Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wald, Analia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p437
Resumo:     Os processos imaginativos em meninos e meninas com problemas de aprendizagem O artigo desenvolve uma perspectiva psicanalítica dos processos imaginativos, com o propósito de enriquecer a abordagem clínica de meninos e meninas com problemas de aprendizagem. Com base em uma rede conceitual composta por diversos autores, definem-se os processos imaginativos como atividades representativas que envolvem os processos terciários na criação de sentidos inovadores que transformam e enriquecem a herança cultural, ao mesmo tempo em que outorgam complexidade ao psiquismo dos sujeitos. As produções simbólicas das crianças com problemas na aprendizagem (desenhos, narrativas, modos de ler, de escrever e de construir conhecimentos escolares) costumam ser precárias e rígidas, com predominância de aspectos evasivos ou de vazio que redundam em empobrecimento do tecido psíquico e em solicitações defensivas cada vez maiores. O desenvolvimento dos processos imaginativos possibilita o pensamento criativo e dinamiza, nas crianças, os processos de autonomia psíquica. O refinamento das estratégias clínicas tende a determinar, em cada caso, suas modalidades restritivas e possibilitar suas transformações. Palavras-chave: processos imaginativos; aprendizagem; simbolização.     Imaginative processes in children with learning problems This paper develops a psychoanalytic perspective of imaginative processes in order to enrich a clinical approach to children with learning problems. Taking off from conceptualizations of different authors, imaginative processes are defined as representative activities that involve tertiary processes to create novel meanings which transform and enrich cultural heritage and, at the same time promote the subjects’ psychic complexity. Symbolic productions (drawings, narratives, ways of reading, writing and school-learning) of children with learning problems are usually schematic and rigid, with either an evasive tendency or mere emptiness. In both cases the results are impoverished psychic fabric and increasing requirements of defensive mechanisms. The work of imaginative processes enables creative thinking and dynamizes psychic autonomy. The refinement of clinical strategies is aimed at being able to determine singular restrictive ways of imaginative processes in each case, and their possible transformations. Keywords: imaginative processes; learning; symbolization.     Los procesos imaginativos en niños y niñas con problemas de aprendizaje Este artículo desarrolla una perspectiva psicoanalítica de los procesos imaginativos con el propósito de enriquecer el abordaje clínico de niños y niñas con problemas de aprendizaje. A partir de un entramado conceptual de diversos autores, los procesos imaginativos son definidos como actividades representativas que involucran los procesos terciarios en la creación de sentidos novedosos que transforman y enriquecen la herencia cultural a la vez que complejizan el psiquismo de los sujetos. Las producciones simbólicas de los niños con problemas de aprendizaje (dibujos, narrativas, modos de leer, de escribir y de construir conocimientos escolares) suelen ser precarias y rígidas, con predominancia de aspectos evacuativos o de vacío que redundan en un empobrecimiento del tejido psíquico y en requerimientos defensivos cada vez mayores. El despliegue de los procesos imaginativos posibilita el pensamiento creativo y dinamiza en los niños los procesos de autonomía psíquica. El refinamiento de las estrategias clínicas tiende a determinar en cada caso sus modalidades restrictivas y posibilitar sus transformaciones. Palabras clave: procesos imaginativos; aprendizaje; simbolización.   Texto recebido em fevereiro de 2011 e aprovado para publicação em março de 2011.    
id PUC_MG-3_f0fc01212a793e49071e2f034539e896
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1830
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagemprocessos imaginativosaprendizagemsimbolização    Os processos imaginativos em meninos e meninas com problemas de aprendizagem O artigo desenvolve uma perspectiva psicanalítica dos processos imaginativos, com o propósito de enriquecer a abordagem clínica de meninos e meninas com problemas de aprendizagem. Com base em uma rede conceitual composta por diversos autores, definem-se os processos imaginativos como atividades representativas que envolvem os processos terciários na criação de sentidos inovadores que transformam e enriquecem a herança cultural, ao mesmo tempo em que outorgam complexidade ao psiquismo dos sujeitos. As produções simbólicas das crianças com problemas na aprendizagem (desenhos, narrativas, modos de ler, de escrever e de construir conhecimentos escolares) costumam ser precárias e rígidas, com predominância de aspectos evasivos ou de vazio que redundam em empobrecimento do tecido psíquico e em solicitações defensivas cada vez maiores. O desenvolvimento dos processos imaginativos possibilita o pensamento criativo e dinamiza, nas crianças, os processos de autonomia psíquica. O refinamento das estratégias clínicas tende a determinar, em cada caso, suas modalidades restritivas e possibilitar suas transformações. Palavras-chave: processos imaginativos; aprendizagem; simbolização.     Imaginative processes in children with learning problems This paper develops a psychoanalytic perspective of imaginative processes in order to enrich a clinical approach to children with learning problems. Taking off from conceptualizations of different authors, imaginative processes are defined as representative activities that involve tertiary processes to create novel meanings which transform and enrich cultural heritage and, at the same time promote the subjects’ psychic complexity. Symbolic productions (drawings, narratives, ways of reading, writing and school-learning) of children with learning problems are usually schematic and rigid, with either an evasive tendency or mere emptiness. In both cases the results are impoverished psychic fabric and increasing requirements of defensive mechanisms. The work of imaginative processes enables creative thinking and dynamizes psychic autonomy. The refinement of clinical strategies is aimed at being able to determine singular restrictive ways of imaginative processes in each case, and their possible transformations. Keywords: imaginative processes; learning; symbolization.     