El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
Resumo: | O artigo introduz a questão da relação entre a Igreja hierárquica e a mulher, afirmando que, desde seus começos, o cristianismo teve dificuldades para compreender o comportamento de Jesus para com as mulheres. Destaca alguns sinais do surgimento, no século XX, de uma nova consciência feminina, caracterizada pela emergência do “pensamento autônomo”. Em contraposição às mudanças do universo feminino e referindo-se ao “desconhecimento da mulher” que caracterizou o Vaticano II, o artigo refere-se à dificuldade da Igreja em identificar a ideologia heterônoma que a caracteriza. “Há sempre um outro que manda”: o rei, o senhor, o homem, o pai – sobre o que se constrói a figura de um Deus poderoso e distante. Para corroborar a dificuldade de passar do pensamento heterônomo ao pensamento autônomo, particularmente para os bispos – e seguindo a teóloga Ivone Gebara – a reflexão toma como objeto paradigmático de leitura as falas do Arcebispo de Recife frente ao caso da menina estuprada pelo padrasto, ocorrido em 2009. Conclui: Os textos mais inovadores do Vaticano II não conseguiram romper com a imagem de heteronomia herdada do passado. Hoje não existe caminho para a Igreja fora do diálogo com a modernidade, o que implica, em primeiro lugar, uma atitude autocrítica.Palavras-chave: Igreja hierárquica. Vaticano II. Mulher. AbstractThis article introduces the question of the relationship between the Church hierarchy and the women, arguing that since its beginnings, Christianity struggled to understand the attitude of Jesus toward women. It highlights some signs of the emergence in the twentieth century, of a new feminine consciousness, characterized by the emergence of an "autonomous thinking." In contrast to the changing world of women and referring to the “unknown woman” that characterized the Vatican II, this article refers to the difficulty to indentify the heteronomous ideology that characterizes the Church. "There's always another that gives orders" the king, the lord, the man, the father – under which the figure of a mighty and distant God is built on. To corroborate the difficulty to pass from an autonomous thought to a heteronomous thinking, particularly for the bishops - and following the theologian Ivone Gebara – this article analyzes the speeches of the Archbishop of Recife concerning the case of the girl raped by her stepfather, held in 2009. In conclusion: The most innovative texts of Vatican II were not able to break with the image of heteronomy from the past. Today there is no way for the Church out of the dialogue with modernity, which implies, first, a self-critical attitude.Keywords: Hierarchical Church. Vatican II. Women- DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
id |
PUC_MINS-3_3fe37807e88ac8487afaa446e99240a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-3 |
network_name_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository_id_str |
|
spelling |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280Igreja Católica. Vaticano II. Hierarquia. MulherO artigo introduz a questão da relação entre a Igreja hierárquica e a mulher, afirmando que, desde seus começos, o cristianismo teve dificuldades para compreender o comportamento de Jesus para com as mulheres. Destaca alguns sinais do surgimento, no século XX, de uma nova consciência feminina, caracterizada pela emergência do “pensamento autônomo”. Em contraposição às mudanças do universo feminino e referindo-se ao “desconhecimento da mulher” que caracterizou o Vaticano II, o artigo refere-se à dificuldade da Igreja em identificar a ideologia heterônoma que a caracteriza. “Há sempre um outro que manda”: o rei, o senhor, o homem, o pai – sobre o que se constrói a figura de um Deus poderoso e distante. Para corroborar a dificuldade de passar do pensamento heterônomo ao pensamento autônomo, particularmente para os bispos – e seguindo a teóloga Ivone Gebara – a reflexão toma como objeto paradigmático de leitura as falas do Arcebispo de Recife frente ao caso da menina estuprada pelo padrasto, ocorrido em 2009. Conclui: Os textos mais inovadores do Vaticano II não conseguiram romper com a imagem de heteronomia herdada do passado. Hoje não existe caminho para a Igreja fora do diálogo com a modernidade, o que implica, em primeiro lugar, uma atitude autocrítica.Palavras-chave: Igreja hierárquica. Vaticano II. Mulher. AbstractThis article introduces the question of the relationship between the Church hierarchy and the women, arguing that since its beginnings, Christianity struggled to understand the attitude of Jesus toward women. It highlights some signs of the emergence in the twentieth century, of a new feminine consciousness, characterized by the emergence of an "autonomous thinking." In contrast to the changing world of women and referring to the “unknown woman” that characterized the Vatican II, this article refers to the difficulty to indentify the heteronomous ideology that characterizes the Church. "There's always another that gives orders" the king, the lord, the man, the father – under which the figure of a mighty and distant God is built on. To corroborate the difficulty to pass from an autonomous thought to a heteronomous thinking, particularly for the bishops - and following the theologian Ivone Gebara – this article analyzes the speeches of the Archbishop of Recife concerning the case of the girl raped by her stepfather, held in 2009. In conclusion: The most innovative texts of Vatican II were not able to break with the image of heteronomy from the past. Today there is no way for the Church out of the dialogue with modernity, which implies, first, a self-critical attitude.Keywords: Hierarchical Church. Vatican II. Women- DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280Editora PUC Minas2012-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n24p128010.