Evangelização, mídia e marketing: provocações ao debate
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p402 |
Resumo: | O artigo desenvolve uma reflexão acerca da relação entre evangelização, mídia e marketing, especialmente no âmbito católico. Na primeira parte, apresenta as seis dimensões da experiência religiosa cristã que fazem parte da evangelização: mística, rito, ética, cognitivo-sapiencial (intelectual), comunitária e missionária. Mostra que essas dimensões apresentam-se em concentração diversa nos vários agentes que atuam na mídia religiosa. Na segunda parte, servindo-se da contribuição das ciências da comunicação social e do marketing, delineia os conceitos básicos de mídia, mercado e marketing, desvelando a relação de autonomia e interdependência entre eles. Por fim, reflete sobre as possibilidades e os riscos da evangelização na mídia convencional e na mídia social. Denuncia os equívocos do catolicismo midiático, da redução da evangelização à venda de um produto religioso e de uma marca. Justifica a utilização da mídia para a difusão do evangelho, fundada em valores e em diálogo com as grandes questões humanas. |
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Evangelização, mídia e marketing: provocações ao debateEvangelization, media and marketing: provocation to debatecatholic churchmediareligious marketingevangelization.Igreja católicamídiamarketing religiosoevangelização.Teologia. Evangelização. MídiaO artigo desenvolve uma reflexão acerca da relação entre evangelização, mídia e marketing, especialmente no âmbito católico. Na primeira parte, apresenta as seis dimensões da experiência religiosa cristã que fazem parte da evangelização: mística, rito, ética, cognitivo-sapiencial (intelectual), comunitária e missionária. Mostra que essas dimensões apresentam-se em concentração diversa nos vários agentes que atuam na mídia religiosa. Na segunda parte, servindo-se da contribuição das ciências da comunicação social e do marketing, delineia os conceitos básicos de mídia, mercado e marketing, desvelando a relação de autonomia e interdependência entre eles. Por fim, reflete sobre as possibilidades e os riscos da evangelização na mídia convencional e na mídia social. Denuncia os equívocos do catolicismo midiático, da redução da evangelização à venda de um produto religioso e de uma marca. Justifica a utilização da mídia para a difusão do evangelho, fundada em valores e em diálogo com as grandes questões humanas.This article develops a reflection on the relationship between evangelization, media and marketing, especially in Catholic circles. In the first part, we present the six dimensions of Christian religious experience that are part of evangelization: mystical, ritual, ethics, Cognitive (intellectual), communal and missionary. The article also shows that these dimensions come in different concentration on multiple agents acting in religious media. In the second part, serving up the contribution of science of media and marketing, the article outlines the basic concepts of Media, market and marketing, revealing the relationship of autonomy and interdependence between them. Finally, the text reflects on the possibilities and risks of evangelization in the mainstream media as well as social media. It denounces the misconceptions of "media Catholicism," the reduction of evangelization to the sale of a religious product and a brand. It justifies the use of the media to spread the gospel, founded on values and on dialogue with the great human questions.Editora PUC Minas2014-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p40210.5752/P.2175-5841.2014v12n34p402HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 12, n. 34, abr./jun. 2014 - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia; 402-435HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 12, n. 34, abr./jun. 2014 - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia; 402-4352175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p402/6686Murad, Afonso Tadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:23:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7381Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:23:07Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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