MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salum, Fabian Ariel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coleta, Karina Garcia, Lopes, Humberto Elias Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/19802
Resumo: A pesquisa sobre modelos de negócios (MN) tem ganhado crescente relevância entre gestores e acadêmicos mesmo diante de discordâncias sobre sua definição e fundamentação teórica. Entretanto, estas divergências contribuem para a sobreposição do conceito de modelos de negócios e outros conceitos correlatos como, por exemplo, estratégia e inovação. Diante disto, o presente trabalho diferencia tais conceitos, partindo da aplicação do framework Escolhas e Consequências (E/C) de Casadesus-Masanell e Ricart (2010) na empresa A.Yoshii Engenharia como um caso ilustrativo. Apesar da difusão do framework Business Model Canvas (BMC) de Osterwalder e Pigneur (2011), especialmente entre as empresas nascentes, a aplicação do framework E/C justifica-se por sua visão abrangente e parcimoniosa para o entendimento do MN praticado pela empresa analisada. Além disto, o alinhamento da base conceitual e teórica, presente no framework E/C, com os fundamentos da corrente de estudos da organização industrial é consistente e aderente ao pensamento presente na unidade empresarial analisada. Fato este que reforça a importância de se desenvolver MN sustentáveis e longevos. Com isto, o MN é apresentado como um reflexo das escolhas estratégicas da organização acerca da criação de valor em face das mudanças no ambiente. Portanto, conclui-se que a estratégia é uma noção abrangente que envolve e determina o MN, e este pode servir de base para – mas não se confunde com – os modelos de inovação e sustentabilidade. Nesta perspectiva, o MN representa um nível de análise intermediário que permite visualizar, interpretar e distinguir a conexão dinâmica entre os conceitos.
id PUC_MINS-2_3c6d303f2119ed45cf1e596622164b30
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19802
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADEModelos de negócios. Inovação. Sustentabilidade. Framework escolhas e consequênciasModelo de NegóciosA pesquisa sobre modelos de negócios (MN) tem ganhado crescente relevância entre gestores e acadêmicos mesmo diante de discordâncias sobre sua definição e fundamentação teórica. Entretanto, estas divergências contribuem para a sobreposição do conceito de modelos de negócios e outros conceitos correlatos como, por exemplo, estratégia e inovação. Diante disto, o presente trabalho diferencia tais conceitos, partindo da aplicação do framework Escolhas e Consequências (E/C) de Casadesus-Masanell e Ricart (2010) na empresa A.Yoshii Engenharia como um caso ilustrativo. Apesar da difusão do framework Business Model Canvas (BMC) de Osterwalder e Pigneur (2011), especialmente entre as empresas nascentes, a aplicação do framework E/C justifica-se por sua visão abrangente e parcimoniosa para o entendimento do MN praticado pela empresa analisada. Além disto, o alinhamento da base conceitual e teórica, presente no framework E/C, com os fundamentos da corrente de estudos da organização industrial é consistente e aderente ao pensamento presente na unidade empresarial analisada. Fato este que reforça a importância de se desenvolver MN sustentáveis e longevos. Com isto, o MN é apresentado como um reflexo das escolhas estratégicas da organização acerca da criação de valor em face das mudanças no ambiente. Portanto, conclui-se que a estratégia é uma noção abrangente que envolve e determina o MN, e este pode servir de base para – mas não se confunde com – os modelos de inovação e sustentabilidade. Nesta perspectiva, o MN representa um nível de análise intermediário que permite visualizar, interpretar e distinguir a conexão dinâmica entre os conceitos.PUC Minas2019-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1980210.5752/P.2236-0603.2019v9n17p1-21Percurso Acadêmico; v. 9 n. 17 (2019): INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES JAN/JUN(2019); 1-212236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/19802/14772Copyright (c) 2019 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalum, Fabian ArielColeta, Karina GarciaLopes, Humberto Elias Garcia2019-11-04T18:21:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19802Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:21:30Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
title MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
spellingShingle MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Salum, Fabian Ariel
Modelos de negócios. Inovação. Sustentabilidade. Framework escolhas e consequências
Modelo de Negócios
title_short MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
title_full MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
title_fullStr MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
title_sort MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
author Salum, Fabian Ariel
author_facet Salum, Fabian Ariel
Coleta, Karina Garcia
Lopes, Humberto Elias Garcia
author_role author
author2 Coleta, Karina Garcia
Lopes, Humberto Elias Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salum, Fabian Ariel
Coleta, Karina Garcia
Lopes, Humberto Elias Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de negócios. Inovação. Sustentabilidade. Framework escolhas e consequências
Modelo de Negócios
topic Modelos de negócios. Inovação. Sustentabilidade. Framework escolhas e consequências
Modelo de Negócios
description A pesquisa sobre modelos de negócios (MN) tem ganhado crescente relevância entre gestores e acadêmicos mesmo diante de discordâncias sobre sua definição e fundamentação teórica. Entretanto, estas divergências contribuem para a sobreposição do conceito de modelos de negócios e outros conceitos correlatos como, por exemplo, estratégia e inovação. Diante disto, o presente trabalho diferencia tais conceitos, partindo da aplicação do framework Escolhas e Consequências (E/C) de Casadesus-Masanell e Ricart (2010) na empresa A.Yoshii Engenharia como um caso ilustrativo. Apesar da difusão do framework Business Model Canvas (BMC) de Osterwalder e Pigneur (2011), especialmente entre as empresas nascentes, a aplicação do framework E/C justifica-se por sua visão abrangente e parcimoniosa para o entendimento do MN praticado pela empresa analisada. Além disto, o alinhamento da base conceitual e teórica, presente no framework E/C, com os fundamentos da corrente de estudos da organização industrial é consistente e aderente ao pensamento presente na unidade empresarial analisada. Fato este que reforça a importância de se desenvolver MN sustentáveis e longevos. Com isto, o MN é apresentado como um reflexo das escolhas estratégicas da organização acerca da criação de valor em face das mudanças no ambiente. Portanto, conclui-se que a estratégia é uma noção abrangente que envolve e determina o MN, e este pode servir de base para – mas não se confunde com – os modelos de inovação e sustentabilidade. Nesta perspectiva, o MN representa um nível de análise intermediário que permite visualizar, interpretar e distinguir a conexão dinâmica entre os conceitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/19802
10.5752/P.2236-0603.2019v9n17p1-21
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/19802
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2019v9n17p1-21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/19802/14772
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 9 n. 17 (2019): INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES JAN/JUN(2019); 1-21
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126047047811072