Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Maria Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Terzis, Antonios
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1679
Resumo: Relata-se a experiência de um grupo inserido em uma Unidade de um Serviço Público de Saúde Mental (Campinas), que atende pacientes psicóticos e neuróticos graves. Propõe-se uma reflexão, a partir de vivências dos pacientes relativas à atividade grupal, sob um olhar psicanalítico, e notadamente, da perspectiva grupanalítica. Método: o grupo era aberto, heterogêneo e misto quanto ao gênero. Freqüência: uma vez por semana com duração de duas horas. A técnica utilizada compreendia: caminhada de ida e volta do Serviço à Praça de Esportes da comunidade, atividade esportiva coletiva e fechamento simbólico da sessão. Este último momento constituía-se num espaço para a reflexão, simbolização e elaboração da vivência do grupo. Resultados: através de experiências subjetivas individuais e coletivas, o grupo aponta que a atividade desenvolvida foi vista com algo que lega saúde. O grupo diz que a promoção do exercício, da ação, provoca uma mudança, uma ruptura no funcionamento psicótico. Sair da Unidade, ganhar as ruas, praticar um esporte em grupo em um espaço da comunidade, oportunizou o resgate da realidade, das relações com o mundo externo. Ao passo que, estar na Unidade remeteu a uma impossibilidade de movimento, a “doença”. A atividade grupal proposta, com todas as suas particularidades, surge como uma via de escape da “loucura”.  Palavras-chave: Saúde Mental; Grupanálise; Atividade física.
id PUC_MINS-2_8e2400f2f7f6217938b83c6ee82d60b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1679
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.Relata-se a experiência de um grupo inserido em uma Unidade de um Serviço Público de Saúde Mental (Campinas), que atende pacientes psicóticos e neuróticos graves. Propõe-se uma reflexão, a partir de vivências dos pacientes relativas à atividade grupal, sob um olhar psicanalítico, e notadamente, da perspectiva grupanalítica. Método: o grupo era aberto, heterogêneo e misto quanto ao gênero. Freqüência: uma vez por semana com duração de duas horas. A técnica utilizada compreendia: caminhada de ida e volta do Serviço à Praça de Esportes da comunidade, atividade esportiva coletiva e fechamento simbólico da sessão. Este último momento constituía-se num espaço para a reflexão, simbolização e elaboração da vivência do grupo. Resultados: através de experiências subjetivas individuais e coletivas, o grupo aponta que a atividade desenvolvida foi vista com algo que lega saúde. O grupo diz que a promoção do exercício, da ação, provoca uma mudança, uma ruptura no funcionamento psicótico. Sair da Unidade, ganhar as ruas, praticar um esporte em grupo em um espaço da comunidade, oportunizou o resgate da realidade, das relações com o mundo externo. Ao passo que, estar na Unidade remeteu a uma impossibilidade de movimento, a “doença”. A atividade grupal proposta, com todas as suas particularidades, surge como uma via de escape da “loucura”.  Palavras-chave: Saúde Mental; Grupanálise; Atividade física. PUC Minas2011-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/167910.5752/P.2236-0603.2011v1n1p34-50Percurso Acadêmico; v. 1 n. 1 (2011): Percurso Acadêmico v. 1. n. 1, jan./jun. 2011; 34-502236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1679/3755Zago, Maria CristinaTerzis, Antoniosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T18:59:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1679Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:59:47Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
title Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
spellingShingle Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
Zago, Maria Cristina
title_short Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
title_full Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
title_fullStr Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
title_full_unstemmed Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
title_sort Reforma Psiquiátrica: a prática de atividade física em grupo restaurando os laços com a realidade.
author Zago, Maria Cristina
author_facet Zago, Maria Cristina
Terzis, Antonios
author_role author
author2 Terzis, Antonios
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago, Maria Cristina
Terzis, Antonios
description Relata-se a experiência de um grupo inserido em uma Unidade de um Serviço Público de Saúde Mental (Campinas), que atende pacientes psicóticos e neuróticos graves. Propõe-se uma reflexão, a partir de vivências dos pacientes relativas à atividade grupal, sob um olhar psicanalítico, e notadamente, da perspectiva grupanalítica. Método: o grupo era aberto, heterogêneo e misto quanto ao gênero. Freqüência: uma vez por semana com duração de duas horas. A técnica utilizada compreendia: caminhada de ida e volta do Serviço à Praça de Esportes da comunidade, atividade esportiva coletiva e fechamento simbólico da sessão. Este último momento constituía-se num espaço para a reflexão, simbolização e elaboração da vivência do grupo. Resultados: através de experiências subjetivas individuais e coletivas, o grupo aponta que a atividade desenvolvida foi vista com algo que lega saúde. O grupo diz que a promoção do exercício, da ação, provoca uma mudança, uma ruptura no funcionamento psicótico. Sair da Unidade, ganhar as ruas, praticar um esporte em grupo em um espaço da comunidade, oportunizou o resgate da realidade, das relações com o mundo externo. Ao passo que, estar na Unidade remeteu a uma impossibilidade de movimento, a “doença”. A atividade grupal proposta, com todas as suas particularidades, surge como uma via de escape da “loucura”.  Palavras-chave: Saúde Mental; Grupanálise; Atividade física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1679
10.5752/P.2236-0603.2011v1n1p34-50
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1679
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2011v1n1p34-50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1679/3755
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 1 n. 1 (2011): Percurso Acadêmico v. 1. n. 1, jan./jun. 2011; 34-50
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046131355648