Sobre anjos e folhas secas: em torno do Angelus Novus de Paul Klee
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/427 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma apresentação feita na IV Semana Didático-Cultural e I Congresso de Pesquisa e Extensão da UEMG – Campus Barbacena. O título deste evento eraHistória: Identidade e memória, e seu símbolo o quadro Angelus Novus de Paul Klee. Nosso objetivo era o de apresentar a relação entre o quadro e a temática do evento, para isso buscamos o apoio de três autores: Benjamin, dono do quadro, que demarcou a sua interpretação do Angelus Novus comparando-o com o Anjo da história; Scholem, herdeiro do mesmo após a morte de seu amigo Benjamin, autor de um poema sobre o quadro de Klee; e Kafka, escritor que sempre povoou o debate epistolar dos dois anteriores, e que, apesar de não ter tido contato com o quadro de Klee, descreve o cenário em que é possível a sua produção. Por fim reavaliamos o quadro a partir do humor judaico que unifica a estes três autores, afim de redimensionar o valor de alerta representado pelo semblante aterrorizado do anjo de Klee. Nesta versão escrita a seqüência dos argumentos foi mantida, mas o texto foi substancialmente alterado para se adaptar ao novo veículo de divulgação. |
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Sobre anjos e folhas secas: em torno do Angelus Novus de Paul KleeAngelus NovusWalter BenjaminGershom ScholemFranz KafkaHumorEste trabalho foi desenvolvido a partir de uma apresentação feita na IV Semana Didático-Cultural e I Congresso de Pesquisa e Extensão da UEMG – Campus Barbacena. O título deste evento eraHistória: Identidade e memória, e seu símbolo o quadro Angelus Novus de Paul Klee. Nosso objetivo era o de apresentar a relação entre o quadro e a temática do evento, para isso buscamos o apoio de três autores: Benjamin, dono do quadro, que demarcou a sua interpretação do Angelus Novus comparando-o com o Anjo da história; Scholem, herdeiro do mesmo após a morte de seu amigo Benjamin, autor de um poema sobre o quadro de Klee; e Kafka, escritor que sempre povoou o debate epistolar dos dois anteriores, e que, apesar de não ter tido contato com o quadro de Klee, descreve o cenário em que é possível a sua produção. Por fim reavaliamos o quadro a partir do humor judaico que unifica a estes três autores, afim de redimensionar o valor de alerta representado pelo semblante aterrorizado do anjo de Klee. Nesta versão escrita a seqüência dos argumentos foi mantida, mas o texto foi substancialmente alterado para se adaptar ao novo veículo de divulgação.Editora PUC Minas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/427HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 7, Nº. 13 – dez. 2008; 127-141HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 7, Nº. 13 – dez. 2008; 127-1412175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/427/837Baptista, Mauro Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T15:59:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/427Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-12T15:59:27Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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