RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136 |
Resumo: | A utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho. |
id |
PUC_MINS-2_d5c0a1043e6e352211c662336bc78f31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12026 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-2 |
network_name_str |
Percurso Acadêmico |
repository_id_str |
|
spelling |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICASArteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. CuidadorArterapiaA utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho.PUC Minas2017-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p13610.5752/P.2236-0603.2017v7n13p136Percurso Acadêmico; v. 7 n. 13 (2017): PROCESSOS PRODUTIVOS: SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE, JAN./JUN. (2017); 136-1532236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/12378https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/15650Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWosiack, Raquel Maria Rossida Cunha, Gilson LuisBassani, Patrícia Brandalise SchererBarbosa, Débora Nice FerrariSantos, Geraldine Alves dos2019-11-04T20:11:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12026Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T20:11:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS |
title |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS |
spellingShingle |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS Wosiack, Raquel Maria Rossi Arteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. Cuidador Arterapia |
title_short |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS |
title_full |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS |
title_fullStr |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS |
title_full_unstemmed |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS |
title_sort |
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS |
author |
Wosiack, Raquel Maria Rossi |
author_facet |
Wosiack, Raquel Maria Rossi da Cunha, Gilson Luis Bassani, Patrícia Brandalise Scherer Barbosa, Débora Nice Ferrari Santos, Geraldine Alves dos |
author_role |
author |
author2 |
da Cunha, Gilson Luis Bassani, Patrícia Brandalise Scherer Barbosa, Débora Nice Ferrari Santos, Geraldine Alves dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wosiack, Raquel Maria Rossi da Cunha, Gilson Luis Bassani, Patrícia Brandalise Scherer Barbosa, Débora Nice Ferrari Santos, Geraldine Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. Cuidador Arterapia |
topic |
Arteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. Cuidador Arterapia |
description |
A utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136 10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p136 |
url |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/12378 https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/15650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico; v. 7 n. 13 (2017): PROCESSOS PRODUTIVOS: SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE, JAN./JUN. (2017); 136-153 2236-0603 reponame:Percurso Acadêmico instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Percurso Acadêmico |
collection |
Percurso Acadêmico |
repository.name.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||percursoacademico.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799126046915690496 |