Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amparo, Flávia Vieira da Silva do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n25p75
Resumo: A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de suas relações com o profético. Tanto na pintura dos afrescos da Capela Sistina, quanto na escrita de seus poemas, Michelangelo nos revela a luta do artista para atribuir à obra sentidos transcendentais, transformando a Arte em revelação divina, que exige uma interpretação dos seus leitores. Seguindo essa ideia, o gênio italiano passa a unir figuras pagãs e cristãs, como sibilas greco-romanas e profetas judaico-cristãos, para reler o passado, interpretar o presente e prenunciar o futuro.Palavras-chave: Poesia; Profético; Michelangelo; Auerbach. AbstractPoetry, in its broadest sense, emerges as a starting point for all knowledge about man and the world. The poet is not only an artist that writes verses, but one who seeks to intercede between the human and the divine. This article aims at studying the poetry and art of Michelangelo Buonarroti taking the concept of "Figure", as defined in the work of Auerbach, and analyzing the poetic work of the Italian artist and how it relates to prophetic themes. Both in the painting of the frescoes of the Sistine Chapel and in his poems, Michelangelo reveals the battle of the artist to assign a sense of transcendence, transforming Art in a divine revelation, which will require an interpretation of their readers. Grounded on this idea, the Italian genius blends Christian and pagan figures, such as Greco-Romans Sybils and Judeo-Christian prophets, to reread the past, interpret the present and foreshadow the future.Keywords: Poetry; Prophetic; Michelangelo; Auerbach.- DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
id PUC_MINS-3_54599656ef52c05f6f3c71a67823d1d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2399
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75PoesiaProféticoMichelangeloAuerbachPoetryPropheticLiteratura e ReligiãoA poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de suas relações com o profético. Tanto na pintura dos afrescos da Capela Sistina, quanto na escrita de seus poemas, Michelangelo nos revela a luta do artista para atribuir à obra sentidos transcendentais, transformando a Arte em revelação divina, que exige uma interpretação dos seus leitores. Seguindo essa ideia, o gênio italiano passa a unir figuras pagãs e cristãs, como sibilas greco-romanas e profetas judaico-cristãos, para reler o passado, interpretar o presente e prenunciar o futuro.Palavras-chave: Poesia; Profético; Michelangelo; Auerbach. AbstractPoetry, in its broadest sense, emerges as a starting point for all knowledge about man and the world. The poet is not only an artist that writes verses, but one who seeks to intercede between the human and the divine. This article aims at studying the poetry and art of Michelangelo Buonarroti taking the concept of "Figure", as defined in the work of Auerbach, and analyzing the poetic work of the Italian artist and how it relates to prophetic themes. Both in the painting of the frescoes of the Sistine Chapel and in his poems, Michelangelo reveals the battle of the artist to assign a sense of transcendence, transforming Art in a divine revelation, which will require an interpretation of their readers. Grounded on this idea, the Italian genius blends Christian and pagan figures, such as Greco-Romans Sybils and Judeo-Christian prophets, to reread the past, interpret the present and foreshadow the future.Keywords: Poetry; Prophetic; Michelangelo; Auerbach.- DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75Editora PUC Minas2012-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n25p7510.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 10, n. 25, jan./mar. 2012 - Dossiê: Religião e Literatura; 75-92HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 10, n. 25, jan./mar. 2012 - Dossiê: Religião e Literatura; 75-922175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n25p75/3538Amparo, Flávia Vieira da Silva doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2399Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:38Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
title Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
spellingShingle Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
Amparo, Flávia Vieira da Silva do
Poesia
Profético
Michelangelo
Auerbach
Poetry
Prophetic
Literatura e Religião
title_short Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
title_full Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
title_fullStr Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
title_full_unstemmed Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
title_sort Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
author Amparo, Flávia Vieira da Silva do
author_facet Amparo, Flávia Vieira da Silva do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amparo, Flávia Vieira da Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Profético
Michelangelo
Auerbach
Poetry
Prophetic
Literatura e Religião
topic Poesia
Profético
Michelangelo
Auerbach
Poetry
Prophetic
Literatura e Religião
description A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de suas relações com o profético. Tanto na pintura dos afrescos da Capela Sistina, quanto na escrita de seus poemas, Michelangelo nos revela a luta do artista para atribuir à obra sentidos transcendentais, transformando a Arte em revelação divina, que exige uma interpretação dos seus leitores. Seguindo essa ideia, o gênio italiano passa a unir figuras pagãs e cristãs, como sibilas greco-romanas e profetas judaico-cristãos, para reler o passado, interpretar o presente e prenunciar o futuro.Palavras-chave: Poesia; Profético; Michelangelo; Auerbach. AbstractPoetry, in its broadest sense, emerges as a starting point for all knowledge about man and the world. The poet is not only an artist that writes verses, but one who seeks to intercede between the human and the divine. This article aims at studying the poetry and art of Michelangelo Buonarroti taking the concept of "Figure", as defined in the work of Auerbach, and analyzing the poetic work of the Italian artist and how it relates to prophetic themes. Both in the painting of the frescoes of the Sistine Chapel and in his poems, Michelangelo reveals the battle of the artist to assign a sense of transcendence, transforming Art in a divine revelation, which will require an interpretation of their readers. Grounded on this idea, the Italian genius blends Christian and pagan figures, such as Greco-Romans Sybils and Judeo-Christian prophets, to reread the past, interpret the present and foreshadow the future.Keywords: Poetry; Prophetic; Michelangelo; Auerbach.- DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n25p75
10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n25p75
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n25p75/3538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 10, n. 25, jan./mar. 2012 - Dossiê: Religião e Literatura; 75-92
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 10, n. 25, jan./mar. 2012 - Dossiê: Religião e Literatura; 75-92
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124747842224128