Beleza, identidade e mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Rodrigo P. de A.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira, Ricardo Franklin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p120
Resumo: Resumo   Este artigo busca compreender um fenômeno contemporâneo aqui denominado de supervalorização da beleza: a intensa busca por atender a padrões de beleza corporal. Pela análise de contingências favorecedoras do surgimento e manutenção desse fenômeno, articulada com os conceitos de identidade e estigma, procura-se compreender a relevância desse fenômeno na construção da identidade de pessoas submetidas à sua pressão. Assim, o trabalho busca uma compreensão do universo simbólico em que essa supervalorização da beleza se dá e suas possíveis implicações na construção da identidade pessoal. Como possibilidades de posicionamento diante da demanda por beleza, o trabalho sugere quatro posições: submissão, rejeição, vias não emancipatórias de ação, e as posições de conformidade ou inconformidade, possíveis vias emancipatórias de relação com a supervalorização da beleza.   Abstract   The purpose of this research is to examine a current phenomenon, known as overvaluing beauty, and characterized by an intense attempt to comply with patterns of physical beauty. It aims to understand the relevance of that phenomenon in the formation of the personal identity of individuals under its pressure, by analyzing contingencies favorable to its emergence and maintenance, as well as the concepts of identity, stigma, and a model of social trans-evaluation. Thus, the research focuses on understanding the symbolic universe in which that overvaluing of beauty takes place, and its possible implications in the construction of the individual’s identity. It suggests four positions as possibilities to face the demand for beauty: submission and rejection as non-emancipating forms of action, and compliance and non-compliance as ways to emancipate the relationship with overvaluing beauty. Resumen   Este artículo trata de entender un fenómeno actual, llamado de súper valoración de la belleza: la búsqueda activa para alcanzar patrones de belleza corporal. A través del análisis de las contingencias que ayudan a surgir y mantener este fenómeno, conjuntamente con los conceptos de identidad y estigma, se trató de entender la importancia del fenómeno en la construcción de la identidad de personas sometidas a su presión. De esta manera el trabajo trata de comprender el universo simbólico en el que esa súper valoración acontece y sus posibles implicaciones en la construcción de la identidad personal. Como posibilidades de colocarse frente a la exigencia de la belleza, el trabajo sugiere cuatro alternativas: sumisión, rechazo, caminos no emancipativos de acción y las posiciones de conformidad o inconformidad, posibles caminos libertadores de la relación con la súper valoración de la belleza.  
id PUC_MG-3_ffb90b4ac456e1c90b3184738750b7cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Beleza, identidade e mercadoPalavras-chaveidentidadebelezaestigmaemancipaçãodiscriminação. / Key wordsidentitybeautystigmaemancipationdiscrimination. / Palabras-claveidentidadbellezaemancipacióndiscriminaciónResumo   Este artigo busca compreender um fenômeno contemporâneo aqui denominado de supervalorização da beleza: a intensa busca por atender a padrões de beleza corporal. Pela análise de contingências favorecedoras do surgimento e manutenção desse fenômeno, articulada com os conceitos de identidade e estigma, procura-se compreender a relevância desse fenômeno na construção da identidade de pessoas submetidas à sua pressão. Assim, o trabalho busca uma compreensão do universo simbólico em que essa supervalorização da beleza se dá e suas possíveis implicações na construção da identidade pessoal. Como possibilidades de posicionamento diante da demanda por beleza, o trabalho sugere quatro posições: submissão, rejeição, vias não emancipatórias de ação, e as posições de conformidade ou inconformidade, possíveis vias emancipatórias de relação com a supervalorização da beleza.   Abstract   The purpose of this research is to examine a current phenomenon, known as overvaluing beauty, and characterized by an intense attempt to comply with patterns of physical beauty. It aims to understand the relevance of that phenomenon in the formation of the personal identity of individuals under its pressure, by analyzing contingencies favorable to its emergence and maintenance, as well as the concepts of identity, stigma, and a model of social trans-evaluation. Thus, the research focuses on understanding the symbolic universe in which that overvaluing of beauty takes place, and its possible implications in the construction of the individual’s identity. It suggests four positions as possibilities to face the demand for beauty: submission and rejection as non-emancipating forms of action, and compliance and non-compliance as ways to emancipate the relationship with overvaluing beauty. Resumen   Este artículo trata de entender un fenómeno actual, llamado de súper valoración de la belleza: la búsqueda activa para alcanzar patrones de belleza corporal. A través del análisis de las contingencias que ayudan a surgir y mantener este fenómeno, conjuntamente con los conceptos de identidad y estigma, se trató de entender la importancia del fenómeno en la construcción de la identidad de personas sometidas a su presión. De esta manera el trabajo trata de comprender el universo simbólico en el que esa súper valoración acontece y sus posibles implicaciones en la construcción de la identidad personal. Como posibilidades de colocarse frente a la exigencia de la belleza, el trabajo sugiere cuatro alternativas: sumisión, rechazo, caminos no emancipativos de acción y las posiciones de conformidad o inconformidad, posibles caminos libertadores de la relación con la súper valoración de la belleza.  Editora PUC Minas2009-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p12010.5752/P.1678-9563.2009v15n1p120Psicologia em Revista; v. 15 n. 1 (2009): Psicologia em Revista; 120 - 1401678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p120/1023Sampaio, Rodrigo P. de A.Ferreira, Ricardo Franklininfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Beleza, identidade e mercado
title Beleza, identidade e mercado
spellingShingle Beleza, identidade e mercado
Sampaio, Rodrigo P. de A.
