The education process in the mystic of the tents and ways (O processo educacional na mística das tendas e caminhos) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684en
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p684en |
Resumo: | The reality of the contemporary world is marked, in great part, by the fragility of personal options, by the speed of technological connections and by the superficiality of social relations. In this context there is education, which mediated by a diversity of pedagogic processes, looks to contribute to the personal formation and social transformation of the individual. In this educational process, the mystic as a qualified energy, can deepen the peculiarities that touch a life and the social experiences through which one passes. Here, we use as a support the tents and paths metaphor. The tents can be comprehended as privileged spaces in which to experience the membership qualified, the relational presence and the cooperative participation, and the paths are movements through which one may contemplate reality, wandering with the company of others and finding a path to the horizon. Based on this dialogic relationship, education is perceived as a tool by which to follow the ways in which our bodies move around and perform new actions in the direction of the most significant educational projects, as well as discovering through this education that we are able to welcome, in the tents, the gentleness and the energy, the interiority and the appearance, the peculiarity and the diversity.Key words: Education. Mystic. Tents. Ways. ResumoA realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas são entendidas como espaços privilegiados para vivenciar a pertença qualificada, a presença relacional e a participação cooperativa, e os caminhos são movimentos para contemplar a realidade, peregrinar da companhia do outro e encontrar o sentido como horizonte do caminho. Com base nessa relação dialógica, a educação é convidada a seguir caminhos que locomovem nossos corpos e movem novas ações na direção de um projeto educacional mais significativo, bem como descobrindo pela educação que somos capazes de acolher, nas tendas, a ternura e a energia, a interioridade e a exterioridade, a singularidade e a diversidade.Palavras-chave: Educação. Mística. Tendas. Caminhos. |
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Here, we use as a support the tents and paths metaphor. The tents can be comprehended as privileged spaces in which to experience the membership qualified, the relational presence and the cooperative participation, and the paths are movements through which one may contemplate reality, wandering with the company of others and finding a path to the horizon. Based on this dialogic relationship, education is perceived as a tool by which to follow the ways in which our bodies move around and perform new actions in the direction of the most significant educational projects, as well as discovering through this education that we are able to welcome, in the tents, the gentleness and the energy, the interiority and the appearance, the peculiarity and the diversity.Key words: Education. Mystic. Tents. Ways. ResumoA realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas são entendidas como espaços privilegiados para vivenciar a pertença qualificada, a presença relacional e a participação cooperativa, e os caminhos são movimentos para contemplar a realidade, peregrinar da companhia do outro e encontrar o sentido como horizonte do caminho. Com base nessa relação dialógica, a educação é convidada a seguir caminhos que locomovem nossos corpos e movem novas ações na direção de um projeto educacional mais significativo, bem como descobrindo pela educação que somos capazes de acolher, nas tendas, a ternura e a energia, a interioridade e a exterioridade, a singularidade e a diversidade.Palavras-chave: Educação. Mística. Tendas. Caminhos.A realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas são entendidas como espaços privilegiados para vivenciar a pertença qualificada, a presença relacional e a participação cooperativa, e os caminhos são movimentos para contemplar a realidade, peregrinar da companhia do outro e encontrar o sentido como horizonte do caminho. Com base nessa relação dialógica, a educação é convidada a seguir caminhos que locomovem nossos corpos e movem novas ações na direção de um projeto educacional mais significativo, bem como descobrindo pela educação que somos capazes de acolher, nas tendas, a ternura e a energia, a interioridade e a exterioridade, a singularidade e a diversidade.Palavras-chave: Educação. Mística. Tendas. Caminhos. AbstractThe reality of the contemporary world is marked, in great part, by the fragility of personal options, by the speed of technological connections and by the superficiality of social relations. In this context there is education, which mediated by a diversity of pedagogic processes, looks to contribute to the personal formation and social transformation of the individual. In this educational process, the mystic as a qualified energy, can deepen the peculiarities that touch a life and the social experiences through which one passes. Here, we use as a support the tents and paths metaphor. The tents can be comprehended as privileged spaces in which to experience the membership qualified, the relational presence and the cooperative participation, and the paths are movements through which one may contemplate reality, wandering with the company of others and finding a path to the horizon. Based on this dialogic relationship, education is perceived as a tool by which to follow the ways in which our bodies move around and perform new actions in the direction of the most significant educational projects, as well as discovering through this education that we are able to welcome, in the tents, the gentleness and the energy, the interiority and the appearance, the peculiarity and the diversity.Key words: Education. Mystic. Tents. Ways.Editora PUC Minas2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p684en10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 10, n. 27, jul./set. 2012 - Dossiê: Místicas Religiosas e Seculares; 684-703HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 10, n. 27, jul./set. 2012 - Dossiê: Místicas Religiosas e Seculares; 684-7032175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporenghttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p684en/4326http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n27p684en/4801Síveres, LuizMenezes, Ana Luisa Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3188Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:48Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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