Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitun, Ricardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n22p493
Resumo: Procuramos mostrar neste breve artigo que o processo de secularização estudado por Max Weber, levou a religião a adaptar-se num ambiente de livre-escolha, conduzindo os sujeitos a uma escolha na qual o indivíduo, diante de inúmeras possibilidades e necessidades, é capaz de optar por aquela que melhor lhe servir. Apesar de a secularização ter perdido sua hegemonia, ela continua a suscitar calorosas discussões e inúmeros debates entre os pesquisadores do fenômeno religioso, particularmente sobre o pluralismo, as mudanças dos papéis sociais das organizações religiosas, a competição entre agências produtoras de sentido, as novas possibilidades de escolhas. Diante desse quadro, procuramos mostrar que o movimento neopentecostal oferece ao indivíduo inúmeras opções de bens religiosos, provocando com isso o trânsito religioso. Esse trânsito tem feito com que os líderes das igrejas neopentecostais, na tentativa de atrair novos adeptos, produzam com maior intensidade “novos” bens religiosos, assim como busquem fidelizar esses novos membros à sua igreja. Como resultado, percebemos dentro do campo religioso brasileiro uma intensa movimentação de fiéis, bens e igrejas produzindo e consumindo religião para o seu próprio deleite e consumo.Palavras-chave: Neopentecostalismo; Secularização; Trânsito Religioso.Abstract The purpose of this paper is to show that the process of secularization studied by Max Weber, led religion to adapt itself in an environment of free choice, leading subjects to a personal choice, where the individual, confronted by innumerous possibilities and necessities, can opt for the one that bests suits him. Although secularization has lost its hegemony, it keeps on inspiring discussions and debates among researchers of religious phenomena, particularly on pluralism, the changes on social roles of religious organizations, the competition among agencies producing meaning, the new possibilities of choices.Given the situation, we demonstrate that the neo-pentecostal offers the individual, various options of religious goods, generating what can be called “religious transit”. This flow of people has caused the leaders of the neo-Pentecostal churches, in search of new followers, to produce with greater intensity “new” religious goods in order to attract more people and make them faithful to their churches. As a result of that, we can perceive in the brazilian religious field an intense flow of believers, religious symbols and churches producing and consuming religion for their own pleasure and consumption.Key words: Pentecostalism; Secularisation; Religious Traffic.
id PUC_MINS-3_1cd4d185c846e2b115ba4f18b9ae9c06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2344
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493NeopentecostalismoSecularizaçãoTrânsito ReligiosoPentecostalismSecularisationReligious Traffic.Ciencias da Religião e TeologiaProcuramos mostrar neste breve artigo que o processo de secularização estudado por Max Weber, levou a religião a adaptar-se num ambiente de livre-escolha, conduzindo os sujeitos a uma escolha na qual o indivíduo, diante de inúmeras possibilidades e necessidades, é capaz de optar por aquela que melhor lhe servir. Apesar de a secularização ter perdido sua hegemonia, ela continua a suscitar calorosas discussões e inúmeros debates entre os pesquisadores do fenômeno religioso, particularmente sobre o pluralismo, as mudanças dos papéis sociais das organizações religiosas, a competição entre agências produtoras de sentido, as novas possibilidades de escolhas. Diante desse quadro, procuramos mostrar que o movimento neopentecostal oferece ao indivíduo inúmeras opções de bens religiosos, provocando com isso o trânsito religioso. Esse trânsito tem feito com que os líderes das igrejas neopentecostais, na tentativa de atrair novos adeptos, produzam com maior intensidade “novos” bens religiosos, assim como busquem fidelizar esses novos membros à sua igreja. Como resultado, percebemos dentro do campo religioso brasileiro uma intensa movimentação de fiéis, bens e igrejas produzindo e consumindo religião para o seu próprio deleite e consumo.Palavras-chave: Neopentecostalismo; Secularização; Trânsito Religioso.Abstract The purpose of this paper is to show that the process of secularization studied by Max Weber, led religion to adapt itself in an environment of free choice, leading subjects to a personal choice, where the individual, confronted by innumerous possibilities and necessities, can opt for the one that bests suits him. Although secularization has lost its hegemony, it keeps on inspiring discussions and debates among researchers of religious phenomena, particularly on pluralism, the changes on social roles of religious organizations, the competition among agencies producing meaning, the new possibilities of choices.Given the situation, we demonstrate that the neo-pentecostal offers the individual, various options of religious goods, generating what can be called “religious transit”. This flow of people has caused the leaders of the neo-Pentecostal churches, in search of new followers, to produce with greater intensity “new” religious goods in order to attract more people and make them faithful to their churches. As a result of that, we can perceive in the brazilian religious field an intense flow of believers, religious symbols and churches producing and consuming religion for their own pleasure and consumption.Key words: Pentecostalism; Secularisation; Religious Traffic.Editora PUC Minas2011-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n22p49310.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 9, n. 22 - jul./set. 2011- Dossiê: Pentecostalismo no Brasil; 493-503HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 9, n. 22 - jul./set. 2011- Dossiê: Pentecostalismo no Brasil; 493-5032175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n22p493/2908Bitun, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2344Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:38Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
title Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
spellingShingle Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
Bitun, Ricardo
Neopentecostalismo
Secularização
Trânsito Religioso
Pentecostalism
Secularisation
Religious Traffic.
