Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montiel, José Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Affonso, Suselei Aparecida Bedin, Rodrigues, Stelio João, Quinelato, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464
Resumo: Considerandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o  uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas  adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso .
id PUC_MG-3_ce4cd77f378dfe3581c720d6f06f6cd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distânciaeducação à distânciaautonomia do aprendizaprendizagem colaborativaConsiderandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o  uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas  adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso .Editora PUC Minas2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P46410.5752/P.1678-9523.2015V21N3P464Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 464-4781678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/9624http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/15393Copyright (c) 2016 José Maria Montiel, Suselei Aparecida Bedin Affonso, Stelio João Rodrigues, Eliane Quinelatohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMontiel, José MariaAffonso, Suselei Aparecida BedinRodrigues, Stelio JoãoQuinelato, Eliane2016-09-15T10:49:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-09-15T10:49:09Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
title Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
spellingShingle Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
Montiel, José Maria
educação à distância
autonomia do aprendiz
aprendizagem colaborativa
title_short Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
title_full Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
title_fullStr Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
title_full_unstemmed Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
title_sort Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
author Montiel, José Maria
author_facet Montiel, José Maria
Affonso, Suselei Aparecida Bedin
Rodrigues, Stelio João
Quinelato, Eliane
author_role author
author2 Affonso, Suselei Aparecida Bedin
Rodrigues, Stelio João
Quinelato, Eliane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montiel, José Maria
Affonso, Suselei Aparecida Bedin
Rodrigues, Stelio João
Quinelato, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv educação à distância
autonomia do aprendiz
aprendizagem colaborativa
topic educação à distância
autonomia do aprendiz
aprendizagem colaborativa
description Considerandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o  uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas  adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso .
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464
10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P464
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/9624
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P464/15393
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 464-478
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272666755072