Os sem religião nos censos brasileiros: sinal de uma crise do pertencimento institucional (The without religion in Brazilian census: sign of a crisis of affiliation) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1130

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Denise dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n28p1130
Resumo: Este artigo apresenta a evolução e a consolidação da categoria de pessoas que se declaram sem religião nos recenseamentos brasileiros desde a década de 1960.  Embora este grupo tenha sido apresentado como se fosse homogêneo, os resultados de nossa pesquisa revelaram um grupo claramente heterogêneo, composto por tipos diferenciados de indivíduos e atitudes: daqueles aparentemente secularizados àqueles que misturam diferentes modelos de religiosidade, reproduzindo algumas das principais tendências dos tempos atuais, movidos por uma intensa reflexividade que desafia os dogmas e pela reivindicação da liberdade de fé e expressão. Além disso, a categoria dos sem religião marca a divisão entre as pessoas que se identificam co um grupo religioso daquelas que mantêm a distância das instituições religiosas tradicionais. Assim, aproximar-se ou afastar-se do transcendente torna-se uma questão de foro íntimo, cuja decisão cabe a cada individuo na sua intimidade, o que indica uma crise contemporânea da afiliação estimulada peã reavaliação dos laços tradicionais.Palavras-chave: Sem religião. Recenseamentos. Desinstitucionalização.  Crise do Pertencimento. Destradicionalização.  AbstractThis article presents the evolution and the consolidation of the category of people that declare themselves “without religion”  in  Brazilian census since the 1960s. Although this group has been presented as it was homogeneous, the results of our survey revealed a visibly heterogeneous group, composed by different types of individuals and attitudes: from those groups apparently secularized to those who mix up several models of religiosity, reproducing some of the major tendencies of the present time, moved by an intense reflexivity that challenges dogmas and also moved by the claiming of liberty of faith and expression.  Moreover, the category of people of without religion marks the division between people identified as a religious group from those that keep distance from the traditional institutions.  Thus, getting closer or moving away from the transcendent becomes a matter of private choice, a decision of each individual in its intimacy which indicates a contemporary crisis of affiliation stimulated by the revaluation of the tradition ties.Key words: Without religion. Censuses. Deinstitutionalization. Detraditionalization. Crisis of belonging. 
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