TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Carolina Silva, Agripino-Ramos, Cibele Shírley, Salomão, Nádia Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12215
Resumo: Considerando a importância da interação social para o desenvolvimento sociocomunicativo infantil, este estudo busca, com base numa revisão teórica, discorrer acerca das similaridades dos contextos interativos de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e de crianças com deficiência visual, focalizando os aspectos sociocomunicativos. Entre as semelhanças entre tais crianças são apontadas na literatura dificuldades em expressar e reconhecer emoções, presença de comportamentos repetitivos e prejuízos na atenção compartilhada. Nesse sentido, considerando os contextos interativos, os estudos na área apontam para a importância da bidirecionalidade e da responsividade por parte do mediador, no sentido de favorecer a interação social dessas crianças, como também do uso de estilos linguísticos diretivos e de objetos concretos, com base nas características comportamentais e sociocomunicativas das crianças. Salienta-se, por fim, que a compreensão dos contextos interativos pode contribuir na elaboração de propostas interventivas que visem a potencializar o desenvolvimento de tais crianças. Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Deficiência visual. Interação social. Desenvolvimento infantil.
id PUC_MG-3_dbfa67c33f80d9bbb9adfba97dbe24d2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12215
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVOAUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND VISUAL IMPAIRMENT: INTERACTIVE CONTEXTS AND SOCIO-COMMUNICATIVE DEVELOPMENTTRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA Y DEFICIENCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERACTIVOS Y DESARROLLO SOCIOCOMUNICATIVOautismodeficiência visualinteração socialdesenvolvimento infantil.Considerando a importância da interação social para o desenvolvimento sociocomunicativo infantil, este estudo busca, com base numa revisão teórica, discorrer acerca das similaridades dos contextos interativos de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e de crianças com deficiência visual, focalizando os aspectos sociocomunicativos. Entre as semelhanças entre tais crianças são apontadas na literatura dificuldades em expressar e reconhecer emoções, presença de comportamentos repetitivos e prejuízos na atenção compartilhada. Nesse sentido, considerando os contextos interativos, os estudos na área apontam para a importância da bidirecionalidade e da responsividade por parte do mediador, no sentido de favorecer a interação social dessas crianças, como também do uso de estilos linguísticos diretivos e de objetos concretos, com base nas características comportamentais e sociocomunicativas das crianças. Salienta-se, por fim, que a compreensão dos contextos interativos pode contribuir na elaboração de propostas interventivas que visem a potencializar o desenvolvimento de tais crianças. Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Deficiência visual. Interação social. Desenvolvimento infantil.Considering the importance of social interaction for children’s socio-communicative development, the present research aims, based on a theoretical review, at bringing into light a discussion about the similarities of interactive contexts of children diagnosed with autistic spectrum disorder (ASD), and children with visual impairment, laying emphasis on the socio-communicative aspects.  Among the similarities between such children, the literature points out the difficulties to express and recognize emotions, the occurrence of repetitive behaviors, and the loss of shared-attention. Thus, taking into consideration the interactive contexts, the studies approaching this field highlight the importance of the mediator’s bi-directionality and responsiveness, so as to enhance those children’s social interaction, as well as the use of directive linguistic styles and concrete objects, based on the children’s behavioral and socio-communicative features. It is finally highlighted that the understanding of interacting contexts may contribute to the elaboration of intervening proposals which aim to empower such children’s development. Keywords: Autistic spectrum disorder. Visual impairment. Social interaction. Child development.Considerando la importancia de la interacción social para el desarrollo sociocomunicativo infantil, este estudio tiene como objetivo, a partir de una revisión teórica, discurrir acerca de las similitudes de los contextos interactivos de niños diagnosticados con trastorno del espectro autista (TEA) y de niños con deficiencia visual, enfocando los aspectos sociocomunicativos. Entre las semejanzas entre tales niños, son apuntadas en la literatura dificultades en expresar y reconocer emociones, presencia de comportamientos repetitivos y perjuicios en la atención compartida. Así, considerando los contextos interactivos, los estudios en el área apuntan para la importancia de la bidireccionalidad y respuesta por parte del mediador, en el sentido de favorecer la interacción social de esos niños, así como el uso de estilos lingüísticos directivos y de objetos concretos, a partir de las características comportamentales y sociocomunicativas de los niños. Se destaca, finalmente, que la comprensión de los contextos interactivos puede contribuir en la elaboración de propuestas interventoras que busquen potencializar el desarrollo de dichos niños. Palabras clave: Trastorno del espectro autista. Deficiencia visual. Interacción social. Desarrollo infantil.Editora PUC Minas2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1221510.5752/P.1678-9563.2019v25n2p610-625Psicologia em Revista; v. 25 n. 2 (2019): Psicologia em Revista; 610-6251678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12215/16590Copyright (c) 2019 Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos, Carolina Silva Medeiros, Cibele Shírley Agripino-Ramos, Nádia Maria Ribeiro Salomãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Emellyne Lima de Medeiros DiasMedeiros, Carolina SilvaAgripino-Ramos, Cibele ShírleySalomão, Nádia Maria Ribeiro2020-10-08T19:29:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12215Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2020-10-08T19:29:14Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
AUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND VISUAL IMPAIRMENT: INTERACTIVE CONTEXTS AND SOCIO-COMMUNICATIVE DEVELOPMENT
TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA Y DEFICIENCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERACTIVOS Y DESARROLLO SOCIOCOMUNICATIVO
title TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
spellingShingle TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias
autismo
deficiência visual
interação social
desenvolvimento infantil.
title_short TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
title_full TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
title_fullStr TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
title_full_unstemmed TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
title_sort TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
author Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias
author_facet Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias
Medeiros, Carolina Silva
Agripino-Ramos, Cibele Shírley
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
author_role author
author2 Medeiros, Carolina Silva
Agripino-Ramos, Cibele Shírley
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias
Medeiros, Carolina Silva
Agripino-Ramos, Cibele Shírley
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
deficiência visual
interação social
desenvolvimento infantil.
topic autismo
deficiência visual
interação social
desenvolvimento infantil.
description Considerando a importância da interação social para o desenvolvimento sociocomunicativo infantil, este estudo busca, com base numa revisão teórica, discorrer acerca das similaridades dos contextos interativos de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e de crianças com deficiência visual, focalizando os aspectos sociocomunicativos. Entre as semelhanças entre tais crianças são apontadas na literatura dificuldades em expressar e reconhecer emoções, presença de comportamentos repetitivos e prejuízos na atenção compartilhada. Nesse sentido, considerando os contextos interativos, os estudos na área apontam para a importância da bidirecionalidade e da responsividade por parte do mediador, no sentido de favorecer a interação social dessas crianças, como também do uso de estilos linguísticos diretivos e de objetos concretos, com base nas características comportamentais e sociocomunicativas das crianças. Salienta-se, por fim, que a compreensão dos contextos interativos pode contribuir na elaboração de propostas interventivas que visem a potencializar o desenvolvimento de tais crianças. Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Deficiência visual. Interação social. Desenvolvimento infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12215
10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p610-625
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12215
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p610-625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12215/16590
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 25 n. 2 (2019): Psicologia em Revista; 610-625
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273584259072