AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dantas, Dina Mara Pinheiro, Martins, Maria Izabel Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p322
Resumo: As recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola, o trabalho docente, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIBÂNEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De modo geral, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, evidenciaram a necessidade de seus professores incorporarem as tecnologias digitais em suas atividades; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Palavras-chave: Formação inicial. Prática docente. Tecnologia digital de informação e comunicação.
id PUC_MINS-2_0c05c0f0759b7ae2d908f80d4e0d23cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14183
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTEAs recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola, o trabalho docente, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIBÂNEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De modo geral, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, evidenciaram a necessidade de seus professores incorporarem as tecnologias digitais em suas atividades; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Palavras-chave: Formação inicial. Prática docente. Tecnologia digital de informação e comunicação.PUC Minas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p32210.5752/P.2236-0603.2016v6n12p322Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 322-3362236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p322/11143Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Antonia Lis de Maria MartinsDantas, Dina Mara PinheiroMartins, Maria Izabel Gaspar2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14183Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
title_short AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Torres, Antonia Lis de Maria Martins
author_facet Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Dantas, Dina Mara Pinheiro
Martins, Maria Izabel Gaspar
author_role author
author2 Dantas, Dina Mara Pinheiro
Martins, Maria Izabel Gaspar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Dantas, Dina Mara Pinheiro
Martins, Maria Izabel Gaspar
description As recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola, o trabalho docente, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIBÂNEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De modo geral, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, evidenciaram a necessidade de seus professores incorporarem as tecnologias digitais em suas atividades; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Palavras-chave: Formação inicial. Prática docente. Tecnologia digital de informação e comunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p322
10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p322
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p322
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p322/11143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 322-336
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046937710592