RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wosiack, Raquel Maria Rossi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Cunha, Gilson Luis, Bassani, Patrícia Brandalise Scherer, Barbosa, Débora Nice Ferrari, Santos, Geraldine Alves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136
Resumo: A utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho.
id PUC_MINS-2_d5c0a1043e6e352211c662336bc78f31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12026
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICASArteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. CuidadorArterapiaA utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho.PUC Minas2017-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p13610.5752/P.2236-0603.2017v7n13p136Percurso Acadêmico; v. 7 n. 13 (2017): PROCESSOS PRODUTIVOS: SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE, JAN./JUN. (2017); 136-1532236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/12378https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/15650Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWosiack, Raquel Maria Rossida Cunha, Gilson LuisBassani, Patrícia Brandalise SchererBarbosa, Débora Nice FerrariSantos, Geraldine Alves dos2019-11-04T20:11:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12026Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T20:11:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
title RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
spellingShingle RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
Wosiack, Raquel Maria Rossi
Arteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. Cuidador
Arterapia
title_short RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
title_full RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
title_fullStr RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
title_full_unstemmed RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
title_sort RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
author Wosiack, Raquel Maria Rossi
author_facet Wosiack, Raquel Maria Rossi
da Cunha, Gilson Luis
Bassani, Patrícia Brandalise Scherer
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Santos, Geraldine Alves dos
author_role author
author2 da Cunha, Gilson Luis
Bassani, Patrícia Brandalise Scherer
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Santos, Geraldine Alves dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wosiack, Raquel Maria Rossi
da Cunha, Gilson Luis
Bassani, Patrícia Brandalise Scherer
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Santos, Geraldine Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Arteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. Cuidador
Arterapia
topic Arteterapia. Tecnologias móveis. Oncologia. Cuidador
Arterapia
description A utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136
10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p136
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/12378
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2017v7n13p136/15650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 7 n. 13 (2017): PROCESSOS PRODUTIVOS: SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE, JAN./JUN. (2017); 136-153
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046915690496