Ciencias da Religião e Teologia
title_short Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
title_full Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
title_fullStr Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
title_full_unstemmed Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
title_sort Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
author Bitun, Ricardo
author_facet Bitun, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitun, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Neopentecostalismo
Secularização
Trânsito Religioso
Pentecostalism
Secularisation
Religious Traffic.
Ciencias da Religião e Teologia
topic Neopentecostalismo
Secularização
Trânsito Religioso
Pentecostalism
Secularisation
Religious Traffic.
Ciencias da Religião e Teologia
description Procuramos mostrar neste breve artigo que o processo de secularização estudado por Max Weber, levou a religião a adaptar-se num ambiente de livre-escolha, conduzindo os sujeitos a uma escolha na qual o indivíduo, diante de inúmeras possibilidades e necessidades, é capaz de optar por aquela que melhor lhe servir. Apesar de a secularização ter perdido sua hegemonia, ela continua a suscitar calorosas discussões e inúmeros debates entre os pesquisadores do fenômeno religioso, particularmente sobre o pluralismo, as mudanças dos papéis sociais das organizações religiosas, a competição entre agências produtoras de sentido, as novas possibilidades de escolhas. Diante desse quadro, procuramos mostrar que o movimento neopentecostal oferece ao indivíduo inúmeras opções de bens religiosos, provocando com isso o trânsito religioso. Esse trânsito tem feito com que os líderes das igrejas neopentecostais, na tentativa de atrair novos adeptos, produzam com maior intensidade “novos” bens religiosos, assim como busquem fidelizar esses novos membros à sua igreja. Como resultado, percebemos dentro do campo religioso brasileiro uma intensa movimentação de fiéis, bens e igrejas produzindo e consumindo religião para o seu próprio deleite e consumo.Palavras-chave: Neopentecostalismo; Secularização; Trânsito Religioso.Abstract The purpose of this paper is to show that the process of secularization studied by Max Weber, led religion to adapt itself in an environment of free choice, leading subjects to a personal choice, where the individual, confronted by innumerous possibilities and necessities, can opt for the one that bests suits him. Although secularization has lost its hegemony, it keeps on inspiring discussions and debates among researchers of religious phenomena, particularly on pluralism, the changes on social roles of religious organizations, the competition among agencies producing meaning, the new possibilities of choices.Given the situation, we demonstrate that the neo-pentecostal offers the individual, various options of religious goods, generating what can be called “religious transit”. This flow of people has caused the leaders of the neo-Pentecostal churches, in search of new followers, to produce with greater intensity “new” religious goods in order to attract more people and make them faithful to their churches. As a result of that, we can perceive in the brazilian religious field an intense flow of believers, religious symbols and churches producing and consuming religion for their own pleasure and consumption.Key words: Pentecostalism; Secularisation; Religious Traffic.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n22p493
10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n22p493
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n22p493/2908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 9, n. 22 - jul./set. 2011- Dossiê: Pentecostalismo no Brasil; 493-503
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 9, n. 22 - jul./set. 2011- Dossiê: Pentecostalismo no Brasil; 493-503
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124747818106880