Palavras-chave
identidade
beleza
estigma
emancipação
discriminação. / Key words
identity
beauty
stigma
emancipation
discrimination. / Palabras-clave
identidad
belleza
emancipación
discriminación
title_short Beleza, identidade e mercado
title_full Beleza, identidade e mercado
title_fullStr Beleza, identidade e mercado
title_full_unstemmed Beleza, identidade e mercado
title_sort Beleza, identidade e mercado
author Sampaio, Rodrigo P. de A.
author_facet Sampaio, Rodrigo P. de A.
Ferreira, Ricardo Franklin
author_role author
author2 Ferreira, Ricardo Franklin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Rodrigo P. de A.
Ferreira, Ricardo Franklin
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
identidade
beleza
estigma
emancipação
discriminação. / Key words
identity
beauty
stigma
emancipation
discrimination. / Palabras-clave
identidad
belleza
emancipación
discriminación
topic Palavras-chave
identidade
beleza
estigma
emancipação
discriminação. / Key words
identity
beauty
stigma
emancipation
discrimination. / Palabras-clave
identidad
belleza
emancipación
discriminación
description Resumo   Este artigo busca compreender um fenômeno contemporâneo aqui denominado de supervalorização da beleza: a intensa busca por atender a padrões de beleza corporal. Pela análise de contingências favorecedoras do surgimento e manutenção desse fenômeno, articulada com os conceitos de identidade e estigma, procura-se compreender a relevância desse fenômeno na construção da identidade de pessoas submetidas à sua pressão. Assim, o trabalho busca uma compreensão do universo simbólico em que essa supervalorização da beleza se dá e suas possíveis implicações na construção da identidade pessoal. Como possibilidades de posicionamento diante da demanda por beleza, o trabalho sugere quatro posições: submissão, rejeição, vias não emancipatórias de ação, e as posições de conformidade ou inconformidade, possíveis vias emancipatórias de relação com a supervalorização da beleza.   Abstract   The purpose of this research is to examine a current phenomenon, known as overvaluing beauty, and characterized by an intense attempt to comply with patterns of physical beauty. It aims to understand the relevance of that phenomenon in the formation of the personal identity of individuals under its pressure, by analyzing contingencies favorable to its emergence and maintenance, as well as the concepts of identity, stigma, and a model of social trans-evaluation. Thus, the research focuses on understanding the symbolic universe in which that overvaluing of beauty takes place, and its possible implications in the construction of the individual’s identity. It suggests four positions as possibilities to face the demand for beauty: submission and rejection as non-emancipating forms of action, and compliance and non-compliance as ways to emancipate the relationship with overvaluing beauty. Resumen   Este artículo trata de entender un fenómeno actual, llamado de súper valoración de la belleza: la búsqueda activa para alcanzar patrones de belleza corporal. A través del análisis de las contingencias que ayudan a surgir y mantener este fenómeno, conjuntamente con los conceptos de identidad y estigma, se trató de entender la importancia del fenómeno en la construcción de la identidad de personas sometidas a su presión. De esta manera el trabajo trata de comprender el universo simbólico en el que esa súper valoración acontece y sus posibles implicaciones en la construcción de la identidad personal. Como posibilidades de colocarse frente a la exigencia de la belleza, el trabajo sugiere cuatro alternativas: sumisión, rechazo, caminos no emancipativos de acción y las posiciones de conformidad o inconformidad, posibles caminos libertadores de la relación con la súper valoración de la belleza.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p120
10.5752/P.1678-9563.2009v15n1p120
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p120
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2009v15n1p120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p120/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 15 n. 1 (2009): Psicologia em Revista; 120 - 140
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271395880960