciaautonomia do aprendizaprendizagem colaborativaConsiderandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso .Editora PUC Minas2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P46410.5752/P.1678-9523.2015V21N3P464Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 464-4781678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/9624http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/15393Copyright (c) 2016 José Maria Montiel, Suselei Aparecida Bedin Affonso, Stelio João Rodrigues, Eliane Quinelatohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMontiel, José MariaAffonso, Suselei Aparecida BedinRodrigues, Stelio JoãoQuinelato, Eliane2016-09-15T10:49:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-09-15T10:49:09Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância |
title |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância |
spellingShingle |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância Montiel, José Maria educação à distância autonomia do aprendiz aprendizagem colaborativa |
title_short |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância |
title_full |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância |
title_fullStr |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância |
title_full_unstemmed |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância |
title_sort |
Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância |
author |
Montiel, José Maria |
author_facet |
Montiel, José Maria Affonso, Suselei Aparecida Bedin Rodrigues, Stelio João Quinelato, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Affonso, Suselei Aparecida Bedin Rodrigues, Stelio João Quinelato, Eliane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montiel, José Maria Affonso, Suselei Aparecida Bedin Rodrigues, Stelio João Quinelato, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação à distância autonomia do aprendiz aprendizagem colaborativa |
topic |
educação à distância autonomia do aprendiz aprendizagem colaborativa |
description |
Considerandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso . |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464 10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P464 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/9624 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/15393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 464-478 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272666755072 |