A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Camila Fernanda Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Quirino, Alcione, Pacheco, Fabiola Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
DOI: 10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p26-35
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4157
Resumo: A assistência à saúde prestada ao paciente necessita de qualidade, tendo como princípio básico a segurança nos procedimentos e a conscientização dos profissionais que as executam. O presente trabalho tem como objetivo possibilitar um melhor entendimento sobre as causas que emergem as iatrogenias praticadas por profissionais da enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva(UTI), e reconhecer os transtornos causados aos pacientes, familiares e profissionais, propondo medidas preventivas. Com o intuito de desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, buscou-se na Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME) artigos publicados de 2001 a 2011 sobre o tema iatrogenia. As principais falhas do cuidado são apontadas pela literatura as provenientes da administração de medicamentos, procedimentos invasivos, falta de conhecimentos dos profissionais para executar determinadas atividades, predispondo a ocorrência de infecções, úlceras, flebites e/ou outras alterações adversas à saúde do paciente. A análise dos dados torna-se inconclusiva, uma vez que ocorre a subnotificação dos casos por parte do profissional que cometeu o erro. Atuar com a educação permanente e investir na infra-estrutura física e pessoal da UTI contribui para a redução das iatrogênias, diminuindo as taxas de morbidade e mortalidade dos clientes.
id PUC_MINS-2_03873261fd4c6f0d07d354eab39edc7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4157
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
spelling A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia IntensivaIatrogenia. Erro. Centro de Terapia IntensivaIatrogenia de enfermagem nas UTIA assistência à saúde prestada ao paciente necessita de qualidade, tendo como princípio básico a segurança nos procedimentos e a conscientização dos profissionais que as executam. O presente trabalho tem como objetivo possibilitar um melhor entendimento sobre as causas que emergem as iatrogenias praticadas por profissionais da enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva(UTI), e reconhecer os transtornos causados aos pacientes, familiares e profissionais, propondo medidas preventivas. Com o intuito de desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, buscou-se na Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME) artigos publicados de 2001 a 2011 sobre o tema iatrogenia. As principais falhas do cuidado são apontadas pela literatura as provenientes da administração de medicamentos, procedimentos invasivos, falta de conhecimentos dos profissionais para executar determinadas atividades, predispondo a ocorrência de infecções, úlceras, flebites e/ou outras alterações adversas à saúde do paciente. A análise dos dados torna-se inconclusiva, uma vez que ocorre a subnotificação dos casos por parte do profissional que cometeu o erro. Atuar com a educação permanente e investir na infra-estrutura física e pessoal da UTI contribui para a redução das iatrogênias, diminuindo as taxas de morbidade e mortalidade dos clientes.PUC Minas2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/415710.5752/P.2236-0603.2012v0n0p26-35Percurso Acadêmico; v. 2 n. 4 (2012): Percurso Acadêmico v. 2, n. 4, jul./dez. 2012; 26-352236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4157/5144Porto, Camila Fernanda SilvaQuirino, AlcionePacheco, Fabiola Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T18:58:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4157Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:58:32Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
title A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
spellingShingle A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
Porto, Camila Fernanda Silva
Iatrogenia. Erro. Centro de Terapia Intensiva
Iatrogenia de enfermagem nas UTI
Porto, Camila Fernanda Silva
Iatrogenia. Erro. Centro de Terapia Intensiva
Iatrogenia de enfermagem nas UTI
title_short A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
title_full A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
title_fullStr A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
title_full_unstemmed A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
title_sort A Enfermagem e os Atos Iatrogênicos nas unidades de Terapia Intensiva
author Porto, Camila Fernanda Silva
author_facet Porto, Camila Fernanda Silva
Porto, Camila Fernanda Silva
Quirino, Alcione
Pacheco, Fabiola Rodrigues
Quirino, Alcione
Pacheco, Fabiola Rodrigues
author_role author
author2 Quirino, Alcione
Pacheco, Fabiola Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Camila Fernanda Silva
Quirino, Alcione
Pacheco, Fabiola Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Iatrogenia. Erro. Centro de Terapia Intensiva
Iatrogenia de enfermagem nas UTI
topic Iatrogenia. Erro. Centro de Terapia Intensiva
Iatrogenia de enfermagem nas UTI
description A assistência à saúde prestada ao paciente necessita de qualidade, tendo como princípio básico a segurança nos procedimentos e a conscientização dos profissionais que as executam. O presente trabalho tem como objetivo possibilitar um melhor entendimento sobre as causas que emergem as iatrogenias praticadas por profissionais da enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva(UTI), e reconhecer os transtornos causados aos pacientes, familiares e profissionais, propondo medidas preventivas. Com o intuito de desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, buscou-se na Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME) artigos publicados de 2001 a 2011 sobre o tema iatrogenia. As principais falhas do cuidado são apontadas pela literatura as provenientes da administração de medicamentos, procedimentos invasivos, falta de conhecimentos dos profissionais para executar determinadas atividades, predispondo a ocorrência de infecções, úlceras, flebites e/ou outras alterações adversas à saúde do paciente. A análise dos dados torna-se inconclusiva, uma vez que ocorre a subnotificação dos casos por parte do profissional que cometeu o erro. Atuar com a educação permanente e investir na infra-estrutura física e pessoal da UTI contribui para a redução das iatrogênias, diminuindo as taxas de morbidade e mortalidade dos clientes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4157
10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p26-35
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4157
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p26-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/4157/5144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 2 n. 4 (2012): Percurso Acadêmico v. 2, n. 4, jul./dez. 2012; 26-35
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1822181330583027712
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p26-35