Serviço-escola de Psicologia: representações sobre a saúde mental infantil por profissionais e usuários
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Publication Date: | 2015 |
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Source: | Psicologia em Revista (Online) |
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Summary: | Estudos de caracterização da clientela de ambulatórios públicosapontam conflito entre as representações de saúde/doença formuladaspor usuários e profissionais de saúde. Objetivou-se apreender, nodiscurso de usuários e profissionais de um serviço-escola de Psicologia,os significados relevantes na estruturação de conceitos: saúde mentalinfantil, transtorno e tratamento psicológicos. Foram entrevistados 24usuários e 7 profissionais. As entrevistas foram analisadas e categorizadasmediante uma adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin.Os resultados revelaram que usuários e profissionais têm concepçõessemelhantes sobre os temas pesquisados, no que se refere à importância dosrelacionamentos familiares para o desenvolvimento infantil saudável e ànecessidade das intervenções terapêuticas envolverem os pais. Concluiuseque os usuários evidenciam atribuição de legitimidade ao discursoespecializado acerca da infância, favorecendo condições necessáriaspara que orientações sobre práticas educativas sejam incorporadas nocotidiano das famílias. |
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Serviço-escola de Psicologia: representações sobre a saúde mental infantil por profissionais e usuáriosPsicoterapia da criança. Serviços de saúde mental. Psicologia clínica.Estudos de caracterização da clientela de ambulatórios públicosapontam conflito entre as representações de saúde/doença formuladaspor usuários e profissionais de saúde. Objetivou-se apreender, nodiscurso de usuários e profissionais de um serviço-escola de Psicologia,os significados relevantes na estruturação de conceitos: saúde mentalinfantil, transtorno e tratamento psicológicos. Foram entrevistados 24usuários e 7 profissionais. As entrevistas foram analisadas e categorizadasmediante uma adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin.Os resultados revelaram que usuários e profissionais têm concepçõessemelhantes sobre os temas pesquisados, no que se refere à importância dosrelacionamentos familiares para o desenvolvimento infantil saudável e ànecessidade das intervenções terapêuticas envolverem os pais. Concluiuseque os usuários evidenciam atribuição de legitimidade ao discursoespecializado acerca da infância, favorecendo condições necessáriaspara que orientações sobre práticas educativas sejam incorporadas nocotidiano das famílias.Editora PUC Minas2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p37410.5752/P.1678-9523.2014v20n2p374Psicologia em Revista; v. 20 n. 2 (2014): Psicologia em Revista; 374-3941678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p374/7815http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p374/15356Prebianchi, Helena Bazanelliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4655Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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