Los procesos imaginativos en niños y niñas con problemas de aprendizaje Este artículo desarrolla una perspectiva psicoanalítica de los procesos imaginativos con el propósito de enriquecer el abordaje clínico de niños y niñas con problemas de aprendizaje. A partir de un entramado conceptual de diversos autores, los procesos imaginativos son definidos como actividades representativas que involucran los procesos terciarios en la creación de sentidos novedosos que transforman y enriquecen la herencia cultural a la vez que complejizan el psiquismo de los sujetos. Las producciones simbólicas de los niños con problemas de aprendizaje (dibujos, narrativas, modos de leer, de escribir y de construir conocimientos escolares) suelen ser precarias y rígidas, con predominancia de aspectos evacuativos o de vacío que redundan en un empobrecimiento del tejido psíquico y en requerimientos defensivos cada vez mayores. El despliegue de los procesos imaginativos posibilita el pensamiento creativo y dinamiza en los niños los procesos de autonomía psíquica. El refinamiento de las estrategias clínicas tiende a determinar en cada caso sus modalidades restrictivas y posibilitar sus transformaciones. Palabras clave: procesos imaginativos; aprendizaje; simbolización.   Texto recebido em fevereiro de 2011 e aprovado para publicação em março de 2011.    Editora PUC Minas2011-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p43710.5752/P.1678-9563.2010v16n3p437-447Psicologia em Revista; v. 16 n. 3 (2010): Psicologia em Revista; 437-4471678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p437/2214Wald, Analiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1830Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:54Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
title Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
spellingShingle Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
Wald, Analia
processos imaginativos
aprendizagem
simbolização
title_short Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
title_full Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
title_fullStr Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
title_full_unstemmed Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
title_sort Os Processos Imaginativos em Meninos e Meninas com Problemas de Aprendizagem
author Wald, Analia
author_facet Wald, Analia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wald, Analia
dc.subject.por.fl_str_mv processos imaginativos
aprendizagem
simbolização
topic processos imaginativos
aprendizagem
simbolização
description     Os processos imaginativos em meninos e meninas com problemas de aprendizagem O artigo desenvolve uma perspectiva psicanalítica dos processos imaginativos, com o propósito de enriquecer a abordagem clínica de meninos e meninas com problemas de aprendizagem. Com base em uma rede conceitual composta por diversos autores, definem-se os processos imaginativos como atividades representativas que envolvem os processos terciários na criação de sentidos inovadores que transformam e enriquecem a herança cultural, ao mesmo tempo em que outorgam complexidade ao psiquismo dos sujeitos. As produções simbólicas das crianças com problemas na aprendizagem (desenhos, narrativas, modos de ler, de escrever e de construir conhecimentos escolares) costumam ser precárias e rígidas, com predominância de aspectos evasivos ou de vazio que redundam em empobrecimento do tecido psíquico e em solicitações defensivas cada vez maiores. O desenvolvimento dos processos imaginativos possibilita o pensamento criativo e dinamiza, nas crianças, os processos de autonomia psíquica. O refinamento das estratégias clínicas tende a determinar, em cada caso, suas modalidades restritivas e possibilitar suas transformações. Palavras-chave: processos imaginativos; aprendizagem; simbolização.     Imaginative processes in children with learning problems This paper develops a psychoanalytic perspective of imaginative processes in order to enrich a clinical approach to children with learning problems. Taking off from conceptualizations of different authors, imaginative processes are defined as representative activities that involve tertiary processes to create novel meanings which transform and enrich cultural heritage and, at the same time promote the subjects’ psychic complexity. Symbolic productions (drawings, narratives, ways of reading, writing and school-learning) of children with learning problems are usually schematic and rigid, with either an evasive tendency or mere emptiness. In both cases the results are impoverished psychic fabric and increasing requirements of defensive mechanisms. The work of imaginative processes enables creative thinking and dynamizes psychic autonomy. The refinement of clinical strategies is aimed at being able to determine singular restrictive ways of imaginative processes in each case, and their possible transformations. Keywords: imaginative processes; learning; symbolization.     Los procesos imaginativos en niños y niñas con problemas de aprendizaje Este artículo desarrolla una perspectiva psicoanalítica de los procesos imaginativos con el propósito de enriquecer el abordaje clínico de niños y niñas con problemas de aprendizaje. A partir de un entramado conceptual de diversos autores, los procesos imaginativos son definidos como actividades representativas que involucran los procesos terciarios en la creación de sentidos novedosos que transforman y enriquecen la herencia cultural a la vez que complejizan el psiquismo de los sujetos. Las producciones simbólicas de los niños con problemas de aprendizaje (dibujos, narrativas, modos de leer, de escribir y de construir conocimientos escolares) suelen ser precarias y rígidas, con predominancia de aspectos evacuativos o de vacío que redundan en un empobrecimiento del tejido psíquico y en requerimientos defensivos cada vez mayores. El despliegue de los procesos imaginativos posibilita el pensamiento creativo y dinamiza en los niños los procesos de autonomía psíquica. El refinamiento de las estrategias clínicas tiende a determinar en cada caso sus modalidades restrictivas y posibilitar sus transformaciones. Palabras clave: procesos imaginativos; aprendizaje; simbolización.   Texto recebido em fevereiro de 2011 e aprovado para publicação em março de 2011.    
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p437
10.5752/P.1678-9563.2010v16n3p437-447
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p437
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2010v16n3p437-447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p437/2214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 16 n. 3 (2010): Psicologia em Revista; 437-447
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271868788736