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 9, n. 24 (Especial) - dez. 2011 - Dossiê: Concílio Vaticano II: 50 anos; 1280-1289HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 9, n. 24 (Especial) - dez. 2011 - Dossiê: Concílio Vaticano II: 50 anos; 1280-12892175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n24p1280/3468Hoornaert, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:48Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
title |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
spellingShingle |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 Hoornaert, Eduardo Igreja Católica. Vaticano II. Hierarquia. Mulher |
title_short |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
title_full |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
title_fullStr |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
title_full_unstemmed |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
title_sort |
El Vaticano II y la mujer: ¿es posible un diálogo? (Vatican II and the woman: is it possible the dialogue?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
author |
Hoornaert, Eduardo |
author_facet |
Hoornaert, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoornaert, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja Católica. Vaticano II. Hierarquia. Mulher |
topic |
Igreja Católica. Vaticano II. Hierarquia. Mulher |
description |
O artigo introduz a questão da relação entre a Igreja hierárquica e a mulher, afirmando que, desde seus começos, o cristianismo teve dificuldades para compreender o comportamento de Jesus para com as mulheres. Destaca alguns sinais do surgimento, no século XX, de uma nova consciência feminina, caracterizada pela emergência do “pensamento autônomo”. Em contraposição às mudanças do universo feminino e referindo-se ao “desconhecimento da mulher” que caracterizou o Vaticano II, o artigo refere-se à dificuldade da Igreja em identificar a ideologia heterônoma que a caracteriza. “Há sempre um outro que manda”: o rei, o senhor, o homem, o pai – sobre o que se constrói a figura de um Deus poderoso e distante. Para corroborar a dificuldade de passar do pensamento heterônomo ao pensamento autônomo, particularmente para os bispos – e seguindo a teóloga Ivone Gebara – a reflexão toma como objeto paradigmático de leitura as falas do Arcebispo de Recife frente ao caso da menina estuprada pelo padrasto, ocorrido em 2009. Conclui: Os textos mais inovadores do Vaticano II não conseguiram romper com a imagem de heteronomia herdada do passado. Hoje não existe caminho para a Igreja fora do diálogo com a modernidade, o que implica, em primeiro lugar, uma atitude autocrítica.Palavras-chave: Igreja hierárquica. Vaticano II. Mulher. AbstractThis article introduces the question of the relationship between the Church hierarchy and the women, arguing that since its beginnings, Christianity struggled to understand the attitude of Jesus toward women. It highlights some signs of the emergence in the twentieth century, of a new feminine consciousness, characterized by the emergence of an "autonomous thinking." In contrast to the changing world of women and referring to the “unknown woman” that characterized the Vatican II, this article refers to the difficulty to indentify the heteronomous ideology that characterizes the Church. "There's always another that gives orders" the king, the lord, the man, the father – under which the figure of a mighty and distant God is built on. To corroborate the difficulty to pass from an autonomous thought to a heteronomous thinking, particularly for the bishops - and following the theologian Ivone Gebara – this article analyzes the speeches of the Archbishop of Recife concerning the case of the girl raped by her stepfather, held in 2009. In conclusion: The most innovative texts of Vatican II were not able to break with the image of heteronomy from the past. Today there is no way for the Church out of the dialogue with modernity, which implies, first, a self-critical attitude.Keywords: Hierarchical Church. Vatican II. Women- DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n24p1280 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n24p1280/3468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 9, n. 24 (Especial) - dez. 2011 - Dossiê: Concílio Vaticano II: 50 anos; 1280-1289 HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 9, n. 24 (Especial) - dez. 2011 - Dossiê: Concílio Vaticano II: 50 anos; 1280-1289 2175-5841 reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
collection |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizonte.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799124748245925888 |