Há lugar para sublimação no laço social contemporâneo?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p177 |
Resumo: | Resumo Buscamos investigar o conceito de sublimação tal como Lacan o aborda em seu sétimo seminário, tendo em vista os laços sociais possíveis na contemporaneidade: como pensar a sublimação sem confundi-la com o sintoma? Na primeira parte, investigamos o objeto em jogo na sublimação, das Ding, evocada por Lacan quando define a sublimação como a elevação do objeto ao estatuto da Coisa. Na segunda parte, buscamos diferenciar sintoma e sublimação, utilizando-nos da diferença entre o chiste e o lapso: provocar a fissura no campo do código lingüístico, prescindindo do recalque, é uma função do chiste e igualmente da sublimação. Na terceira parte, abordamos os laços sociais contemporâneos que ratificam e dão valor ao objeto sublimado. Esse valor social é insuficiente para afirmar seu estatuto de objeto sublimado, sendo necessária a reflexão sobre a via de satisfação envolvida em sua produção e o gozo evocado no laço social em cada caso. Is there a place for sublimation in contemporary social bonds? Abstract This article investigates the concept of sublimation, as approached by Lacan in his seventh seminar, focusing on the social bonds conceivable in contemporary life: how can we consider sublimation in the contemporary world without mistaking it for symptom? The first part investigates the object of sublimation, das Ding, evoked by Lacan when he defines that process as the object’s elevation to the status of das Ding. In the second part, the difference between symptom and sublimation is defined, making an analogy with the difference between wit and lapsus: provoking a fissure in the linguistic code is a function of wit, and equally of sublimation. In the third part, contemporary social bonds that ratify and value the sublimated object are analyzed. This social value is insufficient to affirm its status of sublimated object, and we must include a reflection on the way towards satisfaction involved in its production and the jouissance evoked in the social bond in each case. ¿Hay un lugar para la sublimación del vínculo social contemporáneo? Resumen Tratamos de investigar el concepto de sublimación de la manera como Lacan lo aborda en su séptimo seminario, considerando los posibles vínculos sociales contemporáneos: ¿cómo se puede pensar la sublimación contemporánea sin confundirla con el síntoma? En la primera parte, investigamos el objeto en juego en la sublimación, das Ding, planteada por Lacan cuando establece la sublimación como la elevación del objeto al estatus de Cosa. En la segunda parte, diferenciamos el síntoma y la sublimación, utilizando la diferencia entre el chiste y el lapsus: provocar la fisura en el campo del código lingüístico es una función del chiste, y también de la sublimación. En la tercera parte, abordamos los vínculos sociales contemporáneos que ratifican y dan valor al objeto sublimado. Este valor social es insuficiente para afirmar su condición de objeto sublimado, por lo que es necesaria una reflexión sobre el camino de la satisfacción implicada en su producción y el goce evocado en el vínculo social en cada caso. |
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Há lugar para sublimação no laço social contemporâneo? Palavras-chavesublimaçãosintomadas Dingchistelaço social. / Keywordssublimationsymptomwitsocial bonds. / Palabras clavesublimaciónsíntomavínculo social.Resumo Buscamos investigar o conceito de sublimação tal como Lacan o aborda em seu sétimo seminário, tendo em vista os laços sociais possíveis na contemporaneidade: como pensar a sublimação sem confundi-la com o sintoma? Na primeira parte, investigamos o objeto em jogo na sublimação, das Ding, evocada por Lacan quando define a sublimação como a elevação do objeto ao estatuto da Coisa. Na segunda parte, buscamos diferenciar sintoma e sublimação, utilizando-nos da diferença entre o chiste e o lapso: provocar a fissura no campo do código lingüístico, prescindindo do recalque, é uma função do chiste e igualmente da sublimação. Na terceira parte, abordamos os laços sociais contemporâneos que ratificam e dão valor ao objeto sublimado. Esse valor social é insuficiente para afirmar seu estatuto de objeto sublimado, sendo necessária a reflexão sobre a via de satisfação envolvida em sua produção e o gozo evocado no laço social em cada caso. Is there a place for sublimation in contemporary social bonds? Abstract This article investigates the concept of sublimation, as approached by Lacan in his seventh seminar, focusing on the social bonds conceivable in contemporary life: how can we consider sublimation in the contemporary world without mistaking it for symptom? The first part investigates the object of sublimation, das Ding, evoked by Lacan when he defines that process as the object’s elevation to the status of das Ding. In the second part, the difference between symptom and sublimation is defined, making an analogy with the difference between wit and lapsus: provoking a fissure in the linguistic code is a function of wit, and equally of sublimation. In the third part, contemporary social bonds that ratify and value the sublimated object are analyzed. This social value is insufficient to affirm its status of sublimated object, and we must include a reflection on the way towards satisfaction involved in its production and the jouissance evoked in the social bond in each case. ¿Hay un lugar para la sublimación del vínculo social contemporáneo? Resumen Tratamos de investigar el concepto de sublimación de la manera como Lacan lo aborda en su séptimo seminario, considerando los posibles vínculos sociales contemporáneos: ¿cómo se puede pensar la sublimación contemporánea sin confundirla con el síntoma? En la primera parte, investigamos el objeto en juego en la sublimación, das Ding, planteada por Lacan cuando establece la sublimación como la elevación del objeto al estatus de Cosa. En la segunda parte, diferenciamos el síntoma y la sublimación, utilizando la diferencia entre el chiste y el lapsus: provocar la fisura en el campo del código lingüístico es una función del chiste, y también de la sublimación. En la tercera parte, abordamos los vínculos sociales contemporáneos que ratifican y dan valor al objeto sublimado. Este valor social es insuficiente para afirmar su condición de objeto sublimado, por lo que es necesaria una reflexión sobre el camino de la satisfacción implicada en su producción y el goce evocado en el vínculo social en cada caso. Editora PUC Minas2009-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p17710.5752/P.1678-9563.2009v15n1p177Psicologia em Revista; v. 15 n. 1 (2009): Psicologia em Revista; 177 - 1951678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p177/645Bispo, Fábio SantosSouza, Marcelo Fonseca Gomes deJúnior, Moisés de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/623Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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